Pular para o conteúdo principal

QUEIJO D'ALAGOA-MG BRILHOU NO VI PRÊMIO QUEIJO BRASIL


A Queijo D'Alagoa-MG recebeu 4 Medalhas de Ouro, 1 Medalha de Prata e 4 Medalhas de Bronze no VI Prêmio Queijo Brasil em Blumenau-SC, destacando-se entre mais de 1045 queijos de todo o Brasil.

Dentre os 127 queijos premiados com medalha de ouro, foram escolhidos os 10 melhores queijos para compor a Seleção do Queijista, equivalente ao Super Ouro. E a boa notícia é que o Queijo Alagôa 1722 e o Queijo do Coronel, ambos da Queijo D'Alagoa-MG foram selecionados.

"Faltam palavras pra agradecer a Deus por mais esta conquista. Além de comprovar a qualidade dos nossos queijos, coroa o trabalho dos nossos produtores parceiros e de toda a nossa equipe de colaboradores" diz Osvaldo Filho, fundador da Queijo D'Alagoa-MG.

Conheça um pouquinho mais sobre cada queijo premiado:

Seleção do Queijista + Medalha de Ouro:
- Queijo Alagôa 1722:
este queijo foi lançado em Dezembro de 2022 numa Edição Comemorativa aos mais de 300 anos de descobrimento de Alagoa. O documento mais antigo que se tem notícia era datado de 1722, época que ainda usava-se o acento circunflexo em Alagôa! É um queijo artesanal Alagoa num formato boleado e oval. Apresenta olhaduras naturais (propiônicas) e um sabor diferenciado, suave, picância equilibrada, com retrogosto adocicado. Produzido na Fazenda 2M, pela família do Sô Márcio, a 1.525m de altitude, em Alagoa. A maturação é feita pela Queijo D'Alagoa-MG.

Seleção do Queijista + Medalha de Ouro:
- Queijo do Coronel:
é a mais alta patente da Queijo D'Alagoa-MG. É um queijo da reserva particular do Osvaldo, maturado mais de 120 dias, até 12 meses. Zero Lactose. É um queijo artesanal Alagoa potente, picante, mineralizado com um retrogosto adocicado, que persiste na boca e é extremamente aromático. Ideal pra harmonizar com vinhos tintos bem encorpados ou pra finalização de pratos e massas. Produzido pelo produtor parceiro, Rogério Siqueira, e maturado pela Queijo D'Alagoa-MG.

Medalha de Ouro:
- Queijo Faixa Dourada:
este queijo artesanal Alagoa é maturado por mais de 30 dias com o Melhor Azeite Extravirgem do Hemisfério Sul, produzido em Alagoa, acidez máxima de 0,2%. É um queijo especial, tem várias medalhas de ouro e no III Prêmio Queijo Brasil foi o SUPER OURO: O Melhor Queijo Artesanal de Leite Cru do Brasil! É um queijo aromático, com picância bem pronunciada, persistente na boca. Também harmoniza com vinhos tintos ou cerveja especial IPA.

Medalha de Ouro:
- Queijo do Eli:
É produzido pelo Eli no pé da Serra do Condado, no sítio Inácia Pereira. São micro-lotes de apenas 8 apenas por dia. Cada peça pesa um pouco mais de 1kg. São gastos cerca de 10 a 12 litros de leite pra 1kg de queijo.

Medalha de Prata:
- Queijo Alagoa Fumacê:
É também Medalha de Prata no Mondial du Fromage na França 2021. Trata-se de um queijo artesanal Alagoa defumado à lenha, pungente e amendoado, além de ser muito aromático.

Medalha de Bronze:
- Queijo Alagoinha:
É um queijo produzido pelo produtor parceiro Leandro, no Pé do Pico do Chorão. Sabor suave e amanteigado, textura macia devido o estágio de maturação: meia cura, cerca de 15 a 20 dias. É democrático: harmoniza com tudo, do cafezinho ao vinho. É ideal para quem mora sozinho por causa do tamanho e peso (entre 500 a 600 gramas).

Medalha de Bronze:
- Queijo Alagoa Pequena:
também premiado na França, no Mondial du Fromage na França em 2019, produzido pela família Sô Márcio na Fazenda 2M, no Bairro Companhia, a 1.525m de altitude. É um queijo macio, sabor lácteo e suave, levemente picante, aroma de ervas frescas. É um queijo fácil de comer, bem democrático, pois combina com tudo: cafezinho ao vinho, geleias e doces.

Medalha de Bronze:
- Queijo Alagoa Grande:
produzido pelo produtor Rogério, foi eleito Super Ouro em 2022 em Alagoa com várias medalhas de ouro no Concurso O Melhor Queijo de Alagoa. É um queijo de aproximadamente 5kg, macio, levemente picante, persistente na boca, aroma lácteo e ervas frescas. Também harmoniza com tudo: do cafezinho ao vinho!

Medalha de Bronze:
- Queijo Gran Alagoa:
É um queijo de 12kg criado pela Queijo D'Alagoa-MG em 2017, quando ninguém em Alagoa fazia queijo em formas tão grandes. Ele começa com 15kg e ao longo da maturação fica pesando 12kg. É vendido em cunhas (pedaços) entre 400 a 500gr. É um queijo zero lactose, durante o processo de maturação as bactérias láticas consomem a lactose transformando em ácido láctico, conferindo um sabor picante, potente e mineral, com cristais de tirosina (substância que gera felicidade), retrogosto adocicado. Queijo ideal pra harmonizar com vinhos tintos encorpados.

Sobre a Queijo D'Alagoa-MG
A Queijo D'Alagoa-MG nasceu em 2009 com a missão de reconhecer a importância do produtor, agregar valor ao produto, fomentar o turismo, movimentar a economia local e preservar a cultura, história e tradição, sendo pioneira na venda de queijo pela internet e na entrega em todo o Brasil. Além do site, conta com duas lojas físicas: uma no Centro de Alagoa, na Rua José Luiz de Siqueira, 352 e outra em Passa Quatro, na Av. Dona Ana Motta Pães, 15, Bairro Taboão.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

CRESCIMENTO ORDENADO

São célebres e recorrentes exemplos de cidades que, ao experimentar ciclos duradouros de crescimento, deixaram de lado o planejamento urbano e viram parte dos avanços conquistados se converter em degradação.    Para fugir desse indesejável efeito colateral do desenvolvimento, Pouso Alegre, no Sul de Minas, se dedica à modernização das leis que regimentam o uso, a ocupação do solo e a disposição urbana em todas as suas dimensões. Não se trata de uma discussão trivial. Até o final de 2013, ao menos quatro projetos de leis foram elaborados pelo Executivo e aprovados pela Câmara de Vereadores com a missão de estabelecer as regras fundamentais sobre as quais será baseada a expansão urbana da cidade pelas próximas décadas, quando sua população pode triplicar, se aproximando de 500 mil habitantes. O conjunto de leis moderniza e complementa o Plano Diretor Municipal, estabelecendo critérios a serem observados na construção e disposição de imóveis, conforme sua localização e fi...