quinta-feira, 21 de abril de 2022

MOSTRA TIRADENTES PROMOVE AÇÃO PRESENCIAL PARA CELEBRAR 25 ANOS NA PRAÇA

De 27 de abril a 1o de maio, o público poderá desfrutar de uma programação intensa e gratuita, que inclui sessões de filmes e atrações artísticas em Tiradentes
Sessão da Mostra Praça | Sessão Popular no Cine Copasa na Praça

Os 25 anos da Mostra de Cinema de Tiradentes serão também celebrados na cidade de Tiradentes com programação especial para todas as idades. O cenário escolhido é o Largo das Forras - a praça principal, que receberá entre os dias 27 de abril e 1o de maio, de quarta a domingo, várias atrações gratuitas, como o cinema ao ar livre – o Cine Copasa na Praça –, a Praça da Turma do Pipoca, a Praça de Convivência e a Rádio CBMM.

"Queremos celebrar, com a cidade que sempre nos acolheu, os 25 anos da Mostra de Tiradentes com a oferta de uma programação popular que vai agradar a todas as idades, gerar integração com as escolas, proporcionar diversão e entretenimento e festejar o cinema brasileiro em conexão com as outras artes em cenário cinematográfico, além de reunir os parceiros e patrocinadores para agradecer a soma de esforços na viabilização do evento", destaca Raquel Hallak, Diretora da Universo Produção e Coordenadora Geral da Mostra Tiradentes.

A abertura oficial acontece no dia 27, com o Cine Copasa na Praça, às 20h, com as participações especiais dos artistas Josy.Anne, Marcelo Dai e Marcelo Veronez em performance audiovisual dirigida por Chico de Paula, e trilha sonora de Barulhista.

A programação é intensa e gratuita, e inclui ainda Sessões de Cinema, Mostrinha, Exposição, Rodas de Conversa, Teatro de Rua, Cortejo da Arte, Brincadeiras com presença dos personagens da Turma do Pipoca, Show de Mágica, Intervenções Artísticas e Circenses, Performance, Lançamento de Livro, Oficinas, Videoarte e Ações Interativas da Rádio CBMM.

Cinema para toda a família. É com esse propósito que a programação presencial da 25ª. Mostra Tiradentes reúne e exibe 17 filmes brasileiros - 5 longas e 12 curtas-metragens divididos em 8 sessões – sempre na Praça. Dentre elas, duas sessões serão direcionadas ao público infanto-juvenil – a Mostrinha, que contará com a presença dos personagens da Turma do Pipoca.

A curadoria desenhou uma programação para agradar ao público em geral. Em uma ação inédita na Mostra, as sessões de longas-metragens apresentam um quarteto de comédias brasileiras, um gênero com forte apelo popular e pouco representado em eventos audiovisuais nacionais. “O recorte do gênero comédia traz uma produção nem sempre contemplada nos festivais brasileiros. Esses filmes, geralmente, nem sequer passam à porta dos grandes festivais, incluindo aí àqueles abertos à produção mais robustamente comercial”, observa Francis Vogner dos Santos, curador de longas-metragens.

Na visão do curador, porém, a comédia é um gênero campeão de bilheterias, muito visto pelo grande público e, pouco, por gente de cinema. “Não é raro ouvirmos alguém dizer ‘as comédias’ como se fossem todas iguais, como se fossem laranjas idênticas no mesmo balaio. Não são, e precisam ser vistas nas diferenças, como também é preciso reconhecer os padrões e as suas estratégias”, acrescenta o curador.

SESSÕES DE LONGAS-METRAGENS
Serão exibidos cinco longas-metragens no decorrer da programação. A sessão de abertura acontece na quarta, dia 27 de abril, às 20h, e exibe a comédia “A Sogra Perfeita”, dirigida por Cris D’Amato e estrelada pela atriz e comediante Cacau Protásio. “Cacau Protásio é um grande talento, com um carisma raro. É uma comédia tradicional do cinema brasileiro, com piadas de duplo sentido, personagens suburbanos, um texto e uma prosódia ativados pelo imaginário de valores e expectativas contemporâneos”, destaca o curador Francis Vogner dos Reis. O ator protagonista Luis Navarro marca presença na abertura e, após a sessão do filme, participa de bate-papo com o público.

Na quinta-feira, dia 28 de abril, às 20h, a tela da praça muda de tom com a comédia romântica “Eduardo e Mônica”, recriação cinematográfica da música da banda Legião Urbana, dirigida por René Sampaio, com Alice Braga e Gabriel Leone nos papéis do casal-título. Após a sessão do filme, o diretor e a atriz Bruna Spínola participam de bate-papo com a plateia.

A seleção de longas ainda conta com dois filmes que trazem o comediante Edimilson Filho no elenco. O primeiro deles é “Cabras da Peste”, de Vitor Brandt, atuando ao lado de Matheus Nachtergaele, e será apresentado na sexta-feira, dia 29 de abril, às 21h. O outro, “Não Vamos Pagar Nada”, de João Fonseca, será exibido no sábado, dia 30 de abril, também às 21h – e o comediante contracena com a atriz Samantha Schmütz.

Já a criançada vai se divertir com a animação Tromba Trem – O Filme, direção de Zé Brandão que será exibida no dia 1o de maio, domingo, às 18h. O filme acompanha o divertido elefante Gajah depois que ele se torna uma celebridade da noite para o dia. E a Turma do Pipoca e o Palhaço Maizena participam da sessão que promete ser pura diversão.

SESSÕES DE CURTAS-METRAGENS
Os curtas também têm espaço cativo na programação do evento. Uma oportunidade de conhecer histórias diversificadas no formato de curta duração em sessões que pretendem reunir toda a família. Serão exibidos 12 títulos divididos em três sessões – Mostra Valores, Mostrinha e Curtas na Praça.

"Os curtas-metragens foram escolhidos também pelo desejo de proporcionar uma experiência de encontro com o público na praça, como uma celebração coletiva depois de dois anos sem a possibilidade de ver filmes juntos", conforme destaca a curadora Tatiana Carvalho Costa.

No sábado, dia 30 de abril, às 18h, tem Mostrinha para a criançada, revisitando títulos exibidos nas últimas quatro edições, com filmes educativos e lúdicos, de temas variados, para atender a demanda de todas as idades

Já no domingo, 1o de maio, a sessão Curtas está dividida em duas mostras. A Mostra Valores reúne três filmes focados em apresentar realizações de ações desenvolvidas por protagonistas e projetos que fazem a diferença nos locais onde atuam, sendo que dois integram o projeto da série Pessoas Transformam, promovido pela CBMM, e um curta foi realizado por agentes da cidade de Tiradentes.

Já a sessão Curtas na Praça começa com títulos que abordam experiências de infância com reflexões mais adensadas, e encerra-se com obras mais elaboradas. “Trazemos filmes que vão ao encontro do público, no sentido de dialogarem com um repertório mais amplo da cultura pop e do cinema tradicional ou televisivo, e com temas da atualidade. Tomamos cuidado para dar conta de entreter, divertir e provocar experiências nesse público”, comenta a curadora Tatiana.

ATRAÇÕES ARTÍSTICAS
O cinema em conexão com as outras artes. A Mostra Tiradentes tem por tradição oferecer uma série de atrações que destacam diversas linguagens e manifestações artísticas em diálogo com a programação de cinema. Neste sentido, ao longo de cinco dias de evento, a plateia vai poder curtir uma agenda diversificada, em parceria com o Sesc em Minas, que inclui música, teatro de rua, intervenções artísticas e circenses, exposição, videoarte, performance e lançamento de livro.

Logo, na abertura, dia 27 de abril, quarta, às 19h, o público será recepcionado na Praça pela Banda Ramalho, que também participa do Cortejo da Arte, no dia 30 de abril, sábado, a partir das 15h30, com saída da Igreja do Rosário rumo ao Largo das Forras. O Cortejo vai reunir ainda grupos da cidade de Tiradentes que serão guiados por Maurício Tizumba e o som do Tambor Mineiro.

A programação inclui a presença dos personagens da Turma do Pipoca e a intervenção circense com o Palhaço Maizena, que atuam nos dias 29 e 30 de abril, sábado e domingo, às 10h30 e 17h30, abrindo as atividades da Praça, no Cortejo e nas duas sessões da Mostrinha, e levando a arte circense para dialogar com o cinema.

A palhaçaria do grupo Minha Companhia, com as composições autorais de Maria Tereza Costa e Janaina Morse como Tecla e Brisa em "Showzaças"; a intervenção urbana “Parquear Bando”, realizada pela Dança Multiplex, que utiliza bambus como um dispositivo para a desaceleração, equilíbrio e composição coreográfica; o teatro de rua “Aquarela, um show cênico do grupo Maria Cutia”; e o espetáculo do Rubinho do Vale "Cantoria de ser criança" são atrações que acontecem nos dias 28 de abril a 1o de maio, sempre às 11h, 15h e 17h, evidenciando a arte como motor de transformação e celebrando a potência das linguagens artísticas com a participação do público.

Para o encerramento da ação presencial da 25a Mostra Tiradentes, teremos a intervenção artística “Naquele Bairro Encantado – Episódio II: Ensaio para uma serenata”, do grupo Teatro Público, no domingo, dia 1o de maio, às 21h30, saindo do Cine-Praça com um grupo de velhos mascarados que oferecem suas canções antigas nas casas por onde passam.

Durante os cinco dias, o público poderá conferir ainda a exposição “Mostra Tiradentes 25 anos”, em painéis fotográficos que contam um quarto de século de história da mostra, instalados no Largo das Forras. Entre as novidades desta ação, está também a Rádio CBMM, que ocupa a praça com uma programação para o público interagir, com participação especial do apresentador Elias Santos.

Toda programação é oferecida gratuitamente ao público.

Nenhum comentário: