Pular para o conteúdo principal

PROJETO DA UNIFAL-MG APROVADO PELO INSTITUTO ALCOA VAI PROMOVER CIÊNCIA NO ENSINO FUNDAMENTAL

“Festival Mais Ciência, Por Favor!”  prevê competições científicas, ao longo de 2022, em escolas de Poços de Caldas, Andradas, Divinolândia e Caldas

A Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG), com apoio do Instituto Alcoa, vai desenvolver um projeto de educação científica com turmas de ensino fundamental II de Poços de Caldas, Andradas, Divinolândia e Caldas, em 2022. 

O “Festival Mais Ciência, Por Favor!” vai apoiar as escolas públicas selecionadas para que alunos se aproximem da ciência e construam experimentos para apresentação ao final do ano. O projeto visa compartilhar informações sobre método científico e conta com o apoio do campus de Poços de Caldas e da Pró-Reitoria de Extensão da UNIFAL-MG.

Cada uma das escolas selecionadas terá uma equipe de 7 alunos, seguindo critérios de equidade de gênero, sob coordenação de um professor da mesma instituição. “Será aprendido, por exemplo, como testar uma hipótese para gerar conhecimento. No fim, haverá um concurso composto por pesquisadores, para definir a melhor apresentação, e serão escolhidas as 3 melhores escolas. A equipe número 1 receberá um tablet, para cada integrante, como prêmio”, explicou o coordenador do projeto, professor Fernando Gardim, do Instituto de Ciência e Tecnologia, do Campus Poços de Caldas, da UNIFAL-MG.

Durante todo o ano, o projeto vai construir a base e confecção de experimentos de ciência de forma lúdica. Para a apresentação, a UNIFAL-MG estará aberta para o público local interagir com os experimentos, assistir às demonstrações e ter um contato mais próximo com o que é produzido na Universidade. “Precisamos ensinar o que é ciência, e como a tratamos e lidamos com ela. Sem isso, não podemos esperar que as pessoas respondam adequadamente aos fatos. Esse festival vem para isto: mostrar o que é ciência e quão encantadora ela é”, salientou o professor Fernando Gardim.

O início das atividades está previsto para fevereiro de 2022, após chamada pública, em dezembro, para os discentes da UNIFAL-MG participarem do Festival. 

“A ideia é que funcione como um projeto a parte nas escolas, ocorrendo de uma a duas vezes por semana. Nós daremos um treinamento para os professores sobre educação e metodologia científica e acompanharemos as atividades. A ideia é fazer uma pesquisa sobre o assunto (revisão bibliográfica). Depois, a equipe de cada escola discute o problema (hipótese), faz uma predição do que pode ocorrer, e então vê se a predição está de acordo com o experimento”, explicou. 

No total, o projeto contará com a atuação dos coordenadores, professor Fernando Gardim e professora Ana Cláudia Mendes de Seixas, do Instituto de Ciência e Tecnologia, como coordenadora adjunta, professores, servidores técnico-administrativos e discentes.

“Para completar, gostaria de citar duas máximas que ajudam a entender este Festival: ‘Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção’ (Paulo Freire) e ‘O brincar é a mais alta forma de pesquisa’ (Albert Einstein). É dever da Universidade transferir informações de qualidade e com respaldo científico para a sociedade”, finalizou professora Fernando Gardim.

As escolas selecionadas foram E. M. Wilson Hedy Molinari, E.M. Prof. Júlio Bonazzi, E.M. Maria Ovídia Junqueira e E.M. Prof. Antônio Sérgio Teixeira, em Poços de Caldas; E. E. Souza Novais e E. E. Vicente Landi Júnior, em Caldas; EMEB Prof. Germinal Ferreira e E.M. Euclides Cunha, em Divinolândia; e E.E. Professor Edmundo Vieira e E.E Coronel João Mosconi, em Andradas.

O Instituto Alcoa, fundado em 1990, no Brasil, é um instituto empresarial sem fins lucrativos que tem o propósito de transformar coletivamente os territórios em que está presente – Poços de Caldas, em Minas Gerais; São Luís, no Maranhão; e Juruti, no Pará, a fim de torná-los mais inclusivos e menos desiguais. Para isso, o Instituto promove iniciativas em Educação e Geração de Trabalho e Renda. O resultado oficial do financiamento do projeto foi dado dia 10/09.

A página oficial do projeto “Festival Mais Ciência, Por Favor!” está em construção.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

PREFEITO SANCIONA LEI DO SILÊNCIO EM LAVRAS

Até gritos de pessoas e barulhos de animais serão enquadrados como perturbação do sossego Lei sancionada por Cherem passa a vigorar a partir do dia 15 de março O prefeito de Lavras, no Sul de Minas, José Cherem (PSD), sancionou a Lei nº 4393, que dispõe sobre a perturbação do sossego.  A nova legislação é fruto do Projeto de Lei (PL) nº 4.393, de autoria dos vereadores Coronel Claret (PSD) e Marcos Possato (PSDC) e recebeu emendas da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara local. O PL 06/2017 foi protocolado no dia 19 de janeiro deste ano na Câmara Municipal e teve tramitação rápida devido ao forte lobby de um pequeno grupo de moradores de classe média alta de uma região da cidade, interessados diretamente na rotina de um grupo de repúblicas. Já no dia 30 de janeiro o projeto foi votado por unanimidade pelos parlamentares lavrenses. De uma pequena parcela interessada em sua aprovação, agora sancionado o projeto passa a afetar toda a sociedade lavrense. A ...

NOTA À IMPRENSA

A Cemig informa que os desligamentos de curta duração (piques de energia) percebidos em Ribeirão Vermelho e em alguns bairros de Lavras na noite desta terça-feira (22), foram decorrentes de manobras operativas para remanejamento temporário de cargas entre circuitos, devido a uma intervenção emergencial na rede de energia que abastece parte da cidade. Os piques de energia também aconteceram após a conclusão dos serviços, durante as manobras para retornar o sistema elétrico à sua configuração original. A companhia esclarece que, embora os piques de energia causem incômodo, foram imprescindíveis para evitar uma interrupção do fornecimento de energia de maior duração, que traria mais prejuízos à população. A Cemig destaca que estão previstos investimentos na modernização da subestação de energia instalada na cidade de Lavras. As obras, que serão iniciadas na próxima semana, trarão ganhos significativos à melhoria do sistema elétrico na região.