Experiência, que teve parceria do Sebrae Minas, apresentou estudos e ferramentas disponíveis para o produtor rural
Durante os dois dias de atividades na Fazenda Experimental da Procafé, os participantes conheceram novas tecnologias e aperfeiçoaram outras ferramentas disponíveis para o manejo do produto. Divididos em grupos, os convidados participaram de atendimentos em pequenas estações com temas diferentes relativos à cafeicultura: “safra zero X adubação”; “redução da vazão de pulverização”; “mecanização de cafezais em montanhas” e “desenvolvimento da cultivar Siriema com resistência ao bicho mineiro”.
Por fim, as atividades passaram pela estação do Sebrae Minas, com apresentação do processo de profissionalização dos produtores rurais, por meio dos programas Checkup Finanças Agro e Educampo. As duas iniciativas têm o objetivo de aumentar a produção, a competitividade e a rentabilidade das propriedades rurais, por meio de diagnósticos financeiros e ferramentas de aprimoramento de gestão.
O gerente do Sebrae Minas na Regional Sul, Rodrigo Ribeiro Pereira, comenta que a iniciativa é resultado da união de vários parceiros, que apresentam novidades e diferenciais técnicos para a lavoura. “O papel do Sebrae é oferecer aprimoramento de gestão e conhecimento. Nós atuamos no produto final ao fazer com que o produtor rural trate a sua propriedade como um negócio. Ou seja, dando condições para que ele saiba a melhor hora de negociar o seu café e entenda, por exemplo, sobre a margem de contribuição e de lucro”, diz.
Nenhum comentário:
Postar um comentário