Pular para o conteúdo principal

LIRAa CLASSIFICA VARGINHA COMO DE MÉDIO RISCO PARA EPIDEMIA


A Secretaria Municipal de Saúde (Semus), por meio do Setor de Vigilância Ambiental, informa que o 1º Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa) do ano, realizado de 08 a 11 desse mês de janeiro, classificou Varginha como médio risco para epidemia.

No total geral foram encontrados 86 focos de Aedes aegypti e dois focos de Aedes albopictus. O bairro com mais focos foi o Parque Rinaldi, sendo que os depósitos predominantes foram pratos de planta, plásticos, baldes e latas.

O LIRAa consiste em visitar 20% dos quarteirões sorteados pelo programa do Ministério da Saúde, sendo que o mesmo é realizado em todo território nacional, em cidades com índice de infestação com mais de 2 mil imóveis.

Nos imóveis visitados pelos Agentes de Combate às Endemias (ACE's), além do tratamento e eliminação dos focos foram recolhidos exemplares das larvas e pupas encontradas, que junto de um formulário próprio contendo endereço, tipo de depósito e quantidade de larvas e pupas, foram encaminhados ao laboratório do Setor de Vigilância Ambiental, onde foi feita a contagem e a identificação das mesmas.

Todos os dados foram lançados no sistema do Ministério da Saúde, onde o mesmo classifica o município como; Baixo Risco, Médio Risco ou Alto Risco de infestação.

O Setor de Vigilância Ambiental em conjunto com outras Secretarias da Prefeitura, vem realizando diversas ações como mutirão de limpeza, colocação de tampas em caixas d' água de residências abandonadas ou de pessoas carentes, intensificando vistorias nos bairros com maiores números de focos encontrados no LIRAa entre outros.

A Prefeitura orienta toda a população a redobrar os cuidados o ano todo.

O morador deverá refletir sobre os riscos da doença, tirando no mínimo 10 minutos por semana para verificar quintais e também o interior do imóvel, quanto aos depósitos de água parada como:

- vasos sanitários em desuso devem ser limpos e tampados;
- faça o tratamento correto das piscinas;
- verifique se as caixas d´água estão bem tampadas e amarradas;
- limpe as calhas;
- vede ralos e caixas de gorduras;
- coloque areia ou gel umidificante no pratinho das plantas;
- evite as plantas aquáticas;
- tenha muito cuidado com as bromélias;
- verifique com frequência o recipiente de degelo da geladeira.

A Semus lembra que outros cuidados devem ser tomados, pois a Dengue - ou a gente acaba com ela ou ela acaba com a gente.

A encarregada do Setor de Vigilância Ambiental, Vânia Nobre, informa que o Mutirão de Limpeza, a partir de quarta feira, 17, será realizado no bairro onde foram encontrados o maior número de focos de mosquitos transmissores de doenças, Parque Rinaldi.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

OPERAÇÃO MAR DE MINAS IV PRENDE MAIS DE 400 PESSOAS E APREENDE R$ 4,7 MILHÕES NA REGIÃO DO LAGO DE FURNAS

Forças de segurança do Estado atuaram de forma integrada com, durante mais de um mês, combatendo irregularidades e crimes A Operação Mar de Minas IV, promovida pelo Governo de Minas com órgaõs federais e instituições parceiras, teve um saldo de 2.376 apreensões feitas pela fiscalização tributária, que somaram R$ 4,7 milhões, e prendeu 401 pessoas, sendo 385 em flagrante. O balanço foi realizado pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), nesta terça-feira (24/6). Os trabalhos começaram no dia 19/5 e se estenderam até o último domingo (22/6). Realizada de força integrada, a operação reuniu as forças de segurança estaduais, federais e instituições parceiras, empregando um efetivo de 617 integrantes, 238 viaturas, 11 embarcações, duas motos aquáticas e um drone. As ações preventivas, repressivas e de fiscalização ocorreram em diferentes pontos da região do Lago de Furnas, visando garantir a segurança dos turistas, do comércio e da população local. Houve abordagens e...

CAPOEIRISTAS DE VARGINHA LEVAM A ARTE DA CAPOEIRA PARA A EUROPA

Os capoeiristas da Casa da Capoeira – unidade Varginha seguem ampliando as fronteiras da arte e da cultura brasileira. No início de junho, Osvaldo Henrique (Mestrando Pé de Vento), João Neto (Instrutor Red Bull) e Luís Gustavo (Instrutor Panga) embarcaram em um tour internacional pela Europa, levando a capoeira de Varginha para quatro países: Portugal, França, Alemanha e Polônia. Durante a viagem, os atletas ministraram oficinas, participaram de workshops e realizaram atividades com grupos locais, fortalecendo laços culturais e promovendo intercâmbio com capoeiristas de diversos países. A turnê abriu novas possibilidades de parcerias e projetos futuros no exterior. O trio retornou a Varginha no dia 23 de junho, mas a agenda apertada não permitiu descanso. Já na última quinta (26/06), eles embarcaram rumo a Brasília, onde os instrutores Red Bull e Panga participam do Volta ao Mundo Bambas (VMB), considerado o maior campeonato de capoeira do mundo. Luís Gustavo disputará a seletiva da ca...