Pular para o conteúdo principal

ALIANÇA ENERGIA PROMOVE CAMPANHA PARA PROTEGER FAUNA AQUÁTICA


A Aliança Energia promove anualmente uma campanha de captura, marcação e soltura de diversas espécies de peixes, como curimba, piau-três-pintas, piaparas, dourado, mandi e tabarana, em uma iniciativa do Programa de Monitoramento da Ictiofauna (peixes) da empresa. A última aconteceu na Usina Hidrelétrica de Funil, localizada no Rio Grande, entre os municípios de Lavras e Perdões, no sul de Minas Gerais. A campanha engaja os pescadores locais nas áreas a montante e a jusante do barramento, com o objetivo de preservar as espécies e, principalmente, de garantir a sustentabilidade ambiental da região.

Segundo o analista ambiental da Aliança Energia, Walisson Souza Soares, a campanha utiliza o método de marcação e recaptura com etiquetas plásticas numeradas, chamadas "LEA", que são fixadas nas nadadeiras dos peixes, contendo o telefone da empresa. "A pessoa envolvida na pesca esportiva ou de subsistência que recaptura o peixe marcado deve entrar em contato com a Aliança e fornecer informações sobre os peixes e as etiquetas”, explica Walisson. Esse método foi desenvolvido para avaliar o padrão de migração dos peixes nas diferentes áreas-alvo e depende da colaboração e participação da comunidade local. Cada participante é contemplado com um brinde da campanha.

Conscientização
Além disso, após o período da piracema, é realizado um trabalho de conscientização e divulgação do monitoramento em toda a região próxima à usina, incluindo comunidades, comércios, pontos de pesca e colônias de pescadores. Essa abordagem tem mostrado resultados positivos, com 111 recapturas de peixes marcados já registradas até maio.

O analista ambiental ressalta que a iniciativa contribui para a preservação da fauna aquática e também representa um dos valores da Aliança Energia, que é a sustentabilidade, observada na atuação com responsabilidade ambiental.

Valter Fernandes, que aproveita seus momentos de lazer para pescar, conta que foi ótimo ter a oportunidade de entender o trabalho da Aliança e ainda ser premiado. “Além de produzir energia, a empresa contribui para a preservação do meio ambiente”, conclui.

A Aliança Energia desenvolve diversos programas ambientais para minimizar os impactos ambientais de seus empreendimentos. O Programa de Monitoramento da Ictiofauna, por exemplo, é realizado em todas as hidrelétricas da empresa, acompanhando as comunidades de peixes na área de influência dos empreendimentos e orientando ações de conservação e manejo da ictiofauna.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

OPERAÇÃO MAR DE MINAS IV PRENDE MAIS DE 400 PESSOAS E APREENDE R$ 4,7 MILHÕES NA REGIÃO DO LAGO DE FURNAS

Forças de segurança do Estado atuaram de forma integrada com, durante mais de um mês, combatendo irregularidades e crimes A Operação Mar de Minas IV, promovida pelo Governo de Minas com órgaõs federais e instituições parceiras, teve um saldo de 2.376 apreensões feitas pela fiscalização tributária, que somaram R$ 4,7 milhões, e prendeu 401 pessoas, sendo 385 em flagrante. O balanço foi realizado pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), nesta terça-feira (24/6). Os trabalhos começaram no dia 19/5 e se estenderam até o último domingo (22/6). Realizada de força integrada, a operação reuniu as forças de segurança estaduais, federais e instituições parceiras, empregando um efetivo de 617 integrantes, 238 viaturas, 11 embarcações, duas motos aquáticas e um drone. As ações preventivas, repressivas e de fiscalização ocorreram em diferentes pontos da região do Lago de Furnas, visando garantir a segurança dos turistas, do comércio e da população local. Houve abordagens e...

CAPOEIRISTAS DE VARGINHA LEVAM A ARTE DA CAPOEIRA PARA A EUROPA

Os capoeiristas da Casa da Capoeira – unidade Varginha seguem ampliando as fronteiras da arte e da cultura brasileira. No início de junho, Osvaldo Henrique (Mestrando Pé de Vento), João Neto (Instrutor Red Bull) e Luís Gustavo (Instrutor Panga) embarcaram em um tour internacional pela Europa, levando a capoeira de Varginha para quatro países: Portugal, França, Alemanha e Polônia. Durante a viagem, os atletas ministraram oficinas, participaram de workshops e realizaram atividades com grupos locais, fortalecendo laços culturais e promovendo intercâmbio com capoeiristas de diversos países. A turnê abriu novas possibilidades de parcerias e projetos futuros no exterior. O trio retornou a Varginha no dia 23 de junho, mas a agenda apertada não permitiu descanso. Já na última quinta (26/06), eles embarcaram rumo a Brasília, onde os instrutores Red Bull e Panga participam do Volta ao Mundo Bambas (VMB), considerado o maior campeonato de capoeira do mundo. Luís Gustavo disputará a seletiva da ca...