quinta-feira, 13 de janeiro de 2022

INFLAÇÃO GERAL EM VARGINHA SUBIU 0,81% NO MÊS DE DEZEMBRO


A inflação geral na cidade de Varginha, no Sul de Minas, mensurada pelo Departamento de Pesquisa do Grupo Unis através do IMPC (Índice Municipal de Preços ao Consumidor), apresentou alta de 0,81% no mês de dezembro comparada com o mês anterior. Desde o início da pesquisa em julho de 2021 o indicador já acumula alta de 5,80%.

O IMPC-Unis é composto por cinco grupos de gastos, sendo eles: Alimentação; Habitação; Transporte; Educação e Comunicação. Esses grupos são divididos em 11 subgrupos, compostos por 44 itens e totalizando 503 preços coletados entre diferentes tipos, marcas e locais na cidade.

Pelo segundo mês consecutivo, o grupo que apresentou a maior alta geral foi comunicação (6,75%). Isso ocorreu devido aos reajustes dos planos básicos de internet e dos planos básicos de telefonia.

O grupo habitação teve alta de 1,69%. Neste grupo os destaques de alta foram o gás de cozinha e itens de higiene pessoal. Já os itens de limpeza em geral da residência apresentaram queda.

Após dois meses de queda, o grupo alimentação demonstrou no mês de dezembro aumento de 1,34%. Os destaques de alta foram batata, tomate e cebola. Os alimentos com maiores quedas nos preços médios foram carne de frango, alho e arroz.

Pela primeira vez desde o início da pesquisa, o grupo transporte mostrou queda de -2,48%. Os produtos com maiores diminuições nos seus preços médios foram etanol e a gasolina.

O grupo educação se manteve estável.

Desde o início da pesquisa em julho de 2021, já foram quatro altas e apenas uma queda no IMPC de Varginha refletindo assim o forte impacto da inflação no cotidiano das pessoas. No mês de dezembro somente o grupo transporte apresentou diminuição no indicador, já os grupos comunicação, habitação e alimentação apresentaram comportamento de alta. O destaque maior foi para o comportamento dos produtos hortifrutigranjeiros que se encontram no período da entressafra com menor oferta e forte alta nos preços médios. A diminuição nos preços dos combustíveis, mesmo que muito tênue em relação à forte alta ocorrida no ano de 2021, contribuiu para que o índice de inflação de Varginha não fosse ainda maior.

A pesquisa completa pode ser acessada clicando aqui.

Nenhum comentário: