Pular para o conteúdo principal

GOVERNO DE MINAS SE PRONUNCIA SOBRE DECLARAÇÕES DO REITOR DA UFLA

Ao fazer uso da Tribuna no Plenário da Câmara Municipal de Lavras, dirigente também disse que haveriam erros na condução do projeto do Hospital Universitário; questionado por vereadores, reitor se esquivou e não apontou nomes

A ida do atual reitor da Universidade Federal de Lavras, professor João Chrysostomo de Resende, causou rebuliço, perplexidade, surpresas, questionamentos e se desdobrou com um tremendo mal-estar com o Governo de Minas. Em fala na Tribuna da Câmara Municipal de Lavras durante a Sessão Ordinária de ontem, segunda-feira, dia 28 de março, o reitor da Universidade Federal de Lavras deu explicações sobre o andamento da obra do tão sonhado Hospital Universitário da UFLA.

No microfone e diante das câmeras que transmitiam a sessão ao vivo, o dirigente da UFLA levantou que teriam ocorrido erros no projeto do hospital e que o mesmo teria que ser refeito e, que isto foi um dos motivos do adiamento da obra. Porém, o dirigente não apontou de quem teriam sido estes supostos erros. Indagado pela vereadora Delegada Ana Paula Arruda para citar os nomes dos responsáveis, o reitor se esquivou da pergunta.

Durante a fala, causou ainda perplexidade quando o reitor falou que o projeto terá que ser revisto e que necessitará, então, muito mais dinheiro que o esperado para terminar a obra. Chrysostomo disse que o governador Romeu Zema teria se comprometido, porém não repassou os 43 milhões de reais que teriam sido prometidos, ou seja, "calote". Segundo o dirigente, foram repassados apenas 23 milhões de reais referentes a dois projetos pactuados entre e a UFLA e o Estado.

A redação do Blog O Corvo-Veloz entrou com contato com a Diretoria de Comunicação da Universidade Federal de Lavras para maiores esclarecimentos sobre as falas do reitor na Câmara Municipal de Lavras. A assessoria suavizou o que foi dito pelo dirigente da UFLA no microfone da Câmara Municipal de Lavras e informou que "no que diz respeito ao repasse dos recursos pelo governo estadual, foi informado que ele ainda não se concretizou, mas a Universidade continua em contato com o governo do Estado para tentar viabilizá-lo."

Na fala, o reitor também menciona o secretário de Estado de Educação Igor de Alvarenga, ao qual segundo o dirigente, teria dito pessoalmente em agenda em Lavras que o Governo de Minas não iria pagar o restante do recurso prometido.

A redação questionou a UFLA sobre o dirigente ter citado que o secretário de Estado se posicionou que o Governo de Minas Gerais não pagaria o compromisso que teria sido assumido. A assessoria assim se manifestou: "Em reunião da Câmara, realizada em dezembro de 2022 no Salão de Convenções da UFLA, na qual tanto o secretário de Estado de Educação, Igor Alvarenga, quanto o reitor da UFLA estiveram presentes, o secretário reportou pessoalmente ao reitor que os recursos dos convênios já firmados - que no caso da UFLA se referem a dois projetos de aproximadamente 23 milhões - seriam repassados na totalidade. Entretanto, os recursos de convênios não firmados até aquele momento - que no caso da UFLA totalizam aproximadamente 60 milhões e incluem os recursos destinados às obras e equipamentos do HU - não seriam mais objeto de financiamento por parte da Secretaria de Estado da Educação."

Mal-estar com o Governo de Minas
As falas do reitor da Universidade Federal de Lavras complicaram ainda mais as boas relações que a instituição sempre manteve com todos governos, governos e esferas políticas, que nos últimos anos já não andam boas. O pronunciamento do dirigente gerou um mal-estar nos bastidores do Governo do Estado. 

A redação do Blog O Corvo-Veloz questionou a assessoria de imprensa do governador Romeu Zema sobre as falas do reitor. O Governo, ao ter acesso ao pronunciamento do dirigente na Câmara Municipal de Lavras, optou por se pronunciar apenas por meio da Secretaria de Estado de Educação, que foi envolvida na fala do reitor.

Confira abaixo o posicionamento oficial do Governo de Minas:

Sobre o repasse de recursos para o Hospital da Universidade Federal de Lavras (UFLA), a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais(SEE/MG) esclarece que já foram repassados pela SEE/MG cerca de 22 milhões à Ufla para atender a três projetos apresentados pela instituição ao Governo de Minas.

Esses recursos foram destinados aos projetos de Implementação e Estruturação da Agência de Soluções Inovadoras GAIA; Consolidação do Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação do campus UFLA Paraíso - Meta III; Implementação e Estruturação da Agência de Soluções Inovadoras GAIA.

É importante salientar, também, que a Secretaria de Estado de Educação está atendendo aos projetos apresentados pelas universidades federais, conforme critérios previstos na Lei de Diretrizes e Bases da Educação(LDB), que define as regras sobre a Manutenção e Desenvolvimento da Educação, sobre os investimentos e a destinação dos recursos para a área.

A SEE/MG ressalta, ainda, que não procede a informação de que o secretário de Estado de Educação, Igor de Alvarenga, teria dito ao dirigente da instituição que o governo não pagaria o recurso pretendido para obras do Hospital Universitário. O secretário reitera que não teve agenda com o representante da instituição de ensino para tratar da pauta abordada.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DROGARIA ARAUJO ABRE 59 VAGAS DE EMPREGO NO INTERIOR

Contratações serão feitas para vários cargos, de gerentes à vendedores, em 13 cidades do interior de Minas A Drogaria Araujo está com 59 vagas de emprego abertas nas cidades de Varginha, Lavras, Nova Serrana, Formiga, Juiz de Fora, Ouro Preto, Ubá, Barbacena, Conselheiro Lafaiete, Itabirito, Pará de Minas, São João del Rei e Viçosa.  As oportunidades de emprego são para os cargos de gerente e subgerente de loja, vendedor, fiscal de loja, operador de caixa e repositor de mercadorias. O processo seletivo ocorrerá até o fim de janeiro de 2020, e os interessados devem cadastrar o seu currículo no site www.trabalhenaaraujo.com.br .  Para se candidatar as vagas é necessário ter disponibilidade para trabalhar nos finais de semana e feriados e disponibilidade de horário. A Drogaria Araujo desenvolve o Programa Incluir e informa que Pessoas com Deficiência (PCD) poderão concorrer a essas vagas. A empresa garante benefícios para todas as funções, como assistência médica,...

NUTRIVITAL ANUNCIA NOVA UNIDADE FABRIL EM VARGINHA

A Prefeitura de Varginha celebra a implantação de uma nova unidade fabril da empresa Nutrivital no município, reforçando o protagonismo da cidade como polo estratégico para o desenvolvimento industrial e logístico do Sul de Minas. O empreendimento integra o planejamento estratégico da companhia até 2030 e representa um importante avanço rumo aos conceitos de Indústria 5.0, que aliam tecnologia de ponta, inteligência artificial e valorização do capital humano para impulsionar o agronegócio brasileiro. A nova fábrica contará com uma área construída inicial de 8 mil metros quadrados, com foco na produção de aditivos, premixes, núcleos e concentrados. A escolha de Varginha como sede do investimento se deve à sua localização privilegiada, que favorece a logística nacional e internacional, especialmente por meio do Porto Seco, além da proximidade com importantes regiões produtoras do país. O diretor e fundador da Nutrivital, Rodrigo Risso, destaca que a implantação da unidade em Minas Gerais...

UPA 24 HORAS É CONTEMPLADA COM R$ 740 MIL EM RECURSOS

Lavras, no Sul de Minas, recebeu um importante reforço para a saúde pública com a destinação de R$ 740 mil para fortalecer o atendimento da Unidade de Pronto Atendimento 24 Horas (UPA). O recurso é resultado da parceria entre a prefeita Jussara Menicucci (PSD) e o deputado estadual Cássio Soares (PSD), que têm atuado em conjunto para ampliar os investimentos no município. A prefeita Jussara Menicucci destacou a importância do recurso para garantir mais qualidade, eficiência e segurança no atendimento à população. Já o deputado estadual Cássio Soares reafirmou seu compromisso com Lavras, ressaltando que o investimento contribuirá para fortalecer a estrutura da saúde e melhorar os serviços prestados aos cidadãos. Os recursos, que já estão disponíveis, serão destinados ao aprimoramento do atendimento da UPA 24 Horas, beneficiando diretamente os usuários do sistema público de saúde e reforçando o compromisso da administração municipal com a qualidade da assistência à população.