Pular para o conteúdo principal

COLABORADORES TERCEIRIZADOS DA UFLA TERÃO REDUÇÃO DE SALÁRIO


Os colaboradores terceirizados da Universidade Federal de Lavras (UFLA) tiveram uma péssima surpresa por meio de uma notícia triste e inesperada bem às vésperas de um feriadão. O reitor da instituição, professor João Chrysóstomo de Resende Júnior fez uma reunião na manhã de hoje, dia 10 de outubro, com todos os colaboradores terceirizados e informou que os salários serão reduzidos. Alguns cargos terão redução de mais de 40% do valor atual.

O reitor colocou a culpa no resultado da licitação. Não sabemos se esse contrato foi mal construído, por incompetência técnica da Pró-Reitoria de Planejamento e Gestão (PROPLAG) ou se foi intencional a licitação de cargos com salário reduzido, para promover mais uma redução de custos com a folha de pagamento de terceirizados.

Somado a isso, a incapacidade/fracasso da gestão do orçamento da UFLA, em negociar recursos adicionais com o Governo Federal. Um grupo significativo de servidores do quadro, tanto docentes como técnico-administrativos estão se solidarizando com os terceirizados e planejam acionar os sindicatos SINDUFLA e ADUFLA para intermediar com a Reitoria uma forma de evitar que um grupo que tanto colabora com o funcionamento da UFLA seja penalizado ou descartado dessa forma.

Alguns terceirizados já estão informando via WhatsApp que não irão continuar na UFLA com os novos salários negociados pela PROPLAG.

Outro lado
A redação do Blog O Corvo-Veloz procurou a Universidade Federal de Lavras para ouvir a versão da instituição sobre essa redução nos salários.

Confira a nota enviada:

A reunião foi realizada com parte dos funcionários terceirizados que atuam na Universidade, especificamente aqueles ligados aos contratos de apoio administrativo e de manutenção e conservação, conforme consta na notícia publicada nesta manhã. Em parte dos cargos licitados, os salários apresentados pela empresa habilitada são menores que os praticados pela empresa que presta atualmente os serviços. Essa diferença é, em média, de 23%. Há 1 posto de trabalho cujo vencimento adotado pela empresa habilitada tem diferença maior que 40%, com 1 funcionário ocupando-o atualmente.

Comentários

Anônimo disse…
Que absurdo, chega ser desumano isso. Salário mal da pra passar o mês.

Postagens mais visitadas deste blog

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho 

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

VARGINHA CONFIRMA FORÇA ECONÔMICA E AMPLIA LIDERANÇA NO SUL DE MINAS

Uma recente análise do Núcleo de Estudos Econômicos da Fecomércio MG confirma que Varginha vive um ciclo consistente de expansão. O comércio avança, o emprego cresce e o empreendedorismo amplia a base empresarial. Os dados analisados por órgãos oficiais como RAIS (Relação Anual de Informações Sociais), CAGED (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) e Departamento Nacional de Registro Empresarial e Integração (DREI – Departamento Nacional de Registro Empresarial e Integração) do governo Federal e entidades renomadas como Fundação João Pinheiro (FJP), reafirmam a força econômica do município. O comércio segue como eixo central da atividade local. Representa 31,77% dos estabelecimentos formais e 24,06% dos empregos com carteira assinada, segundo a RAIS 2024. A predominância de micro e pequenas empresas garante agilidade e capacidade de adaptação. O PIB municipal alcançou R$ 8,09 bilhões em 2021, conforme a Fundação João Pinheiro (FJP), garantindo a 4ª posição entre os municípios do ...