quinta-feira, 4 de novembro de 2021

OUTUBRO TEVE O MENOR REGISTRO DE ÓBITOS POR COVID-19 NO ANO


Nesta edição do boletim IndCovid, os pesquisadores analisam as mortes por Covid-19 e o fim da pandemia. Segundo eles, abril de 2021 foi o mês com o maior registro de mortes por Covid-19. A partir de então, foi mensalmente observado uma constante queda de novos óbitos, associada à vacinação. Em 2021, a vacinação iniciou pela população idosa no fim de janeiro e a segunda dose com início em março e abril. A partir daí houve diminuição continuada na mortalidade geral, causada pela proteção vacinal da população idosa. 

“No último mês de outubro, observamos o menor registro de óbitos por Covid-19 de 2021 e um número menor do que julho de 2020. O avanço da vacinação e uso das máscaras é o caminho para acabar com a pandemia. Atualmente, podemos dizer que controlamos a situação, pois isso ocorre quando se evita o aumento de novos casos e se observa sua queda continuada. Mas, por ser uma nova epidemia, para concluir sobre seu fim devemos comparar seus números com os de outras viroses como a gripe”, afirmam. No último mês, foram registrados 1.035 óbitos em Minas Gerais, um número 11 vezes maior do que a média mensal de mortes por gripe no Brasil todo em 2019.

Taxa de incidência diária volta a diminuir: na penúltima semana epidemiológica, todas as 14 regiões do estado apresentaram crescimento da taxa de incidência; na última semana, o estado e 11 das 14 regiões voltaram a registrar diminuição.

Situação da pandemia em Minas Gerais (tendências de média móvel em 01/11). Casos: Minas Gerais iniciou a semana com diminuição na tendência de novos casos. Houve crescimento na Centro Sul, Jequitinhonha e Triângulo Sul, a média diária do estado na semana ficou em 1.054. Internações: Minas Gerais iniciou a semana com diminuição, a média móvel registrada foi de 186 na semana anterior para 58. As regiões Jequitinhonha e Nordeste apresentaram crescimento. Vale do Aço foi de crescimento para estabilidade. As demais regiões apresentaram queda. Óbitos: a tendência de novos óbitos permaneceu estável. Resultado do crescimento nas regiões Centro, Jequitinhonha e Vale do Aço, estabilidade nas regiões Noroeste e Sudeste e queda nas demais. A média diária na semana ficou em 27.

Situação da pandemia no sul de Minas Gerais (tendências de média móvel em 01/11). Casos: a região Sul iniciou a semana com estabilidade. Resultado da tendência de crescimento da incidência nas regionais de Alfenas e Pouso Alegre combinada com diminuição nas regionais de Passos e Varginha. Média móvel de novos casos ficou em 138. Internações: o Sul de Minas voltou a apresentar tendência de queda em todas as regionais de saúde, com a média diária semanal de 6. Óbitos: a região Sul permaneceu em queda, mas com diferenças entre regionais de saúde. A regional de Passos e Alfenas com diminuição, a de Varginha com crescimento e a de Pouso Alegre com estabilidade. A média móvel de novos óbitos permaneceu em 3.

Situação da pandemia nos 10 municípios sul-mineiros mais populosos (tendências de média móvel em 01/11). Casos: a semana iniciou com tendência de crescimento em Poços de Caldas, Pouso Alegre, Itajubá, Alfenas e São Sebastião do Paraíso; estabilidade em Varginha, Passos e Lavras. Três Corações e Três Pontas foram os únicos a apresentarem diminuição. Internações: Três Corações e São Sebastião do Paraíso apresentaram crescimento; Poços de Caldas e Passos estabilidade; os demais diminuição. Óbitos: apenas Pouso Alegre apresentou tendência de estabilidade, os demais municípios apresentaram tendência de queda. 


Acesse todas as edições do boletim: https://www.unifal-mg.edu.br/portal/indicadores-covid-19/

Nenhum comentário: