Pular para o conteúdo principal

ACORDO FIRMADO ENTRE CEMIG E UNIFEI FOMENTA ESTUDOS SOBRE HIDROGÊNIO VERDE

Parceria científica e tecnológica irá possibilitar o aprofundamento de pesquisas acadêmicas sobre o tema

A Cemig e a Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) firmaram, no último sábado, dia 25 de novembro, dois importantes acordos de cooperação. Na ocasião, o diretor de Geração e Transmissão da Cemig, Thadeu Carneiro da Silva, assinou protocolo de intenções para fins de colaboração científica e tecnológica entre as duas instituições. Durante o encontro, também foi formalizada a transferência da Central Geradora Hidrelétrica (CGH) Luiz Dias. A usina, que era de propriedade da Cemig, foi cedida de forma não onerosa à UNIFEI, para ser utilizada na compensação da energia que será empregada no laboratório do Centro de Hidrogênio Verde (CH2V), projeto realizado pela instituição e que contribui para o desenvolvimento de pesquisas sobre o vetor energético. Produzido a partir de recursos renováveis, o Hidrogênio Verde (H2V) é considerado por muitos especialistas como uma chave promissora para a transição energética, a descarbonização e a sustentabilidade.

Trata-se de mais um passo para o fortalecimento do histórico laço entre as duas instituições, em uma iniciativa que irá fomentar a produção científica e tecnológica no setor elétrico nacional. O acordo prevê a colaboração abrangendo atividades de pesquisa, desenvolvimento e serviços científicos e tecnológicos; além de formação, treinamento e desenvolvimento de recursos humanos, absorção e transferência de tecnologias, aprimoramento técnico e científico e prototipação e desenvolvimento de sistemas em hardware e software.

A parceria ainda contempla o contrato de transferência da CGH Luiz Dias para a UNIFEI. Inaugurada em 1914, a CGH está instalada no rio Lourenço Velho, no município de Itajubá, e possui duas unidades geradoras, representando 1,62 MW de potência instalada.

Centro de Hidrogênio Verde
A UNIFEI - dentro do âmbito do Centro de Excelência de Conservação de Energia, também construído em parceria com a Cemig - vem desenvolvendo o CH2V, cujo objetivo é ajudar as indústrias mineira e brasileira a atravessarem a transição energética, reduzindo a pegada de carbono de seus produtos e tornando-os cada vez mais desejáveis em âmbitos nacional e internacional.

"O Hidrogênio Verde conta com grande importância em razão de sua versatilidade, já que há a possibilidade de ser transformado em combustível ou em eletricidade. Isso reduz o índice de emissão de gás carbônico na atmosfera, uma vez que ele é extraído de fontes limpas e renováveis", afirma Thadeu Carneiro da Silva.

"O CH2V adotará a produção de Hidrogênio Verde por meio da eletrólise da água, utilizando energia elétrica proveniente de fontes renováveis como centrais hidrelétricas, centrais solares fotovoltaicas e centrais eólicas, entre outras", explica o diretor. "Nesse contexto, a CGH Luiz Dias poderá contribuir efetivamente com o projeto, fornecendo energia limpa ao CH2V e servindo como um laboratório funcional para o aprimoramento técnico e científico da geração hídrica", completa o executivo.

Medalha Theodomiro Carneiro Santiago
Durante o encontro que firmou a parceria, a UNIFEI também agraciou o diretor da Cemig com a Medalha Theodomiro Carneiro Santiago, honraria concedida pela universidade a pessoas que se destacaram na área da Engenharia ou que muito promoveram e ajudaram a instituição.

"Considero uma honra receber esta medalha, especialmente porque Theodomiro Carneiro Santiago, além de ser o fundador deste importante centro de ensino, também dá nome à maior usina hidrelétrica da Cemig, popularmente conhecida como 'Emborcação', localizada sobre o Rio Paranaíba, na divisa dos Estados de Minas Gerais e Goiás", declara o diretor.

Referência em sustentabilidade
Referência no setor elétrico, a Cemig tem 100% do seu parque gerador advindo de fontes limpas e renováveis de energia. Além disso, a companhia já emitiu cerca de 12 milhões de Certificados de Energia Renovável (RECs) para seus clientes no mercado livre de energia desde 2019. Essas certificações comprovam a utilização de energia limpa, renovável e rastreável que segue em total consonância com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU relacionados à produção de energia e à preservação do meio ambiente.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

CRESCIMENTO ORDENADO

São célebres e recorrentes exemplos de cidades que, ao experimentar ciclos duradouros de crescimento, deixaram de lado o planejamento urbano e viram parte dos avanços conquistados se converter em degradação.    Para fugir desse indesejável efeito colateral do desenvolvimento, Pouso Alegre, no Sul de Minas, se dedica à modernização das leis que regimentam o uso, a ocupação do solo e a disposição urbana em todas as suas dimensões. Não se trata de uma discussão trivial. Até o final de 2013, ao menos quatro projetos de leis foram elaborados pelo Executivo e aprovados pela Câmara de Vereadores com a missão de estabelecer as regras fundamentais sobre as quais será baseada a expansão urbana da cidade pelas próximas décadas, quando sua população pode triplicar, se aproximando de 500 mil habitantes. O conjunto de leis moderniza e complementa o Plano Diretor Municipal, estabelecendo critérios a serem observados na construção e disposição de imóveis, conforme sua localização e fi...