Pular para o conteúdo principal

EQUIPAMENTOS DE TV DIGITAL SÃO INSTALADOS EM CRUZÍLIA

Transição ainda está em andamento dependendo do Governo Federal e das emissoras

Recentemente, os equipamentos de TV digital foram instalados em Cruzília, nas Vertentes. Essa transição faz parte do programa do Governo Federal, com a chegada da tecnologia 5G ao Brasil.

“Antes, todos os canais eram analógicos, com pouca qualidade. Era aquela famosa anteninha pé de galinha, que a pessoa tinha que subir na casa e virar para um lado e para o outro. A gente até colocava esponja de aço [risos]. Agora, a população poderá aposentar tudo isso”, informou o secretário municipal de Obras, Heleno Alvarenga.

Heleno contou que o processo ainda está em fase final e que a Prefeitura está tomando todas as providências junto aos gestores públicos para a população não ficar sem sinal da noite para o dia.

A área onde os aparelhos foram instalados é de titularidade da Prefeitura de Cruzília. O município recebeu, por intermédio do Governo Federal, todos os equipamentos sem nenhum custo. “O único custo que tivemos aqui foi mesmo com um pouquinho de material que nós precisamos para fazer o cercado das instalações que é responsabilidade nossa, visando resguardar o equipamento que foi colocado dentro das bases”, explicou Heleno.

“Sobre os canais, nós já mandamos os e-mails para as emissoras de TV. Elas já responderam e nós manifestamos o interesse em receber os canais, e elas vão instalá-los tão logo recebam os cards (cartões responsáveis pela emissão do sinal)”, completou Heleno.

Até o momento, a TV Alterosa, Record e Band já positivaram para a instalação. A EPTV Sul de Minas já instalou e o sinal está disponível.

Inicialmente, o equipamento disponibilizado pelo Governo Federal instalado possui dez slots, isto é, são dez receptores de cards, para dez canais. “Mas, quando for liberando o sinal para cá, comportará muito mais. Isso depende exclusivamente do Ministério das Comunicações e não do município de Cruzília”, afirmou o secretário de Obras.

Juntamente com o secretário de Administração, Anderson Henrique, Heleno também informou que a Prefeitura já está cuidando do monitoramento do local, para evitar vandalismo, uma vez que os equipamentos têm alto custo.

Para ter os canais digitais na sua televisão, a população tem que comprar um conversor digital, de baixo custo. A TV pode ser de tubo, antiga, que mesmo assim receberá o sinal.

Programa de distribuição de kits gratuitos
Em Cruzília, ainda não começou o processo de instalação dos kits gratuitos para beneficiários de programas sociais, porém, logo que o processo iniciar-se, os cruzilienses serão avisados pelos meios de comunicação oficiais da Prefeitura.

As famílias que fazem parte de algum programa social do Governo Federal (CadÚnico) e possuem antena parabólica para assistir a programação da TV aberta, receberão kits gratuitos que serão instalados pela Siga Antenado.

Para isso, é necessário possuir a antena parabólica tradicional. A antena deve estar devidamente instalada e conectada à TV para assistir à programação.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

CRESCIMENTO ORDENADO

São célebres e recorrentes exemplos de cidades que, ao experimentar ciclos duradouros de crescimento, deixaram de lado o planejamento urbano e viram parte dos avanços conquistados se converter em degradação.    Para fugir desse indesejável efeito colateral do desenvolvimento, Pouso Alegre, no Sul de Minas, se dedica à modernização das leis que regimentam o uso, a ocupação do solo e a disposição urbana em todas as suas dimensões. Não se trata de uma discussão trivial. Até o final de 2013, ao menos quatro projetos de leis foram elaborados pelo Executivo e aprovados pela Câmara de Vereadores com a missão de estabelecer as regras fundamentais sobre as quais será baseada a expansão urbana da cidade pelas próximas décadas, quando sua população pode triplicar, se aproximando de 500 mil habitantes. O conjunto de leis moderniza e complementa o Plano Diretor Municipal, estabelecendo critérios a serem observados na construção e disposição de imóveis, conforme sua localização e fi...