Pular para o conteúdo principal

COVID-19: TODAS AS REGIONAIS DE SAÚDE DO SUL DE MINAS APRESENTAM CRESCIMENTO DE NOVOS CASOS


Nesta edição, os pesquisadores registram que o alto ritmo de contágio por tempo prolongado em população parcialmente vacinada e com reinfecções tem produzido e facilitado a circulação de variantes do SARS-CoV-2 mais transmissíveis e resistentes à vacina. No Brasil e em Minas Gerais, essa circunstância criada pelo precoce afrouxamento no uso das máscaras e vacinação tem facilitado o espalhamento da subvariante BA.2 da ômicron, consolidando a nova onda de covid-19. Atualmente para controlar a pandemia é necessário somar a aceleração da vacinação e o uso de máscaras. Do contrário, mesmo com menor proporção de casos graves, poderemos ameaçar a capacidade hospitalar por manter por longo tempo o alto nível do contágio devido a atual e crescente possibilidade de reinfecções e resistência viral à vacina.

Panorama = Minas Gerais iniciou a semana (segunda-feira, 06/06) com tendência de crescimento da média móvel de novos casos. Na última semana epidemiológica (29 a 04/06/2022), a taxa de incidência diária semanal (novos casos por dia por 100.000 habitantes na semana) aumentou em 13 das 14 regiões. O menor valor foi o da região Leste (-0,7) e o maior o da Triângulo Sul (77,0). Para o estado o indicador foi de 12,9 para 21,7.

Situação epidêmica da covid-19 em Minas Gerais (tendência da média móvel de 7 dias – mm7d – em 06/06) = Novos casos: crescimento diário há cinco semanas. Crescimento nas regiões: Centro, Centro Sul, Jequitinhonha, Leste Sul, Noroeste, Norte, Oeste, Sudeste, Sul, Triângulo Norte e Vale do Aço; estabilidade na região Triângulo Sul; e queda apenas nas regiões Leste e Nordeste. O valor da mm7d ficou em 5.124 (anterior = 3.272). Novas internações: continuam sem atualização pela SES-MG. Novos óbitos: estabilidade, a mm7d ficou em 4 (anterior = 11). Crescimento nas regiões Sul, Triângulo Norte e Triângulo Sul; aumento na Norte e Oeste; e as demais com queda.

Situação epidêmica da covid-19 no Sul de Minas (tendência da média móvel de 7 dias – mm7d – em 06/06) = Novos casos: crescimento em todas as regionais de saúde há 39 dias na região. A mm7d foi de 1.849 (anterior = 1.025). Novas internações: sem atualização pela SES-MG. Novos óbitos: tendência de crescimento. Apenas a regional de Alfenas com queda e estabilidade na de Pouso Alegre; crescimento nas de Passos e Varginha. A mm7d foi de 0,9 (anterior = 2,7).

Situação nos 10 municípios mais populosos do Sul de Minas (tendência da média móvel de 7 dias – mm7d – em 06/06) = Novos casos: todos os dez municípios com tendência de crescimento. Novas internações: sem atualização pela SES-MG. Novos óbitos: tendência de queda em Pouso Alegre, aumento em Lavras e Itajubá (mm7d de 14 dias antes igual a zero) e os outros sete municípios não registraram óbitos na semana de 31 de maio a 06 de junho passado.

Municípios com campus da UNIFAL-MG =
Na última semana epidemiológica, Varginha apresentou a maior taxa de incidência diária na semana, com 50,0 novos casos por 100.000 habitantes (anterior = 18,0), seguida de Poços de Caldas com 45,7 (anterior = 50,9) e Alfenas com 25,4 (anterior = 25,2).

Acesse na íntegra

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

PREFEITO SANCIONA LEI DO SILÊNCIO EM LAVRAS

Até gritos de pessoas e barulhos de animais serão enquadrados como perturbação do sossego Lei sancionada por Cherem passa a vigorar a partir do dia 15 de março O prefeito de Lavras, no Sul de Minas, José Cherem (PSD), sancionou a Lei nº 4393, que dispõe sobre a perturbação do sossego.  A nova legislação é fruto do Projeto de Lei (PL) nº 4.393, de autoria dos vereadores Coronel Claret (PSD) e Marcos Possato (PSDC) e recebeu emendas da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara local. O PL 06/2017 foi protocolado no dia 19 de janeiro deste ano na Câmara Municipal e teve tramitação rápida devido ao forte lobby de um pequeno grupo de moradores de classe média alta de uma região da cidade, interessados diretamente na rotina de um grupo de repúblicas. Já no dia 30 de janeiro o projeto foi votado por unanimidade pelos parlamentares lavrenses. De uma pequena parcela interessada em sua aprovação, agora sancionado o projeto passa a afetar toda a sociedade lavrense. A ...

TCE DETERMINA RESSARCIMENTO E MULTA ASSOCIAÇÃO POR IRREGULARIDADES EM CONVÊNIO PARA ATENDER CRIANÇAS EM CAMPO BELO

A Segunda Câmara do Tribunal de Contas de Minas Gerais (TCEMG) determinou, nesta terça-feira (26/8), o ressarcimento de R$84 mil e também a multa de aproximados R$ 15 mil ao presidente da Associação Centro Educacional Infantil Cantinho Saber, à época, Ronaldo da Silva, em Campo Belo. O município, por meio do Convênio n. 8/2016 (com vigência entre 15/2/2016 e 28/2/2017), custeou e manteve despesas operacionais para oferta de ensino infantil a crianças entre 4 meses e 4 anos e 11 meses, que eram atendidas pela Associação Centro Educacional Infantil Cantinho Saber. Todavia, à época de prestar contas referente ao ano de 2016, a associação apresentou um plano de trabalho ineficaz, documentos que não foram capazes de justificar as despesas apresentadas, com inconsistências de valores, inclusive sem assinatura dos responsáveis. Não apresentou nenhuma nota fiscal, o informe de despesas total divergiu do extrato bancário e, sobre as despesas de pessoal, não recolheu encargos previdenciários. Ou...