sexta-feira, 26 de abril de 2024

COMISSÃO DE SAÚDE REALIZA REUNIÃO PARA APURAR DENÚNCIAS SOBRE A UPA

Representantes do IBRAPP, Semusa, Diretoria de Regulação e Conselho Municipal de Saúde discutiram sobre os atendimentos na saúde em Divinópolis

O presidente da Comissão de Saúde da Câmara Municipal de Divinópolis, no Centro-Oeste do Estado, vereador Zé Braz (PL), realizou na tarde desta quarta (24), uma reunião com os representantes do IBRAPP, Secretaria de Municipal de Saúde (Semusa), Diretoria de Regulação e Conselho Municipal de Saúde para discutir sobre os atendimentos na saúde em Divinópolis. A convocação se deu a partir de uma denúncia feita por um cidadão com relação a uma paciente que deu entrada na UPA – Padre Roberto, vinda da cidade de Perdigão.

“O questionamento foi que essa paciente passou pela fixação de uma fratura realizada em Pará de Minas e o questionamento do cidadão foi porque a paciente saiu de uma instituição hospitalar e voltado para UPA. Na verdade o que ocorreu foi que a paciente sofreu um acidente em Pará de Minas, fez a fixação provisória lá e voltou para o município dela de origem que é Perdigão Sendo assim, como Divinópolis é referência como porta de entrada para Perdigão, ela foi encaminhada à Divinópolis para fazer o tratamento cirúrgico ortopédico definitivo que era necessário. Esse foi o tramite real e normalizado com relação a essa paciente” explicou Cristiane Silva, diretora de Regulação.

Já com relação aos últimos atendimentos que ganharam uma grande proporção na mídia local, Cristiane informou ao que se refere à questões de atendimento e condutas médicas, a Comissão ética da Upa já abriu uma sindicância para apurar caso a caso, bem como a Semusa também já nomeou uma comissão em paralelo para investigação e apuração dos casos.

Como mediador da reunião, o Presidente da Comissão de Saúde, Zé Braz, pontuou sobre a necessidade dessa convocação ter a presença de todos os representantes envolvidos: Semusa, IBRAPP, Regulação da UPA e também do Conselho Municipal com o intuito de apurar as diversas denuncias referente aos atendimentos. “Estamos averiguando todas as denúncias com muito cuidado e seriedade. A Comissão de saúde tem trabalhado sério para acompanhar de perto cada caso. Não estamos nos furtando de fiscalizar com seriedade cada caso da UPA em Divinópolis, e além de tudo, também estamos buscando soluções para que os erros não voltem a acontecer”, disse o Zé Braz.

A diretora Técnica do Instituto Brasileiro de Políticas Públicas (IBRAPP), Ludmilla Pizzigatti informou aos vereadores durante a reunião que o instituto já abriu a sindicância para apurar junto ao conselho regional de medicina, sobre os diagnósticos e atendimentos que ganharam uma grande comoção social no município. “Nós já estamos avaliando os prontuários dos pacientes envolvidos nas denuncias, será montada uma comissão isenta, da qual irá avaliar a conduta dos profissionais, e avaliar também se houve mesmo algum erro médico em cada um desses casos” confirmou a representante do IBRAPP.

Uma das sugestões feitas pelos vereadores ao longo do debate sobre saúde pública, foi a necessidade de se criar um comitê de crise para buscar soluções e minimizar a quantidade de reclamações no que diz respeito aos atendimentos na cidade.

Estiveram presentes também os vereadores: Israel da Farmácia (Progressistas), Rodyson do Zé Milton (PV), Hilton de Aguiar (AGIR), Ney Burguer (Novo), Lauro Capitão América (PDT), Flávio Marra (PRD).

Nenhum comentário: