Pular para o conteúdo principal

SUL DE MINAS APRESENTA CRESCIMENTO DE NOVOS CASOS DE COVID-19, SEGUNDO BOLETIM DA UNIFAL-MG


O foco da edição do Boletim IndCovid da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG) é “a epidemia sem fim e as vacinas”. Desde 23 de junho em Minas Gerais e 27 no Sul de Minas é registrada tendência de crescimento de novos casos de covid-19. Hoje a incidência da doença é menor do que a da primeira onda da ômicron. Mas comparando com o pior da pandemia (março e abril de 2021), Minas Gerais e o Sul de Minas apresentam uma incidência 14% e 65% maior, respectivamente. Em novos óbitos, contudo, registramos 90% menos. Resultado da proteção vacinal contra casos graves e crescente perda de eficácia contra infecções. Esse efeito de escape imunológico da ômicron somado ao relaxamento em medidas de prevenção tem alimentado o contágio. No entanto, pela menor percepção de danos e o cansaço da população, é duvidoso pensar que sem vacinas que protejam mais contra a infecção controlaremos a pandemia. Assim, o escape imunológico e o encurtamento da incubação da doença são desafios para três estratégias vacinológicas: uma vacina contra a ômicron; a vacina nasal e uma vacina feita a partir de diferentes variantes. Quanto mais tempo vivermos com alto nível de contágio, mais chance de surgirem variantes, mais casos de covid-longa, mais mortes evitáveis e a aceitação de que uma doença epidêmica é uma nova “endemia”. Esses são ingredientes para um “novo normal” que pode custar muito caro.

Panorama no estado = Minas Gerais iniciou a semana (segunda-feira, 04/07) com tendência de crescimento da média móvel de novos casos. Na última semana epidemiológica (SE), de 26/06 a 02/07/2022, a taxa de incidência diária semanal (novos casos por dia por 100.000 habitantes na semana) se elevou em oito das 14 regiões. O menor índice foi o da região Nordeste (10,8) e o maior o da Norte (73,9). Para o estado, o indicador foi de 43,4 para 41,0, sem diferença significativa.

Situação epidêmica da covid-19 em Minas Gerais (tendência da média móvel de 7 dias – mm7d – em 04/07) = Novos casos: crescimento. Resultado do crescimento em 11 regiões: (Centro, Centro Sul, Leste, Leste Sul, Nordeste, Norte, Oeste, Sudeste, Sul, Triângulo Sul e Vale do Aço); estabilidade em uma: (Triângulo Norte) e queda em duas: (Jequitinhonha e Noroeste). A mm7d ficou em 8.742 (anterior = 9.247). Novas internações: a mm7d ficou 114. Novos óbitos: o estado registrou estabilidade, a mm7d ficou em 19,0 (anterior = 27,1). Crescimento em seis regiões (Centro Sul, Leste, Noroeste, Oeste, Sudeste e Triângulo Norte); estabilidade em uma (Norte) e queda em cinco (Centro, Leste Sul, Sul, Triângulo Sul e Vale do Aço). Sem registro de ocorrência em duas: Jequitinhonha e Nordeste.

Situação epidêmica no Sul de Minas (tendência da média móvel de 7 dias – mm7d – em 04/07) = Novos casos: crescimento. Resultado do crescimento nas quatro regionais do Sul de Minas. A mm7d foi de 1.614 (anterior = 2.291). Novas internações: a mm7d ficou em 17. Novos óbitos: queda. Resultado da queda nas regionais de Passos, Pouso Alegre e Varginha e crescimento na de Alfenas. A mm7d foi de 3,9 (anterior = 4,4).

Situação nos 10 municípios mais populosos do Sul de Minas (tendência da média móvel de 7 dias – mm7d – em 04/07) = Novos casos: crescimento em seis municípios (Poços de Caldas, Varginha, Passos, Lavras, Alfenas e Três Corações); aumento em um (Pouso Alegre); estabilidade em três (Itajubá, São Sebastião do Paraíso e Três Pontas). Novas internações: sete dos 10 municípios apresentaram média móvel positiva: Poços de Caldas (0,7), Pouso Alegre (0,3), Varginha (2,4), Lavras (0,4), Itajubá (2,3), Três Corações (1,3) e São Sebastião do Paraíso (0,7). Novos óbitos: crescimento em Varginha, aumento em Alfenas; estabilidade em Poços de Caldas; queda em Pouso Alegre, Passos, Itajubá, Três Corações e São Sebastião do Paraíso. Lavras e Três Pontas não registraram óbitos para o período de 28 de junho a 04 de julho.

Municípios com campus da UNIFAL-MG = Na última SE (26/06 a 02/07/2022), Alfenas apresentou a menor taxa de incidência diária na semana, com o valor de 40,5 (anterior = 59,1), seguido por Varginha 51,1 (anterior = 55,3) e Poços de Caldas 67,8 (anterior = 30,6). Poços de Caldas apresentou aumento e Alfenas e Varginha queda no valor do indicador.

Acesse na íntegra

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PRODUTORA ARTÍSTICA VARGINHENSE É CONVIDADA PELO MEC PARA ATUAR NA CRIAÇÃO DE ESCOLA NACIONAL DE HIP HOP

A Bolando Produções marcou presença na primeira reunião com representantes da cultura de todo o Brasil, desenhando a política que busca promover o sucesso escolar de estudantes negros e periféricos pelo diálogo com o Hip-Hop Na última segunda-feira (26/01), aconteceu uma reunião em Brasília organizada pelo Ministério da Educação (MEC), com representantes da cultura Hip-Hop de todos os estados e do Distrito Federal, para apresentar a proposta e debater a criação da Escola Nacional de Hip-Hop . O projeto consiste em uma política educacional que buscará promover o sucesso escolar de estudantes da educação básica, sobretudo negros e periféricos, a partir do diálogo com a cultura Hip-Hop. E para ajudar o MEC a desenhar esse projeto, a Bolando Produções foi convidada para fazer parte da mesa de debates e estruturação da Escola Nacional de Hip-Hop. Estivemos ao lado de verdadeiros líderes e precursores da cultura Hip-Hop como GOG , Renan Inquérito , Thiago Elnino e tantos outros nomes e m...

COMUNICADO AMG BRASIL

A AMG Brasil recebeu da Comissão Nacional de Energia Nuclear – CNEN, na tarde desta segunda-feira, dia 10/07, a informação da recuperação dos dois equipamentos medidores de polpa furtados no último mês de junho, da sua unidade operacional localizada em Nazareno e São Tiago (região do Campo das Vertentes/MG). Tais equipamentos foram localizados em um estabelecimento comercial que atua com revenda de sucata no estado de São Paulo. Os equipamentos localizados serão encaminhados à AMG Brasil de acordo com as orientações e diretrizes de manipulação e segurança determinadas pela CNEN. A AMG Brasil já comunicou o fato à Polícia Civil de Nazareno (MG). A AMG Brasil reforça que está sendo conduzida investigação interna independente a fim que sejam apurados os fatos que deram ensejo ao furto ocorrido, e sejam adotadas medidas de melhoria e mitigação de riscos em relação aos seus processos internos de controle. Conforme já esclarecido anteriormente, tais medidores de densidade de polpa são comume...

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho