O IMPC-Unis (Índice Municipal de Preços ao Consumidor de Varginha), calculado pelo Departamento de Pesquisa do Unis e pelo GEESUL, apresentou elevação de 0,42% no mês de agosto em comparação com julho.
Considerando o período de doze meses, o índice acumula alta de 2,67%. O IMPC-Unis é um indicador criado para medir o nível geral de preços na cidade de Varginha considerando 5 grandes grupos de gastos: Alimentação, Habitação, Transporte, Educação e Comunicação. Estes grupos são divididos em 11 subgrupos e 44 itens que totalizam 503 preços coletados.
O grupo transporte apresentou alta de 4,62%, com destaque para as elevações nos preços do diesel (11,42%) e da gasolina (4,98%) que ocorreram em função da alta internacional do petróleo e do reajuste praticado pela Petrobras.
O segundo grupo com elevação foi alimentação (1,37%). As principais altas ocorreram com alimentação fora do domicílio (10,96%) devido a uma recomposição de preços, arroz (7,35%) e banana (6,78%) em função de uma menor oferta no mercado interno. Já as maiores quedas foram ovos (-16,85%), leite integral (-7,54%) e feijão carioquinha (-6,75%) explicadas em função de melhoria na produção e oferta destes produtos e uma demanda menor.
No caso da comunicação houve queda de -0,98%, com os planos básicos de telefonia móvel aumentando 4,30% e os planos básicos de internet diminuindo -3,67%.
Por fim, a maior diminuição ocorreu no grupo habitação (-2,88%), onde as principais altas foram nos itens de higiene pessoal (1,45%), produtos de limpeza em geral (1%) e energia elétrica (0,99%), enquanto que o gás de cozinha indicou queda de -5,54% O grupo educação apresentou estabilidade nos preços médios.
Conforme previsto no último relatório, o reajuste nos preços dos combustíveis foi fundamental para a alta da inflação em Varginha no mês de agosto. A boa produção agrícola neste ano está contribuindo para uma maior estabilidade nos preços dos alimentos, no entanto fatores internos e principalmente externos influenciaram a dinâmica dos valores do arroz em agosto.
O IPCA, índice oficial de inflação no Brasil, teve em agosto alta de 0,23%, atingindo em doze meses elevação de 4,61%. Nota-se que o resultado local em agosto foi maior em comparação com a inflação nacional, porém no período de doze meses a inflação acumulada em Varginha é menor em comparação com o Brasil.
No curto prazo há possibilidade de alguns produtos alimentícios entrarem no período de entressafra o que pode trazer elevações de preços, porém em patamares não muito altos. É importante destacar que o comportamento da demanda externa será fundamental para a dinâmica de preços no mercado interno nos próximos meses deste ano e a continuidade de alta nas cotações do petróleo e na energia elétrica também podem influenciar os indicadores de inflação no país e em Varginha.
Confira a pesquisa completa clicando aqui.
Nenhum comentário:
Postar um comentário