Pular para o conteúdo principal

MP FIRMA 'PACTO DE AÇÕES EM DEFESA DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE E DA EDUCAÇÃO' EM TRÊS CORAÇÕES


O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), por meio da 1ª Promotoria de Justiça da comarca de Três Corações, nas atribuições de defesa da Criança e do Adolescente e de defesa da Educação, firmou um termo de ‘Pacto de Ações Interinstitucionais Coordenadas’ com o objetivo de fomentar a regularização escolar e a reinserção de crianças e adolescentes na escola.

Segundo o promotor de Justiça Wilson da Silveira Campos, antes de propor o acordo, a 1ª Promotoria de Justiça promoveu palestra, no dia 24 de agosto deste ano, para o esclarecimento de situações do ponto de vista legal. “O evento proporcionou, também, aos participantes, a troca de conhecimentos e vivências sobre a infrequência e a evasão escolar”, destacou.

Participaram o prefeito de Três Corações; os diretores das escolas municipais; as secretárias municipais de Educação e de Assistência Social; membros do Conselho Tutelar e a diretora da Superintendência Regional de Ensino de Varginha - que abrange a comarca de Três Corações.

Na palestra, cada autoridade recebeu a minuta do ‘Termo de Pactuação’ para análise e assinatura. Posteriormente, todos concordaram em assinar o referido termo. “Essa adesão foi vital para a troca de experiências e para um contato direto com os atores institucionais cotidianamente envolvidos na demanda educacional”, afirmou Wilson Campos.

Conforme o promotor de Justiça, “apesar de serem diárias e variadas as demandas relacionadas à Educação, que inclusive se intensificaram no cenário pandêmico e pós-pandêmico, ao firmar o documento, a 1ª Promotoria de Justiça de Três Corações buscou oferecer orientação geral sobre as atribuições dos órgãos, cumprindo seu dever institucional de defesa do direito à Educação, que exige atuação integrada, coordenada e concentrada, inclusive colaborando na definição de políticas públicas”.

Ele lembrou ainda, que, a Educação é um direito fundamental, de matiz social, reconhecido pela Constituição Federal, e, por isso, cabe ao MPMG atuar para garantir a igualdade de condições de acesso e permanência na escola, a qualidade da educação, a valorização dos profissionais, a gestão democrática do ensino público e o enfrentamento à violência nas instituições educacionais.

“O ‘Termo de Pactuação’ não representa um fim em si, mas, pelas diretrizes nele acordadas, irá facilitar a atuação da 1ª Promotoria de Justiça nas atribuições de defesa da Criança e do Adolescente e de defesa da Educação”, concluiu Wilson Campos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PREFEITA, SECRETÁRIO DE ESTADO E DEPUTADO ANUNCIAM IMPORTANTES CONQUISTAS

A prefeita Jussara Menicucci, o deputado estadual Cássio Soares e o secretário estadual de Saúde, Fábio Baccheretti, participaram das tratativas que viabilizaram importantes investimentos para o município de Lavras, que reforçam o compromisso com a saúde pública. Entre as conquistas está a liberação de recursos para a implantação de cinco novos leitos de UTI Pediátrica na Santa Casa de Misericórdia, ampliando a capacidade do Sistema Único de Saúde (SUS) no atendimento intensivo às crianças do município. Outro passo fundamental foi o credenciamento da Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (UNACON) em Lavras, que possibilitará a realização de tratamento oncológico completo no município, garantindo mais comodidade e qualidade de vida aos pacientes e suas famílias. Além disso, foram conquistados recursos para equipar a UPA Zona Norte, ampliando a estrutura e qualificando o atendimento de urgência e emergência prestado à população lavrense.

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

CAPOEIRISTAS DE VARGINHA LEVAM A ARTE DA CAPOEIRA PARA A EUROPA

Os capoeiristas da Casa da Capoeira – unidade Varginha seguem ampliando as fronteiras da arte e da cultura brasileira. No início de junho, Osvaldo Henrique (Mestrando Pé de Vento), João Neto (Instrutor Red Bull) e Luís Gustavo (Instrutor Panga) embarcaram em um tour internacional pela Europa, levando a capoeira de Varginha para quatro países: Portugal, França, Alemanha e Polônia. Durante a viagem, os atletas ministraram oficinas, participaram de workshops e realizaram atividades com grupos locais, fortalecendo laços culturais e promovendo intercâmbio com capoeiristas de diversos países. A turnê abriu novas possibilidades de parcerias e projetos futuros no exterior. O trio retornou a Varginha no dia 23 de junho, mas a agenda apertada não permitiu descanso. Já na última quinta (26/06), eles embarcaram rumo a Brasília, onde os instrutores Red Bull e Panga participam do Volta ao Mundo Bambas (VMB), considerado o maior campeonato de capoeira do mundo. Luís Gustavo disputará a seletiva da ca...