Pular para o conteúdo principal

COLABORADORES TERCEIRIZADOS DA UFLA TERÃO REDUÇÃO DE SALÁRIO


Os colaboradores terceirizados da Universidade Federal de Lavras (UFLA) tiveram uma péssima surpresa por meio de uma notícia triste e inesperada bem às vésperas de um feriadão. O reitor da instituição, professor João Chrysóstomo de Resende Júnior fez uma reunião na manhã de hoje, dia 10 de outubro, com todos os colaboradores terceirizados e informou que os salários serão reduzidos. Alguns cargos terão redução de mais de 40% do valor atual.

O reitor colocou a culpa no resultado da licitação. Não sabemos se esse contrato foi mal construído, por incompetência técnica da Pró-Reitoria de Planejamento e Gestão (PROPLAG) ou se foi intencional a licitação de cargos com salário reduzido, para promover mais uma redução de custos com a folha de pagamento de terceirizados.

Somado a isso, a incapacidade/fracasso da gestão do orçamento da UFLA, em negociar recursos adicionais com o Governo Federal. Um grupo significativo de servidores do quadro, tanto docentes como técnico-administrativos estão se solidarizando com os terceirizados e planejam acionar os sindicatos SINDUFLA e ADUFLA para intermediar com a Reitoria uma forma de evitar que um grupo que tanto colabora com o funcionamento da UFLA seja penalizado ou descartado dessa forma.

Alguns terceirizados já estão informando via WhatsApp que não irão continuar na UFLA com os novos salários negociados pela PROPLAG.

Outro lado
A redação do Blog O Corvo-Veloz procurou a Universidade Federal de Lavras para ouvir a versão da instituição sobre essa redução nos salários.

Confira a nota enviada:

A reunião foi realizada com parte dos funcionários terceirizados que atuam na Universidade, especificamente aqueles ligados aos contratos de apoio administrativo e de manutenção e conservação, conforme consta na notícia publicada nesta manhã. Em parte dos cargos licitados, os salários apresentados pela empresa habilitada são menores que os praticados pela empresa que presta atualmente os serviços. Essa diferença é, em média, de 23%. Há 1 posto de trabalho cujo vencimento adotado pela empresa habilitada tem diferença maior que 40%, com 1 funcionário ocupando-o atualmente.

Comentários

Anônimo disse…
Que absurdo, chega ser desumano isso. Salário mal da pra passar o mês.

Postagens mais visitadas deste blog

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

OPERAÇÃO MAR DE MINAS IV PRENDE MAIS DE 400 PESSOAS E APREENDE R$ 4,7 MILHÕES NA REGIÃO DO LAGO DE FURNAS

Forças de segurança do Estado atuaram de forma integrada com, durante mais de um mês, combatendo irregularidades e crimes A Operação Mar de Minas IV, promovida pelo Governo de Minas com órgaõs federais e instituições parceiras, teve um saldo de 2.376 apreensões feitas pela fiscalização tributária, que somaram R$ 4,7 milhões, e prendeu 401 pessoas, sendo 385 em flagrante. O balanço foi realizado pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), nesta terça-feira (24/6). Os trabalhos começaram no dia 19/5 e se estenderam até o último domingo (22/6). Realizada de força integrada, a operação reuniu as forças de segurança estaduais, federais e instituições parceiras, empregando um efetivo de 617 integrantes, 238 viaturas, 11 embarcações, duas motos aquáticas e um drone. As ações preventivas, repressivas e de fiscalização ocorreram em diferentes pontos da região do Lago de Furnas, visando garantir a segurança dos turistas, do comércio e da população local. Houve abordagens e...

CAPOEIRISTAS DE VARGINHA LEVAM A ARTE DA CAPOEIRA PARA A EUROPA

Os capoeiristas da Casa da Capoeira – unidade Varginha seguem ampliando as fronteiras da arte e da cultura brasileira. No início de junho, Osvaldo Henrique (Mestrando Pé de Vento), João Neto (Instrutor Red Bull) e Luís Gustavo (Instrutor Panga) embarcaram em um tour internacional pela Europa, levando a capoeira de Varginha para quatro países: Portugal, França, Alemanha e Polônia. Durante a viagem, os atletas ministraram oficinas, participaram de workshops e realizaram atividades com grupos locais, fortalecendo laços culturais e promovendo intercâmbio com capoeiristas de diversos países. A turnê abriu novas possibilidades de parcerias e projetos futuros no exterior. O trio retornou a Varginha no dia 23 de junho, mas a agenda apertada não permitiu descanso. Já na última quinta (26/06), eles embarcaram rumo a Brasília, onde os instrutores Red Bull e Panga participam do Volta ao Mundo Bambas (VMB), considerado o maior campeonato de capoeira do mundo. Luís Gustavo disputará a seletiva da ca...