Pular para o conteúdo principal

SEMINÁRIO REÚNE AGENTES PÚBLICOS DE CIDADES COM TARIFA ZERO


O seminário acontece nos dias 27 e 28 de outubro no auditório da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG) – campus Varginha, promovido pelo Movimento de Trabalhadores Usuários do Transporte Público (MT U TP).

Prefeitos, vereadores, diretores de autarquias, secretários de segurança, desenvolvimento, gerentes de empresas públicas – além de empresários e estudantes participam de um seminário de dois dias sobre mobilidade urbana e implantação de Tarifa Zero nos coletivos.

Presencialmente, cerca de dez cidades de MG, Rio e SP com seus representantes – prefeitos, vereadores, assessores e secretários - estarão expondo a maneira como cada uma delas, levou para a população, transporte gratuito - enquanto esperam pela PEC 25: Flávio Moreira, diretor da SEDECO de Ibirité; prefeito Antônio Augusto e o secretário de Obras e Serviços Ademir Resende de São Joaquim de Bicas; Geraldo Junior, chefe de Gabinete do prefeito de Lagoa da Prata Di Gianne Professor, assim como Marconi Rodrigues, chefe de Gabinete, juntamente com o prefeito Alisson Assis, de Campo Belo.

De Paranaguá, a secretária municipal de desenvolvimento Cristianara Foulkenig, se dispôs também a falar por vídeo conferência como está sendo gerenciado o sistema de transporte coletivo gratuito naquela cidade.

Uma entrevista com o engenheiro e ex-professor da USP – hoje aposentado – Lucio Greggori, a pessoa que vislumbrou a possibilidade de que esse sistema podia funcionar. Gregori foi integrante do Governo Erundina, na Secretaria de Planejamento, e hoje a PEC 25 com a implantação do SUM – Sistema Único de Mobilidade – tem diretamente a ver com a criação dessa sua proposição, de 1990, a nível nacional. Diretamente de São Paulo, por vídeo conferencia ele explica o projeto.

De São Paulo, o prefeito de Vargem Grande Paulista, Josué Ramos, vem a Varginha – sem trocadilho – dizer como a cidade está funcionando depois da circulação dos ônibus sem catracas na cidade.

De Curitiba o presidente da Comissão de transportes vereador Herivelto Oliveira e a integrante da comissão, Geórgia Prates, darão uma entrevista exclusiva para os presentes no auditório da UNIFAL-MG com informações sobre como estão as tratativas para análise do PL que cria a Tarifa Zero na capital paranaense, orçado inicialmente em R$ 84 milhões mensal.

De Maricá/RJ – considerada como exemplo deste trabalho – o gerente da empresa de transporte público daquele município, Celso Haddad, vem a Varginha mostrar como a cidade fluminense está funcionando com o sistema público de transporte.

Ainda está sendo aguardada a confirmação de algumas prefeituras que estão avaliando as agendas: Ouro Branco, Arcos, Muzambinho e São Lourenço.

Comentários

marçal disse…
Estaremos lá no campus da UNIFAL - Varginha. Tema muito mportante.

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

CRESCIMENTO ORDENADO

São célebres e recorrentes exemplos de cidades que, ao experimentar ciclos duradouros de crescimento, deixaram de lado o planejamento urbano e viram parte dos avanços conquistados se converter em degradação.    Para fugir desse indesejável efeito colateral do desenvolvimento, Pouso Alegre, no Sul de Minas, se dedica à modernização das leis que regimentam o uso, a ocupação do solo e a disposição urbana em todas as suas dimensões. Não se trata de uma discussão trivial. Até o final de 2013, ao menos quatro projetos de leis foram elaborados pelo Executivo e aprovados pela Câmara de Vereadores com a missão de estabelecer as regras fundamentais sobre as quais será baseada a expansão urbana da cidade pelas próximas décadas, quando sua população pode triplicar, se aproximando de 500 mil habitantes. O conjunto de leis moderniza e complementa o Plano Diretor Municipal, estabelecendo critérios a serem observados na construção e disposição de imóveis, conforme sua localização e fi...