quarta-feira, 26 de janeiro de 2022

LAVRAS É 1º LUGAR EM FINANÇAS EM MINAS NO RANKING DO CONSELHO FEDERAL DE ADMINISTRAÇÃO

Município também obteve a 1º colocação na categoria Transparência no Grupo 7 (municípios acima de 100 mil habitantes e com PIB Per Capita até R$ 28.636,00) do IGM-CFA no Estado. No ranking geral do grupo, cidade é a 3ª de Minas
Sede da Prefeitura de Lavras

O município de Lavras, no Sul de Minas, se destacou no Estado de Minas Gerais em gestão pública transparente. A fonte é o Diagnóstico Brasil, disponível no site do Conselho Federal de Administração (CFA), com informações apresentadas no Índice de Gestão Municipal do CFA (IGM-CFA), uma ferramenta que analisa as gestões municipais do país. Como uma das mais completas ferramentas de gestão pública do Brasil, o IGM-CFA cataloga informações de mais de cinco mil municípios brasileiros. 

Lavras, no Sul de Minas, é destaque em melhores práticas em Finanças no cenário estadual e nacional, obtendo a nota 8,44 no Grupo 7, formado por municípios acima de 100 mil habitantes e com Produto Interno Bruto (PIB) Per Capita até R$ 28.636,00. Está foi a melhor nota neste quesito em todo o Grupo 7 do IGM-CFA.

Além disso, Lavras também se destaca na categoria de Gestão do Grupo 7, obtendo nota 9,44 no quesito Transparência. A melhor nota para este grupo a nível de Minas, à frente de Ubá e Montes Claros. 

Além disso no ranking geral do Grupo 7, o município de Lavras obteve a 16º colocação nacional, com a 7,38 de pontuação geral, sendo está a 3ª melhor pontuação do Grupo 7 a nível estadual, ficando Lavras atrás apenas de Ubá e Montes Claros.

Avaliação por setores
Por setores avaliados, Lavras obteve a nota 8,44 em Finanças, 6,12 em Gestão e 7,60 em Desempenho. 

Já por categorias, o município também boas avaliações. Na categoria de Finanças, a cidade obteve nota 7,69 no setor Fiscal; 7,48 em Investimento Per Capita (Educação/Saúde); 8,57 em Equilíbrio Previdenciário e nota 10 em Custo do Legislativo. 

Na categoria de Gestão, a cidade obteve no setor Colaboradores nota 5,61; em Planejamento, nota 3,31 e em Transparência, nota 9,44. 

Na categoria de Desempenho, o município obteve nota 8,54 no setor Educação; 8,70 no setor Saúde; 8,69 no setor Saneamento e Meio Ambiente; 5,16 no setor Vulnerabilidade Social e 6,88 no setor Segurança.

Com base nos resultados das dimensões, é possível avaliar e ranquear a eficiência das gestões dos municípios, ao comparar realidades entre cidades com características semelhantes e até mesmo entre aquelas com realidades distintas.

Contribuição
O Índice CFA de Governança Municipal (IGM-CFA) desenvolvido pelo Conselho Federal de Administração, por meio da Câmara de Gestão Pública, é uma ferramenta que visa auxiliar gestores municipais a visualizar as necessidades e/ou boas práticas de sua região, priorizar políticas públicas, além de promover o debate sobre a importância da gestão municipal profissional.

A ferramenta consolida dados de mais de 5 mil municípios brasileiros e contribui diretamente com subsídios estatísticos para tomadas de decisão e promulgação de políticas públicas. Assim, permite ao gestor público mais embasamento para planejar a gestão municipal, executando as ações com mais segurança e transparência. 


Confira o ranking: https://igm.cfa.org.br/

Nenhum comentário: