Pular para o conteúdo principal

BANCO DE ALIMENTOS AMPLIA AÇÕES DE SEGURANÇA ALIMENTAR EM POÇOS DE CALDAS

Cestas Verdes passaram de 2.449 em 2020 para 7.485 no ano passado

Por meio da articulação intersetorial, o Banco Municipal de Alimentos de Poços de Caldas vem promovendo a alimentação adequada e saudável para centenas de famílias em vulnerabilidade social com membros portadores de Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT).

Em relação à distribuição de Cestas Verdes, auxílio-alimentação por meio da entrega de cestas com legumes, hortaliças e frutas fornecidas como forma de complementação das refeições, o número saltou de 2.449 no ano de 2020, média de 204 por mês, com cerca de 37 toneladas de alimentos distribuídas, para 7.485 cestas verdes durante o ano de 2023, uma média 624/mês, aproximadamente 113 toneladas de alimentos.

Segundo o coordenador de Segurança Alimentar da Secretaria Municipal de Promoção Social, José Porto, a substancial ampliação foi possível a partir de ações de divulgação e do trabalho dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS). “Com isso, a população foi conhecendo e tendo acesso ao programa da Cesta Verde”, conta.

Ele informa que, para o ano de 2024, a previsão é chegar a 9.400 cestas verde até dezembro, média de 783 mensalmente. Cada Cesta Verde conta com aproximadamente 15 kg de frutas, legumes e verduras.

A Cesta Verde foi estabelecida pela Lei Complementar 186/16, dentro da concessão dos benefícios eventuais do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). Têm direito ao benefício as famílias com renda per capta inferior a ¼ do salário mínimo e que tenham alguma pessoa em situação de insegurança alimentar, como portadores de doenças crônicas não transmissíveis como diabéticos, hipertensos, obesos e desnutridos. Para receber a Cesta Verde, é necessário laudo médico, do nutricionista e parecer técnico-social do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS).

O Banco de Alimentos também implantou uma ação intersetorial, que envolve os CRAS, o Sistema Único de Saúde (SUAS) e o Banco de Alimentos para fornecimento de alimentos saudáveis (frutas, verduras e legumes) para gestantes e puérperas com algum tipo de deficiência de nutrientes, ação inédita em âmbito estadual.

A equipe do Banco de Alimentos adotou, ainda, a realização de visitas trimestrais aos agricultores familiares que integram o Programa de Aquisição de Alimentos municipal, fornecedores dos alimentos, seja por aquisição ou doação. “Visitamos as plantações dos agricultores entre uma colheita e outra plantação e enxergamos a oportunidade de colhermos os alimentos que, muitas vezes, seriam descartados por estarem com aspecto não adequado para a comercialização, embora em totais condições de consumo. Assim, criamos uma parceria entre o Banco de Alimentos e o agricultor, aproveitando ainda melhor os alimentos”, destaca Porto. Para 2024, o investimento previsto para o PAA Municipal é da ordem de R$ 1 milhão.

Em outra iniciativa recente e inovadora, as famílias que retiram os alimentos no Banco Municipal de Alimentos têm oportunidade de escolher o que querem levar em suas cestas. Funciona como uma feira, na qual os beneficiários podem selecionar as variedades e quantidades, valorizando as preferências alimentares e estimulando a autonomia, a autoestima e a dignidade dos atendidos e promovendo a educação alimentar das famílias em situação de vulnerabilidade alimentar.

Também em parceria com os CRAS, as famílias usuárias das cestas verdes participaram de palestra com a nutricionista do Banco de Alimentos, Laís Aguiar, sobre as boas práticas, aproveitamento e cuidados de armazenamento com os alimentos.

Com as ações implantadas no Banco Municipal de Alimentos, Poços de Caldas é referência nacional nas ações de segurança alimentar. “A partir do trabalho em rede e união dos esforços conquistamos a possibilidade de acesso regular a alimentos de qualidade em quantidades suficientes, propiciando aos indivíduos e suas famílias o direito constitucional de acesso à alimentação adequada e saudável para garantia das condições de saúde e qualidade de vida”, pontua a coordenador.

Atendimentos a instituições
No ano de 2020, o Banco de Alimentos atendia 29 instituições, com a doação de 166 toneladas de alimentos perecíveis e não perecíveis. Já em 2023, foram mais 430 toneladas de alimentos movimentadas no Banco Municipal de Alimentos. A nutricionista Laís Aguiar desenvolveu uma cartilha explicativa sobre a manipulação e aproveitamento dos alimentos junto às equipes das instituições, garantindo uma alimentação saudável para os atendimentos.

Foram firmadas, ainda, parcerias com diversas instituições e empresas como Mesa Brasil do Sesc, Arizta, Ferrero do Brasil, Danone, Economart, VN, Unimed, Coopoços, pessoas físicas, agricultores, boxes do Ceasa, eventos, contribuindo para o fortalecimento das ações do Banco de Alimentos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TJMG CONFIRMA DANO MORAL PARA TRANSEXUAL QUE SOFREU PRECONCEITO DURANTE EXAME DO SUS EM NAZARENO

Uma mulher transexual que realizou exames pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em Nazareno, no Campo das Vertentes, relatou ter sofrido constrangimento por não ter seu nome social respeitado durante o atendimento. O caso, que aconteceu no ano de 2017, foi analisado pela Justiça de Minas Gerais, que reconheceu a ocorrência de dano moral e manteve a responsabilização do Município de Nazareno. Segundo o processo, a paciente afirmou que, durante o atendimento para coleta de sangue, funcionários desconsideraram seu nome social e utilizaram seu nome de registro civil, apesar de a identificação social constar em documentos do SUS e no pedido médico. A ação foi ajuizada após o episódio ocorrido em um serviço de saúde vinculado ao município. Ao analisar o recurso, a 19ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça de Minas Gerais concluiu que houve violação ao direito à identidade de gênero da autora. Os desembargadores destacaram que o nome social já constava no Cartão Nacional de Saúde, na requisição méd...

BOLSONARO CONDENADO

Nesta quinta-feira (11), a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal decidiu, por maioria, condenar os oito réus do Núcleo 1 da ação penal 2668, a trama golpista. A AP 2668 tem como réus os oito integrantes do Núcleo 1 da tentativa de golpe, ou “Núcleo Crucial”, segundo a Procuradoria-Geral da República (PGR): o deputado federal Alexandre Ramagem, ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin); o almirante Almir Garnier, ex-comandante da Marinha; Anderson Torres, ex-ministro da Justiça e ex-secretário de Segurança Pública do DF; o general Augusto Heleno, ex-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI); o tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro (réu-colaborador); o ex-presidente da República Jair Bolsonaro; o general Paulo Sérgio Nogueira, ex-ministro da Defesa; e o general da reserva Walter Braga Netto, ex-ministro da Casa Civil e da Defesa. A acusação envolveu os crimes de tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de E...

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho