Transição ainda está em andamento dependendo do Governo Federal e das emissoras
“Antes, todos os canais eram analógicos, com pouca qualidade. Era aquela famosa anteninha pé de galinha, que a pessoa tinha que subir na casa e virar para um lado e para o outro. A gente até colocava esponja de aço [risos]. Agora, a população poderá aposentar tudo isso”, informou o secretário municipal de Obras, Heleno Alvarenga.
Heleno contou que o processo ainda está em fase final e que a Prefeitura está tomando todas as providências junto aos gestores públicos para a população não ficar sem sinal da noite para o dia.
A área onde os aparelhos foram instalados é de titularidade da Prefeitura de Cruzília. O município recebeu, por intermédio do Governo Federal, todos os equipamentos sem nenhum custo. “O único custo que tivemos aqui foi mesmo com um pouquinho de material que nós precisamos para fazer o cercado das instalações que é responsabilidade nossa, visando resguardar o equipamento que foi colocado dentro das bases”, explicou Heleno.
“Sobre os canais, nós já mandamos os e-mails para as emissoras de TV. Elas já responderam e nós manifestamos o interesse em receber os canais, e elas vão instalá-los tão logo recebam os cards (cartões responsáveis pela emissão do sinal)”, completou Heleno.
Até o momento, a TV Alterosa, Record e Band já positivaram para a instalação. A EPTV Sul de Minas já instalou e o sinal está disponível.
Inicialmente, o equipamento disponibilizado pelo Governo Federal instalado possui dez slots, isto é, são dez receptores de cards, para dez canais. “Mas, quando for liberando o sinal para cá, comportará muito mais. Isso depende exclusivamente do Ministério das Comunicações e não do município de Cruzília”, afirmou o secretário de Obras.
Juntamente com o secretário de Administração, Anderson Henrique, Heleno também informou que a Prefeitura já está cuidando do monitoramento do local, para evitar vandalismo, uma vez que os equipamentos têm alto custo.
Para ter os canais digitais na sua televisão, a população tem que comprar um conversor digital, de baixo custo. A TV pode ser de tubo, antiga, que mesmo assim receberá o sinal.
Programa de distribuição de kits gratuitos
Em Cruzília, ainda não começou o processo de instalação dos kits gratuitos para beneficiários de programas sociais, porém, logo que o processo iniciar-se, os cruzilienses serão avisados pelos meios de comunicação oficiais da Prefeitura.
As famílias que fazem parte de algum programa social do Governo Federal (CadÚnico) e possuem antena parabólica para assistir a programação da TV aberta, receberão kits gratuitos que serão instalados pela Siga Antenado.
Para isso, é necessário possuir a antena parabólica tradicional. A antena deve estar devidamente instalada e conectada à TV para assistir à programação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário