quinta-feira, 18 de abril de 2024

GOLLETRANDO: QUANDO O ESPORTE TABELA COM A EDUCAÇÃO


18 de abril, Dia Nacional do Livro se aproximando e nosso país continua com uma posição desonrosa no quesito leitura. O péssimo hábito de leitura reflete diretamente em nossas ações cotidianas, que vão desde uma boa escolha para nossa alimentação, chegando até a seleção daqueles que nos representarão na condução de nossa Pátria Amada. No entanto, há sim luz no fim do túnel!
 
Coladinho na cidade de Lavras, a vizinha Ijaci, vem desde o ano de 2010, trabalhando initerruptamente um projeto simples. Ele busca além do incentivo para novos leitores, ressaltar a importância e o gosto pela leitura. Trata-se do GOLLETRANDO, um trabalho desenvolvido e idealizado pelo professor de educação física e treinador de futsal, Emerson Nonato, popularmente conhecido como Corguinho, com auxílio do Rotary Club de Lavras, da Editora UFLA.

O projeto tem por objetivo apresentar, além do futsal, histórias gostosas e viagens emocionantes através das páginas de gibis, livros, enciclopédias dentre outros títulos.

Corguinho resume na seguinte frase: “Se é possível ensinar a prática do futsal para as meninas, também é possível ensinar também a prática saudável, leve e gostosa pela leitura- assim nasceu o projeto onde as atletas leem em média 720 páginas por ano, perfazendo desta maneira uma média impressionante de 5 a 6 livros anos, bem acima de nossa média nacional que não ultrapassa 2,8 livros por pessoa! Hoje temos que concorrer de uma maneira desigual com o celular que também pode se tornar um aliado, mas o tempo médio que uma adolescente fica conectado é absurdamente maior do que num livro!".

Corguinho destaca ainda que, ao longo dos anos, muita coisa foi-se incorporando deste projeto: "ao chegarmos na quadra parecemos que estamos num outro local: ao invés do tradicional apito acoplado na região peitoral, pasmem, tem uma caixa de som onde após uma reunião inicial no centro da quadra o professor aproveita o momento para evocar bons pensamentos, unir bons fluídos seguido de uma oração."

Já no aquecimento, rola uma música, preferencialmente brasileira e voz feminina dando assim o empoderamento e a sensação de pertencimento do universo feminino sem extremismo ele enfatiza.
 
A atmosfera é leve o treino flui de uma maneira diferente, aliás o futsal torna-se uma potente ferramenta não somente de inserção, inclusão e também de um amplo campo para discussões espirituais, ecológicas, de amor ao próximo.
 
O futsal é apenas uma etapa na vida destas meninas e que deve ser descrito no livro da vida de cada uma delas, como experiência de vida que levarão para vida toda.

Nenhum comentário: