Pular para o conteúdo principal

PREFEITURA DE LAVRAS ABRE PROCESSO ADMINISTRATIVO CONTRA A COPASA


Na manhã desta segunda-feira, dia 25 de setembro, o vereador Antônio Claret dos Santos (Coronel Claret) denunciou o abuso da concessionária de abastecimento de água e esgoteamento de Lavras, a Copasa, que sem comunicação prévia, deixou vários bairros periféricos sem água por mais de 3 dias.

Uma lei de autoria do parlamentar obriga a comunicação prévia de 7 dias de qualquer interrupção programada ou comunicação imediata, quando a interrupção se dá por problema não planejado. No presente caso, a concessionária comunicou a prefeitura, Câmara Municipal e órgãos de imprensa 24 horas depois da interrupção.

A Lei Municipal número 4670/21, foi uma alternativa que encontramos para fazer frente ao descaso da COPASA com a população lavrense, que no verão de 2021 vivenciou uma série de interrupções no fornecimento de água, em plena pandemia, sem nenhuma comunicação prévia e informação sobre o retorno do abastecimento.

"Foram momentos terríveis para nossa população e nossa Lei veio para resguardar o direito a informação e combater estes abusos. Passado 2 anos da aprovação da Lei, a Concessionária volta a castigar nossa cidade", destaca o parlamentar.

Mas dessa vez a reação do executivo municipal foi rápida. Além do processo administrativo, que poderá gerar multa de 3 mil unidades fiscais, algo em torno 15 mil reais, a prefeitura também abriu um Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI) para contratação de empresas especializadas no serviço de abastecimento de água e tratamento de esgoto.

"Assim, em breve poderemos ter uma nova concorrência para este serviço público em nossa cidade, com possibilidades de tarifas mais baixas, que a aplicada atualmente pela Copasa. Forte marchemos!", ressalta Claret.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho 

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

VARGINHA CONFIRMA FORÇA ECONÔMICA E AMPLIA LIDERANÇA NO SUL DE MINAS

Uma recente análise do Núcleo de Estudos Econômicos da Fecomércio MG confirma que Varginha vive um ciclo consistente de expansão. O comércio avança, o emprego cresce e o empreendedorismo amplia a base empresarial. Os dados analisados por órgãos oficiais como RAIS (Relação Anual de Informações Sociais), CAGED (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) e Departamento Nacional de Registro Empresarial e Integração (DREI – Departamento Nacional de Registro Empresarial e Integração) do governo Federal e entidades renomadas como Fundação João Pinheiro (FJP), reafirmam a força econômica do município. O comércio segue como eixo central da atividade local. Representa 31,77% dos estabelecimentos formais e 24,06% dos empregos com carteira assinada, segundo a RAIS 2024. A predominância de micro e pequenas empresas garante agilidade e capacidade de adaptação. O PIB municipal alcançou R$ 8,09 bilhões em 2021, conforme a Fundação João Pinheiro (FJP), garantindo a 4ª posição entre os municípios do ...