quinta-feira, 7 de julho de 2022

SUL DE MINAS APRESENTA CRESCIMENTO DE NOVOS CASOS DE COVID-19, SEGUNDO BOLETIM DA UNIFAL-MG


O foco da edição do Boletim IndCovid da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG) é “a epidemia sem fim e as vacinas”. Desde 23 de junho em Minas Gerais e 27 no Sul de Minas é registrada tendência de crescimento de novos casos de covid-19. Hoje a incidência da doença é menor do que a da primeira onda da ômicron. Mas comparando com o pior da pandemia (março e abril de 2021), Minas Gerais e o Sul de Minas apresentam uma incidência 14% e 65% maior, respectivamente. Em novos óbitos, contudo, registramos 90% menos. Resultado da proteção vacinal contra casos graves e crescente perda de eficácia contra infecções. Esse efeito de escape imunológico da ômicron somado ao relaxamento em medidas de prevenção tem alimentado o contágio. No entanto, pela menor percepção de danos e o cansaço da população, é duvidoso pensar que sem vacinas que protejam mais contra a infecção controlaremos a pandemia. Assim, o escape imunológico e o encurtamento da incubação da doença são desafios para três estratégias vacinológicas: uma vacina contra a ômicron; a vacina nasal e uma vacina feita a partir de diferentes variantes. Quanto mais tempo vivermos com alto nível de contágio, mais chance de surgirem variantes, mais casos de covid-longa, mais mortes evitáveis e a aceitação de que uma doença epidêmica é uma nova “endemia”. Esses são ingredientes para um “novo normal” que pode custar muito caro.

Panorama no estado = Minas Gerais iniciou a semana (segunda-feira, 04/07) com tendência de crescimento da média móvel de novos casos. Na última semana epidemiológica (SE), de 26/06 a 02/07/2022, a taxa de incidência diária semanal (novos casos por dia por 100.000 habitantes na semana) se elevou em oito das 14 regiões. O menor índice foi o da região Nordeste (10,8) e o maior o da Norte (73,9). Para o estado, o indicador foi de 43,4 para 41,0, sem diferença significativa.

Situação epidêmica da covid-19 em Minas Gerais (tendência da média móvel de 7 dias – mm7d – em 04/07) = Novos casos: crescimento. Resultado do crescimento em 11 regiões: (Centro, Centro Sul, Leste, Leste Sul, Nordeste, Norte, Oeste, Sudeste, Sul, Triângulo Sul e Vale do Aço); estabilidade em uma: (Triângulo Norte) e queda em duas: (Jequitinhonha e Noroeste). A mm7d ficou em 8.742 (anterior = 9.247). Novas internações: a mm7d ficou 114. Novos óbitos: o estado registrou estabilidade, a mm7d ficou em 19,0 (anterior = 27,1). Crescimento em seis regiões (Centro Sul, Leste, Noroeste, Oeste, Sudeste e Triângulo Norte); estabilidade em uma (Norte) e queda em cinco (Centro, Leste Sul, Sul, Triângulo Sul e Vale do Aço). Sem registro de ocorrência em duas: Jequitinhonha e Nordeste.

Situação epidêmica no Sul de Minas (tendência da média móvel de 7 dias – mm7d – em 04/07) = Novos casos: crescimento. Resultado do crescimento nas quatro regionais do Sul de Minas. A mm7d foi de 1.614 (anterior = 2.291). Novas internações: a mm7d ficou em 17. Novos óbitos: queda. Resultado da queda nas regionais de Passos, Pouso Alegre e Varginha e crescimento na de Alfenas. A mm7d foi de 3,9 (anterior = 4,4).

Situação nos 10 municípios mais populosos do Sul de Minas (tendência da média móvel de 7 dias – mm7d – em 04/07) = Novos casos: crescimento em seis municípios (Poços de Caldas, Varginha, Passos, Lavras, Alfenas e Três Corações); aumento em um (Pouso Alegre); estabilidade em três (Itajubá, São Sebastião do Paraíso e Três Pontas). Novas internações: sete dos 10 municípios apresentaram média móvel positiva: Poços de Caldas (0,7), Pouso Alegre (0,3), Varginha (2,4), Lavras (0,4), Itajubá (2,3), Três Corações (1,3) e São Sebastião do Paraíso (0,7). Novos óbitos: crescimento em Varginha, aumento em Alfenas; estabilidade em Poços de Caldas; queda em Pouso Alegre, Passos, Itajubá, Três Corações e São Sebastião do Paraíso. Lavras e Três Pontas não registraram óbitos para o período de 28 de junho a 04 de julho.

Municípios com campus da UNIFAL-MG = Na última SE (26/06 a 02/07/2022), Alfenas apresentou a menor taxa de incidência diária na semana, com o valor de 40,5 (anterior = 59,1), seguido por Varginha 51,1 (anterior = 55,3) e Poços de Caldas 67,8 (anterior = 30,6). Poços de Caldas apresentou aumento e Alfenas e Varginha queda no valor do indicador.

Acesse na íntegra

Nenhum comentário: