Pular para o conteúdo principal

COMISSÃO DE SAÚDE REALIZA REUNIÃO PARA APURAR DENÚNCIAS SOBRE A UPA

Representantes do IBRAPP, Semusa, Diretoria de Regulação e Conselho Municipal de Saúde discutiram sobre os atendimentos na saúde em Divinópolis

O presidente da Comissão de Saúde da Câmara Municipal de Divinópolis, no Centro-Oeste do Estado, vereador Zé Braz (PL), realizou na tarde desta quarta (24), uma reunião com os representantes do IBRAPP, Secretaria de Municipal de Saúde (Semusa), Diretoria de Regulação e Conselho Municipal de Saúde para discutir sobre os atendimentos na saúde em Divinópolis. A convocação se deu a partir de uma denúncia feita por um cidadão com relação a uma paciente que deu entrada na UPA – Padre Roberto, vinda da cidade de Perdigão.

“O questionamento foi que essa paciente passou pela fixação de uma fratura realizada em Pará de Minas e o questionamento do cidadão foi porque a paciente saiu de uma instituição hospitalar e voltado para UPA. Na verdade o que ocorreu foi que a paciente sofreu um acidente em Pará de Minas, fez a fixação provisória lá e voltou para o município dela de origem que é Perdigão Sendo assim, como Divinópolis é referência como porta de entrada para Perdigão, ela foi encaminhada à Divinópolis para fazer o tratamento cirúrgico ortopédico definitivo que era necessário. Esse foi o tramite real e normalizado com relação a essa paciente” explicou Cristiane Silva, diretora de Regulação.

Já com relação aos últimos atendimentos que ganharam uma grande proporção na mídia local, Cristiane informou ao que se refere à questões de atendimento e condutas médicas, a Comissão ética da Upa já abriu uma sindicância para apurar caso a caso, bem como a Semusa também já nomeou uma comissão em paralelo para investigação e apuração dos casos.

Como mediador da reunião, o Presidente da Comissão de Saúde, Zé Braz, pontuou sobre a necessidade dessa convocação ter a presença de todos os representantes envolvidos: Semusa, IBRAPP, Regulação da UPA e também do Conselho Municipal com o intuito de apurar as diversas denuncias referente aos atendimentos. “Estamos averiguando todas as denúncias com muito cuidado e seriedade. A Comissão de saúde tem trabalhado sério para acompanhar de perto cada caso. Não estamos nos furtando de fiscalizar com seriedade cada caso da UPA em Divinópolis, e além de tudo, também estamos buscando soluções para que os erros não voltem a acontecer”, disse o Zé Braz.

A diretora Técnica do Instituto Brasileiro de Políticas Públicas (IBRAPP), Ludmilla Pizzigatti informou aos vereadores durante a reunião que o instituto já abriu a sindicância para apurar junto ao conselho regional de medicina, sobre os diagnósticos e atendimentos que ganharam uma grande comoção social no município. “Nós já estamos avaliando os prontuários dos pacientes envolvidos nas denuncias, será montada uma comissão isenta, da qual irá avaliar a conduta dos profissionais, e avaliar também se houve mesmo algum erro médico em cada um desses casos” confirmou a representante do IBRAPP.

Uma das sugestões feitas pelos vereadores ao longo do debate sobre saúde pública, foi a necessidade de se criar um comitê de crise para buscar soluções e minimizar a quantidade de reclamações no que diz respeito aos atendimentos na cidade.

Estiveram presentes também os vereadores: Israel da Farmácia (Progressistas), Rodyson do Zé Milton (PV), Hilton de Aguiar (AGIR), Ney Burguer (Novo), Lauro Capitão América (PDT), Flávio Marra (PRD).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

OPERAÇÃO MAR DE MINAS IV PRENDE MAIS DE 400 PESSOAS E APREENDE R$ 4,7 MILHÕES NA REGIÃO DO LAGO DE FURNAS

Forças de segurança do Estado atuaram de forma integrada com, durante mais de um mês, combatendo irregularidades e crimes A Operação Mar de Minas IV, promovida pelo Governo de Minas com órgaõs federais e instituições parceiras, teve um saldo de 2.376 apreensões feitas pela fiscalização tributária, que somaram R$ 4,7 milhões, e prendeu 401 pessoas, sendo 385 em flagrante. O balanço foi realizado pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), nesta terça-feira (24/6). Os trabalhos começaram no dia 19/5 e se estenderam até o último domingo (22/6). Realizada de força integrada, a operação reuniu as forças de segurança estaduais, federais e instituições parceiras, empregando um efetivo de 617 integrantes, 238 viaturas, 11 embarcações, duas motos aquáticas e um drone. As ações preventivas, repressivas e de fiscalização ocorreram em diferentes pontos da região do Lago de Furnas, visando garantir a segurança dos turistas, do comércio e da população local. Houve abordagens e...

CAPOEIRISTAS DE VARGINHA LEVAM A ARTE DA CAPOEIRA PARA A EUROPA

Os capoeiristas da Casa da Capoeira – unidade Varginha seguem ampliando as fronteiras da arte e da cultura brasileira. No início de junho, Osvaldo Henrique (Mestrando Pé de Vento), João Neto (Instrutor Red Bull) e Luís Gustavo (Instrutor Panga) embarcaram em um tour internacional pela Europa, levando a capoeira de Varginha para quatro países: Portugal, França, Alemanha e Polônia. Durante a viagem, os atletas ministraram oficinas, participaram de workshops e realizaram atividades com grupos locais, fortalecendo laços culturais e promovendo intercâmbio com capoeiristas de diversos países. A turnê abriu novas possibilidades de parcerias e projetos futuros no exterior. O trio retornou a Varginha no dia 23 de junho, mas a agenda apertada não permitiu descanso. Já na última quinta (26/06), eles embarcaram rumo a Brasília, onde os instrutores Red Bull e Panga participam do Volta ao Mundo Bambas (VMB), considerado o maior campeonato de capoeira do mundo. Luís Gustavo disputará a seletiva da ca...