Pular para o conteúdo principal

CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA TERÃO CENTRO ESPECIALIZADO EM LAVRAS


O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é caracterizado por um conjunto de manifestações que começam na infância, durante o período do neurodesenvolvimento, representadas por comprometimentos na comunicação social e padrões restritos e repetitivos de comportamento e interesses.

A Prefeitura de Lavras oferece além do serviço de diagnóstico, todo o suporte e apoio com atividades multidisciplinares.

Para desenvolver as habilidades sociais, cognitivas, sensoriais e motoras, equilíbrio e coordenação, as crianças com TEA participam de sessões de equoterapia e hidroterapia.

Nas escolas da rede municipal os alunos contam com Atendimento Educacional Especializado (AEE), uma ação realizada de forma individual ou em duplas que busca atender à necessidade de cada um com adaptações das atividades e avaliações escolares. O município dispõe de mais de 100 professores de apoio para suprir esta demanda.

Além disso, a rede municipal de ensino conta também com o Núcleo de Apoio à Inclusão, o NAI, com professoras itinerantes que visitam escolas e CMEIS para atendimento com demandas específicas de cada um, além de realizar orientações às famílias. A equipe do NAI é composta por psicóloga, psicopedagoga, assistente social e fisioterapeuta.

E para dar mais comodidade e conforto, a prefeitura vai entregar, em breve, a sede do Centro de Referência Integrado a Pessoas com Deficiência e Autismo. O local vai oferecer espaço adequado para atendimento.

E as conquistas não param por aqui. O Governo de Lavras conseguiu aprovar, junto ao Conselho Municipal de Saúde, a inclusão da Ritalina na lista de medicamentos gratuitos. No AME da Zona Norte é possível encontrar atendimento psicológico exclusivo para autistas. O município já abriu credenciamento de vários profissionais com especialização em transtorno espectro autista (enfermeiro, médicos neurologista e psiquiatra, terapeuta ocupacional, fonoaudiólogo, fisioterapeuta respiratório e neurofuncional).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PREFEITO SANCIONA LEI DO SILÊNCIO EM LAVRAS

Até gritos de pessoas e barulhos de animais serão enquadrados como perturbação do sossego Lei sancionada por Cherem passa a vigorar a partir do dia 15 de março O prefeito de Lavras, no Sul de Minas, José Cherem (PSD), sancionou a Lei nº 4393, que dispõe sobre a perturbação do sossego.  A nova legislação é fruto do Projeto de Lei (PL) nº 4.393, de autoria dos vereadores Coronel Claret (PSD) e Marcos Possato (PSDC) e recebeu emendas da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara local. O PL 06/2017 foi protocolado no dia 19 de janeiro deste ano na Câmara Municipal e teve tramitação rápida devido ao forte lobby de um pequeno grupo de moradores de classe média alta de uma região da cidade, interessados diretamente na rotina de um grupo de repúblicas. Já no dia 30 de janeiro o projeto foi votado por unanimidade pelos parlamentares lavrenses. De uma pequena parcela interessada em sua aprovação, agora sancionado o projeto passa a afetar toda a sociedade lavrense. A ...

UMA CIDADE EM PLENO CRESCIMENTO

IBGE estima em mais de 110 mil o número de habitantes de Lavras O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou nesta quinta-feira (28) a estimativa populacional de 2025. Segundo os dados, a população brasileira alcançou 213,4 milhões de habitantes em 1º de julho deste ano, o que representa um crescimento de 0,39% em relação ao ano anterior. Em Lavras, a estimativa aponta para 110.682 habitantes em 2025. No ano passado, a cidade tinha 109.884 habitantes, de acordo com a estimativa de julho de 2024. Esses números não correspondem ao Censo Demográfico de 2022, que registrou oficialmente 104.761 moradores. As estimativas anuais do IBGE são calculadas a partir do último censo realizado, considerando indicadores como taxas de natalidade, mortalidade e migração. Esses dados são fundamentais para projeções demográficas e econômicas entre os censos. A publicação das estimativas no Diário Oficial da União é exigência do Tribunal de Contas da União (TCU) e serve de base para o ...

TCE DETERMINA RESSARCIMENTO E MULTA ASSOCIAÇÃO POR IRREGULARIDADES EM CONVÊNIO PARA ATENDER CRIANÇAS EM CAMPO BELO

A Segunda Câmara do Tribunal de Contas de Minas Gerais (TCEMG) determinou, nesta terça-feira (26/8), o ressarcimento de R$84 mil e também a multa de aproximados R$ 15 mil ao presidente da Associação Centro Educacional Infantil Cantinho Saber, à época, Ronaldo da Silva, em Campo Belo. O município, por meio do Convênio n. 8/2016 (com vigência entre 15/2/2016 e 28/2/2017), custeou e manteve despesas operacionais para oferta de ensino infantil a crianças entre 4 meses e 4 anos e 11 meses, que eram atendidas pela Associação Centro Educacional Infantil Cantinho Saber. Todavia, à época de prestar contas referente ao ano de 2016, a associação apresentou um plano de trabalho ineficaz, documentos que não foram capazes de justificar as despesas apresentadas, com inconsistências de valores, inclusive sem assinatura dos responsáveis. Não apresentou nenhuma nota fiscal, o informe de despesas total divergiu do extrato bancário e, sobre as despesas de pessoal, não recolheu encargos previdenciários. Ou...