terça-feira, 16 de janeiro de 2024

LIRAa CLASSIFICA VARGINHA COMO DE MÉDIO RISCO PARA EPIDEMIA


A Secretaria Municipal de Saúde (Semus), por meio do Setor de Vigilância Ambiental, informa que o 1º Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa) do ano, realizado de 08 a 11 desse mês de janeiro, classificou Varginha como médio risco para epidemia.

No total geral foram encontrados 86 focos de Aedes aegypti e dois focos de Aedes albopictus. O bairro com mais focos foi o Parque Rinaldi, sendo que os depósitos predominantes foram pratos de planta, plásticos, baldes e latas.

O LIRAa consiste em visitar 20% dos quarteirões sorteados pelo programa do Ministério da Saúde, sendo que o mesmo é realizado em todo território nacional, em cidades com índice de infestação com mais de 2 mil imóveis.

Nos imóveis visitados pelos Agentes de Combate às Endemias (ACE's), além do tratamento e eliminação dos focos foram recolhidos exemplares das larvas e pupas encontradas, que junto de um formulário próprio contendo endereço, tipo de depósito e quantidade de larvas e pupas, foram encaminhados ao laboratório do Setor de Vigilância Ambiental, onde foi feita a contagem e a identificação das mesmas.

Todos os dados foram lançados no sistema do Ministério da Saúde, onde o mesmo classifica o município como; Baixo Risco, Médio Risco ou Alto Risco de infestação.

O Setor de Vigilância Ambiental em conjunto com outras Secretarias da Prefeitura, vem realizando diversas ações como mutirão de limpeza, colocação de tampas em caixas d' água de residências abandonadas ou de pessoas carentes, intensificando vistorias nos bairros com maiores números de focos encontrados no LIRAa entre outros.

A Prefeitura orienta toda a população a redobrar os cuidados o ano todo.

O morador deverá refletir sobre os riscos da doença, tirando no mínimo 10 minutos por semana para verificar quintais e também o interior do imóvel, quanto aos depósitos de água parada como:

- vasos sanitários em desuso devem ser limpos e tampados;
- faça o tratamento correto das piscinas;
- verifique se as caixas d´água estão bem tampadas e amarradas;
- limpe as calhas;
- vede ralos e caixas de gorduras;
- coloque areia ou gel umidificante no pratinho das plantas;
- evite as plantas aquáticas;
- tenha muito cuidado com as bromélias;
- verifique com frequência o recipiente de degelo da geladeira.

A Semus lembra que outros cuidados devem ser tomados, pois a Dengue - ou a gente acaba com ela ou ela acaba com a gente.

A encarregada do Setor de Vigilância Ambiental, Vânia Nobre, informa que o Mutirão de Limpeza, a partir de quarta feira, 17, será realizado no bairro onde foram encontrados o maior número de focos de mosquitos transmissores de doenças, Parque Rinaldi.

Nenhum comentário: