Pular para o conteúdo principal

CAFÉ ESPECIAL: PESQUISA INOVADORA DESENVOLVE TÉCNICA QUE UTILIZA FRUTOS VERDES

Em processo de patente, método aumenta o valor da saca além de melhorar os benefícios nutricionais e saudabilidade da bebida.

Liderada pelo professor Flávio Meira Borém, do Departamento de Engenharia Agrícola da Escola de Engenharia da Universidade Federal de Lavras (EENG/UFLA), uma pesquisa tem utilizado frutos verdes - antes vistos como defeituosos e que desvalorizavam o produto diminuindo o potencial de venda - para a produção de café com mais qualidade.

Buscando aproveitar todos os benefícios da segunda bebida mais consumida no mundo, que fica atrás somente da água, o estudo realizado pelo Centro de Pesquisa em Processamento de Produtos Agrícolas (UFLA) buscou alternativas que aprimoram o perfil sensorial dos grãos e aumentam a qualidade do lote de cafés na pós-colheita, mesmo na presença de grande quantidade de grãos imaturos, tornando-a mais rentável ao produtor, podendo valorizar a saca de café, aumentando o valor. 

“Quem trabalha com café sabe que, quanto mais frutos verdes, pior é a qualidade do café. No entanto, nós conseguimos desenvolver um método que utiliza esses frutos verdes e ainda aumenta a pontuação de um café de 77 para 83, e isso é um salto enorme, uma quebra de paradigmas no setor cafeeiro”, comenta o especialista. Os cafés especiais recebem uma pontuação específica da Specialty Coffee Association, como parte de uma criteriosa avaliação de qualidade.

No Brasil, a desuniformidades da maturação dos grãos tem sido um grande desafio, entre outros fatores, em virtude das mudanças climáticas, como período de seca, geadas e chuvas em excesso. Para a produção de cafés especiais, a situação é ainda mais complexa, uma vez que os frutos chamados cerejas (frutos maduros) necessitam de um ponto de amadurecimento ideal, que lhes confere todas as suas características, como sabor, cor e aroma.

A pesquisa do professor Borém conta com apoio da iniciativa privada e está em processo de pedido de patente. “Podemos dizer que esse é o primeiro café do mundo classificado como especial produzido a partir de 50% de frutos verdes, essa é realmente uma grande inovação”, explica o professor. Foram anos de estudo para que os pesquisadores chegassem a um método ideal de pós-colheita que incorporassem os frutos verdes a bebida e além de não causar prejuízos trouxesse acréscimo importante de qualidade sensorial e ganhos em compostos benéficos a saúde. Estimativas indicam que 13% dos grãos de café caem antes do período ideal de colheita, esse seria mais um motivo para a adiantar a colheita, o que causaria menor perda de grãos e maior vantagem econômicas ao produtor.

Rico em compostos bioativos que trazem efeitos positivos ao nosso organismo, como o ácido clorogênico, o café é uma bebida com elevado poder antioxidante, que combate os radicais livres e causa uma ação protetora no organismo, prevenindo o envelhecimento precoce e diversas doenças.

O café produzido desta forma é considerado nutracêutico já que traz benefícios nutricionais e à saúde quando consumidos sem excessos. Os frutos verdes contêm compostos fenólicos, que são antioxidantes e anti-inflamatórios. “O café normal já possui essas propriedades. Ele é antioxidante e tem várias propriedades benéficas à saúde. Com esse trabalho, conseguimos aumentar significativamente a atividade antioxidante no grão cru, e isso resulta em benefícios ainda maiores, entretanto a novidade é que a gente conseguiu fazer isso a partir de 50% de frutos verdes. Não existe histórico anterior em que se tenha obtido um resultado tão relevante quanto esse”, comenta o professor Borém.

Para os produtores, a pesquisa possibilitará uma nova perspectiva em relação aos frutos verdes, reduzindo a quantidade de café no solo e aumentando a produção da planta em anos seguintes.

*Da assessoria da UFLA

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PRODUTORA ARTÍSTICA VARGINHENSE É CONVIDADA PELO MEC PARA ATUAR NA CRIAÇÃO DE ESCOLA NACIONAL DE HIP HOP

A Bolando Produções marcou presença na primeira reunião com representantes da cultura de todo o Brasil, desenhando a política que busca promover o sucesso escolar de estudantes negros e periféricos pelo diálogo com o Hip-Hop Na última segunda-feira (26/01), aconteceu uma reunião em Brasília organizada pelo Ministério da Educação (MEC), com representantes da cultura Hip-Hop de todos os estados e do Distrito Federal, para apresentar a proposta e debater a criação da Escola Nacional de Hip-Hop . O projeto consiste em uma política educacional que buscará promover o sucesso escolar de estudantes da educação básica, sobretudo negros e periféricos, a partir do diálogo com a cultura Hip-Hop. E para ajudar o MEC a desenhar esse projeto, a Bolando Produções foi convidada para fazer parte da mesa de debates e estruturação da Escola Nacional de Hip-Hop. Estivemos ao lado de verdadeiros líderes e precursores da cultura Hip-Hop como GOG , Renan Inquérito , Thiago Elnino e tantos outros nomes e m...

COMUNICADO AMG BRASIL

A AMG Brasil recebeu da Comissão Nacional de Energia Nuclear – CNEN, na tarde desta segunda-feira, dia 10/07, a informação da recuperação dos dois equipamentos medidores de polpa furtados no último mês de junho, da sua unidade operacional localizada em Nazareno e São Tiago (região do Campo das Vertentes/MG). Tais equipamentos foram localizados em um estabelecimento comercial que atua com revenda de sucata no estado de São Paulo. Os equipamentos localizados serão encaminhados à AMG Brasil de acordo com as orientações e diretrizes de manipulação e segurança determinadas pela CNEN. A AMG Brasil já comunicou o fato à Polícia Civil de Nazareno (MG). A AMG Brasil reforça que está sendo conduzida investigação interna independente a fim que sejam apurados os fatos que deram ensejo ao furto ocorrido, e sejam adotadas medidas de melhoria e mitigação de riscos em relação aos seus processos internos de controle. Conforme já esclarecido anteriormente, tais medidores de densidade de polpa são comume...

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho