quinta-feira, 17 de março de 2022

PESQUISADORES DO NUPEB/UFLA SÃO REFERÊNCIA NACIONAL PARA O ESTUDO DA COVID-19


Pela quarta vez, dois pesquisadores do Núcleo de Pesquisa Biomédica (Nupeb) da Universidade Federal de Lavras (UFLA), a professora do Departamento de Medicina da instituição Joziana Muniz de Paiva Barçante e o médico e servidor daquela instituição José Cherem (que defenderá sua tese de Mestrado no final do mês), foram destaques em matéria do jornal O Estado de S. Paulo, um dos mais importantes e antigos veículos de comunicação do país.

A matéria publicada nesta quarta-feira, dia 16, assinada pelos jornalistas Leon Ferrari e João Ker, foi publicada na editoria de Saúde do jornal sob o título "Países europeus veem nova alta de casos de Covid-19; China impõe lockdowns". A fala dos dois pesquisadores do Nupeb/UFLA fechou a matéria.

Panorama nacional
Para a pós-doutora em parasitologia e imunoparasitologia Joziana Barçante, do Núcleo de Pesquisa Biomédica e professora do Departamento de Medicina da Universidade Federal de Lavras (UFLA), falta vigilância genômica no Brasil para se ter certeza do que pode acontecer no País em relação à pandemia. “A nossa vigilância genômica é muito baixa, é muito fraca ainda, não conseguimos ter o panorama do que está circulando”, alerta.

O foco, agora, é em sequenciamento das amostras, incentivo da vacinação de reforço e orientação ao grupo de risco. “(Para) grupos de risco é precipitado falar em retirada de máscara. É um grupo que ainda precisa de um cuidado especial, sobretudo pelo fato de que a cobertura vacinal com a dose de reforço não é homogênea em todos os Estados”, afirma Joziana.

Para o médico José Cherem, é difícil comparar o Brasil à China, que possui outro tipo de postura política de combate à pandemia. “Ela (China) tem uma proposição de covid zero”, explica.

Nenhum comentário: