Pular para o conteúdo principal

MERCADO DE CERVEJA ARTESANAL É TEMA DE DIVERSAS PESQUISAS NA UFLA

Núcleo de Estudos em Cerveja Artesanal estuda desde o levantamento do perfil do consumidor de cervejas artesanais na região até o aproveitamento energético dos resíduos gerados no processo produtivo da bebida

O mercado da cerveja artesanal tem crescido exponencialmente no Brasil. De acordo com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), o número de cervejarias artesanais saltou de 70 para quase 900 nos últimos anos, que geram um faturamento de cerca de 2,4 bilhões de reais. Segundo a Associação Brasileira de Cerveja Artesanal (Abracerva), Minas Gerais é o terceiro estado com maior concentração de cervejarias independentes no Brasil.

Na Universidade Federal de Lavras (UFLA), o Núcleo de Estudos em Cerveja Artesanal (NucBeer) desenvolve projetos que buscam estudar e conhecer melhor as diversas etapas do processo produtivo das cervejas artesanais, desde suas matérias-primas, passando pelo modo de produção, desenvolvimento de novos produtos e melhor aproveitamento dos resíduos. 

“Apesar de o Núcleo ser recente, e o distanciamento social como medida de contenção à Covid-19 ter chegado logo na sequência de sua criação, em 2020, conseguimos iniciar alguns projetos importantes”, explica o professor Tiago José Pires de Oliveira, da Escola de Engenharia (EEng) e um dos coordenadores do NucBeer. 

Além de Tiago, o NucBeer conta com mais dois professores coordenadores, Natália Maira Braga Oliveira (EEng), e Márcio Pozzobon Pedroso, do Instituto de Ciências Naturais (ICN). Ao todo, são 18 integrantes, sendo 15 estudantes da graduação.

Entre os projetos do NucBeer está a realização de uma pesquisa de mercado traçando o perfil dos consumidores de cerveja artesanal de Lavras e região. Os dados levantados por meio dessa pesquisa auxiliam na tomada de decisão, com a produção de um relatório contendo informações relevantes acerca desse mercado consumidor. 

A pesquisa aponta dados relevantes como: 50% dos respondentes afirmam consumir cerveja de 1 a 2 vezes por semana e quase 90% escolhem a cerveja pelo sabor, com destaque para preferência pelo estilo Pilsen (67,8%), que são cervejas com menor amargor, mais claras e com leveza no paladar. 

No universo das cervejas artesanais, mais da metade dos consumidores consome esse tipo de produto há mais de dois anos. Quanto aos custos, a maioria dos participantes (65,6%) respondeu que pagaria, em uma garrafa de 600 ml, valores entre 8 e 12 reais (38,8%) e entre 12 e 15 reais (26,8%).

Outro estudo busca conhecer ainda melhor o setor, apontando perspectivas futuras para a indústria cervejeira. Os professores Tiago e Natália afirmam que o mercado continua em crescimento e são necessárias pesquisas que deem suporte às indústrias, servindo de base na tomada de decisões. 

De acordo com Natália, trata-se de um trabalho de conclusão de curso que tem realizado vasta revisão bibliográfica, com o objetivo de identificar o que já foi produzido de conhecimento acerca do processo de produção da cerveja, coletando dados relevantes sobre os aspectos econômicos e a produção, avaliando as principais tendências de pesquisa sobre o assunto. 

Além de bibliografias consagradas, estão sendo levantados dados disponibilizados por sindicatos, associações, órgãos públicos e pelas próprias cervejarias em seus espaços de comunicação oficial.

Outra pesquisa é feita com o bagaço de malte. Também conhecido como bagaço de cevada, polpa de cervejaria ou borra de cervejaria, o bagaço de malte é um dos principais resíduos úmidos provenientes do processo produtivo de cervejas, representando 85% do total de subprodutos gerados. O NucBeer busca, por meio de pesquisas, verificar a eficácia na produção de energia a partir desse resíduo, tornando o processo de produção mais sustentável. 

O objetivo é produzir um bio-óleo que pode ser beneficiado, sendo utilizado como biocombustível com potencial para ser usado em motores a combustão. Além do bio-óleo, a partir do bagaço é produzido o biocarvão, um sólido que pode ser usado como fonte de energia térmica e condicionador de solo na agricultura (produto que melhora a qualidade físico-química do solo ou a atividade biológica).

Um dos principais ingredientes das cervejas, o lúpulo é uma planta que confere, dentre outros aspectos, o aroma e o amargor característicos da bebida. As cervejas artesanais costumam conter ainda mais lúpulo, se comparadas às industrializadas. 

No entanto, um levantamento realizado pela Aprolúpulo aponta que, em 2019, o Brasil importou 3.600 mil toneladas de lúpulo. O cultivo ainda é tímido no país, com aproximadamente 40 hectares de área plantada, mas a professora Natália conta que o NucBeer vem tentando encontrar produtores nacionais a fim de incorporar o lúpulo brasileiro à cerveja produzida pelo núcleo. Posteriormente, o professor Márcio objetiva estudar os efeitos dos lúpulos nacionais nas propriedades físico-químicas das cervejas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

COMUNICADO AMG BRASIL

A AMG Brasil recebeu da Comissão Nacional de Energia Nuclear – CNEN, na tarde desta segunda-feira, dia 10/07, a informação da recuperação dos dois equipamentos medidores de polpa furtados no último mês de junho, da sua unidade operacional localizada em Nazareno e São Tiago (região do Campo das Vertentes/MG). Tais equipamentos foram localizados em um estabelecimento comercial que atua com revenda de sucata no estado de São Paulo. Os equipamentos localizados serão encaminhados à AMG Brasil de acordo com as orientações e diretrizes de manipulação e segurança determinadas pela CNEN. A AMG Brasil já comunicou o fato à Polícia Civil de Nazareno (MG). A AMG Brasil reforça que está sendo conduzida investigação interna independente a fim que sejam apurados os fatos que deram ensejo ao furto ocorrido, e sejam adotadas medidas de melhoria e mitigação de riscos em relação aos seus processos internos de controle. Conforme já esclarecido anteriormente, tais medidores de densidade de polpa são comume...

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho