quinta-feira, 9 de junho de 2022

COVID-19: TODAS AS REGIONAIS DE SAÚDE DO SUL DE MINAS APRESENTAM CRESCIMENTO DE NOVOS CASOS


Nesta edição, os pesquisadores registram que o alto ritmo de contágio por tempo prolongado em população parcialmente vacinada e com reinfecções tem produzido e facilitado a circulação de variantes do SARS-CoV-2 mais transmissíveis e resistentes à vacina. No Brasil e em Minas Gerais, essa circunstância criada pelo precoce afrouxamento no uso das máscaras e vacinação tem facilitado o espalhamento da subvariante BA.2 da ômicron, consolidando a nova onda de covid-19. Atualmente para controlar a pandemia é necessário somar a aceleração da vacinação e o uso de máscaras. Do contrário, mesmo com menor proporção de casos graves, poderemos ameaçar a capacidade hospitalar por manter por longo tempo o alto nível do contágio devido a atual e crescente possibilidade de reinfecções e resistência viral à vacina.

Panorama = Minas Gerais iniciou a semana (segunda-feira, 06/06) com tendência de crescimento da média móvel de novos casos. Na última semana epidemiológica (29 a 04/06/2022), a taxa de incidência diária semanal (novos casos por dia por 100.000 habitantes na semana) aumentou em 13 das 14 regiões. O menor valor foi o da região Leste (-0,7) e o maior o da Triângulo Sul (77,0). Para o estado o indicador foi de 12,9 para 21,7.

Situação epidêmica da covid-19 em Minas Gerais (tendência da média móvel de 7 dias – mm7d – em 06/06) = Novos casos: crescimento diário há cinco semanas. Crescimento nas regiões: Centro, Centro Sul, Jequitinhonha, Leste Sul, Noroeste, Norte, Oeste, Sudeste, Sul, Triângulo Norte e Vale do Aço; estabilidade na região Triângulo Sul; e queda apenas nas regiões Leste e Nordeste. O valor da mm7d ficou em 5.124 (anterior = 3.272). Novas internações: continuam sem atualização pela SES-MG. Novos óbitos: estabilidade, a mm7d ficou em 4 (anterior = 11). Crescimento nas regiões Sul, Triângulo Norte e Triângulo Sul; aumento na Norte e Oeste; e as demais com queda.

Situação epidêmica da covid-19 no Sul de Minas (tendência da média móvel de 7 dias – mm7d – em 06/06) = Novos casos: crescimento em todas as regionais de saúde há 39 dias na região. A mm7d foi de 1.849 (anterior = 1.025). Novas internações: sem atualização pela SES-MG. Novos óbitos: tendência de crescimento. Apenas a regional de Alfenas com queda e estabilidade na de Pouso Alegre; crescimento nas de Passos e Varginha. A mm7d foi de 0,9 (anterior = 2,7).

Situação nos 10 municípios mais populosos do Sul de Minas (tendência da média móvel de 7 dias – mm7d – em 06/06) = Novos casos: todos os dez municípios com tendência de crescimento. Novas internações: sem atualização pela SES-MG. Novos óbitos: tendência de queda em Pouso Alegre, aumento em Lavras e Itajubá (mm7d de 14 dias antes igual a zero) e os outros sete municípios não registraram óbitos na semana de 31 de maio a 06 de junho passado.

Municípios com campus da UNIFAL-MG =
Na última semana epidemiológica, Varginha apresentou a maior taxa de incidência diária na semana, com 50,0 novos casos por 100.000 habitantes (anterior = 18,0), seguida de Poços de Caldas com 45,7 (anterior = 50,9) e Alfenas com 25,4 (anterior = 25,2).

Acesse na íntegra

Nenhum comentário: