quinta-feira, 28 de setembro de 2023

PREFEITURA DE LAVRAS ABRE PROCESSO ADMINISTRATIVO CONTRA A COPASA


Na manhã desta segunda-feira, dia 25 de setembro, o vereador Antônio Claret dos Santos (Coronel Claret) denunciou o abuso da concessionária de abastecimento de água e esgoteamento de Lavras, a Copasa, que sem comunicação prévia, deixou vários bairros periféricos sem água por mais de 3 dias.

Uma lei de autoria do parlamentar obriga a comunicação prévia de 7 dias de qualquer interrupção programada ou comunicação imediata, quando a interrupção se dá por problema não planejado. No presente caso, a concessionária comunicou a prefeitura, Câmara Municipal e órgãos de imprensa 24 horas depois da interrupção.

A Lei Municipal número 4670/21, foi uma alternativa que encontramos para fazer frente ao descaso da COPASA com a população lavrense, que no verão de 2021 vivenciou uma série de interrupções no fornecimento de água, em plena pandemia, sem nenhuma comunicação prévia e informação sobre o retorno do abastecimento.

"Foram momentos terríveis para nossa população e nossa Lei veio para resguardar o direito a informação e combater estes abusos. Passado 2 anos da aprovação da Lei, a Concessionária volta a castigar nossa cidade", destaca o parlamentar.

Mas dessa vez a reação do executivo municipal foi rápida. Além do processo administrativo, que poderá gerar multa de 3 mil unidades fiscais, algo em torno 15 mil reais, a prefeitura também abriu um Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI) para contratação de empresas especializadas no serviço de abastecimento de água e tratamento de esgoto.

"Assim, em breve poderemos ter uma nova concorrência para este serviço público em nossa cidade, com possibilidades de tarifas mais baixas, que a aplicada atualmente pela Copasa. Forte marchemos!", ressalta Claret.

Nenhum comentário: