Pular para o conteúdo principal

GOLLETRANDO: QUANDO O ESPORTE TABELA COM A EDUCAÇÃO


18 de abril, Dia Nacional do Livro se aproximando e nosso país continua com uma posição desonrosa no quesito leitura. O péssimo hábito de leitura reflete diretamente em nossas ações cotidianas, que vão desde uma boa escolha para nossa alimentação, chegando até a seleção daqueles que nos representarão na condução de nossa Pátria Amada. No entanto, há sim luz no fim do túnel!
 
Coladinho na cidade de Lavras, a vizinha Ijaci, vem desde o ano de 2010, trabalhando initerruptamente um projeto simples. Ele busca além do incentivo para novos leitores, ressaltar a importância e o gosto pela leitura. Trata-se do GOLLETRANDO, um trabalho desenvolvido e idealizado pelo professor de educação física e treinador de futsal, Emerson Nonato, popularmente conhecido como Corguinho, com auxílio do Rotary Club de Lavras, da Editora UFLA.

O projeto tem por objetivo apresentar, além do futsal, histórias gostosas e viagens emocionantes através das páginas de gibis, livros, enciclopédias dentre outros títulos.

Corguinho resume na seguinte frase: “Se é possível ensinar a prática do futsal para as meninas, também é possível ensinar também a prática saudável, leve e gostosa pela leitura- assim nasceu o projeto onde as atletas leem em média 720 páginas por ano, perfazendo desta maneira uma média impressionante de 5 a 6 livros anos, bem acima de nossa média nacional que não ultrapassa 2,8 livros por pessoa! Hoje temos que concorrer de uma maneira desigual com o celular que também pode se tornar um aliado, mas o tempo médio que uma adolescente fica conectado é absurdamente maior do que num livro!".

Corguinho destaca ainda que, ao longo dos anos, muita coisa foi-se incorporando deste projeto: "ao chegarmos na quadra parecemos que estamos num outro local: ao invés do tradicional apito acoplado na região peitoral, pasmem, tem uma caixa de som onde após uma reunião inicial no centro da quadra o professor aproveita o momento para evocar bons pensamentos, unir bons fluídos seguido de uma oração."

Já no aquecimento, rola uma música, preferencialmente brasileira e voz feminina dando assim o empoderamento e a sensação de pertencimento do universo feminino sem extremismo ele enfatiza.
 
A atmosfera é leve o treino flui de uma maneira diferente, aliás o futsal torna-se uma potente ferramenta não somente de inserção, inclusão e também de um amplo campo para discussões espirituais, ecológicas, de amor ao próximo.
 
O futsal é apenas uma etapa na vida destas meninas e que deve ser descrito no livro da vida de cada uma delas, como experiência de vida que levarão para vida toda.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OPERAÇÃO CUMPRE MANDADOS JUDICIAIS EM VIRTUDE DA RETIRADA FORÇADA DE PESSOAS EM SITUAÇÃO DE RUA EM POUSO ALEGRE

A ação cumpriu ordem judicial de busca e apreensão em 10 endereços na cidade. Conforme apurado, os investigados retiravam essas pessoas da rua, muitas vezes, mediante uso de arma de fogo, ameaças de morte e violência física O Ministério Público de Minas Gerais e a Polícia Civil realizaram na manhã desta quarta-feira, 2 de julho, a operação "Invisíveis", que investiga a prática reiterada de crimes relacionados a um processo de "limpeza social" da população em situação de rua, por parte de agentes públicos, em Pouso Alegre, no Sul do estado. A ação cumpriu ordem judicial de busca e apreensão em 10 endereços na cidade. Os crimes teriam ocorrido, ao longo de 2024, pelo menos, entre os meses de junho e setembro. São investigados agentes públicos municipais, um agente público estadual, além de particulares que, conforme apurado, promoviam a retirada forçada de pessoas das ruas do centro de Pouso Alegre, muitas vezes, mediante uso de arma de fogo, ameaças de morte e violên...

PREFEITA, SECRETÁRIO DE ESTADO E DEPUTADO ANUNCIAM IMPORTANTES CONQUISTAS

A prefeita Jussara Menicucci, o deputado estadual Cássio Soares e o secretário estadual de Saúde, Fábio Baccheretti, participaram das tratativas que viabilizaram importantes investimentos para o município de Lavras, que reforçam o compromisso com a saúde pública. Entre as conquistas está a liberação de recursos para a implantação de cinco novos leitos de UTI Pediátrica na Santa Casa de Misericórdia, ampliando a capacidade do Sistema Único de Saúde (SUS) no atendimento intensivo às crianças do município. Outro passo fundamental é a busca pelo  credenciamento da Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (UNACON) em Lavras, que possibilitará a realização de tratamento oncológico completo no município, garantindo mais comodidade e qualidade de vida aos pacientes e suas famílias. Além disso, foram conquistados recursos para equipar a UPA Zona Norte, ampliando a estrutura e qualificando o atendimento de urgência e emergência prestado à população lavrense.

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.