sexta-feira, 21 de outubro de 2022

PERÍODO CHUVOSO: USINA DO FUNIL FINALIZA TESTES DE EXTRAVASORES


Uma das formas de garantir os processos de segurança na Usina Hidrelétrica Engenheiro José Mendes Júnior, a UHE Funil, localizada na divisa entre Lavras e Perdões, é por meio do plano de manutenção e teste dos extravasores. 

De acordo com Dieymeson Riguete, operador de usina, os testes foram concluídos de maneira positiva na UHE Funil.  “Finalizamos o trabalho com sucesso. Fazemos isso todos os anos, antes do período chuvoso, para garantir que todos os sistemas que envolvem o vertedouro estão em pleno funcionamento, e em caso de vazões maiores que a turbinada pelas unidades possam seguir o curso do rio pelo fluxo das comportas”, explica.

Os testes dos extravasores, consistem na manobra de abertura parcial ou total das comportas do vertedouro, a fim de verificar se há alguma intercorrência. Eles acontecem antes das chuvas, pois as mesmas contribuem para o aumento da vazão dos rios e consequentemente favorecem a geração de energia, sendo este o pico de maior produção das hidrelétricas. Por isso, a necessidade de garantir que todas as usinas estejam preparadas para receber o volume de água esperado.

O excesso de água acumulada em um reservatório de uma barragem deve ser extravasado de forma segura por um canal ou túnel, de montante para a jusante. Neste sentido, o vertedouro é o órgão de segurança da represa. Ele também é chamado de sangrador ou sangradouro. O vertedouro é uma das partes mais importantes de uma barragem, seja ela de usina hidrelétrica, mineradora, irrigação, abastecimento, navegação ou outras. Ele tem a função de descarregar toda a água não utilizada para geração.

Essa manobra acontece de forma coordenada e gradativa, possibilitando avaliação sobre variáveis como, por exemplo, altura x tempo. Isso permite saber se na medida que a comporta é aberta, ela responde nos padrões de tempo esperados tanto mecanicamente, a partir da usina, quanto de forma tele assistida.

Nenhum comentário: