quarta-feira, 7 de agosto de 2024

BANDAS DE MÚSICA DAS VERTENTES SE ENCONTRAM EM IBITURUNA

Os Encontros de Bandas oferecem ao público uma das maiores tradições do Estado de Minas Gerais

Por Paulinho Veloso e Ester Ludovino

A festa em que não tiver banda, não é festa”. Esta frase é do senhor José Teixeira (65), morador de Ibituruna. E teve muita festa na cidade neste último domingo (6/8) com a presença de 10 Bandas representando oito municípios.


A cidade de Ibituruna, considerado o primeiro povoado mineiro, recebeu 10 Bandas de Música da região das Vertentes no último domingo (04/08) / Paulo Veloso


A pequena Ibituruna (2700 habitantes) recebeu os músicos com entusiasmo e em espírito de confraternização. Segundo o maestro Lázaro (Euterpe Operária de Lavras), é muito bom participar de um verdadeiro “encontro” de Bandas, onde nenhuma estará ali para ser a vencedora de uma competição. Para ele, a alegria maior de participar de um evento deste tipo é a troca de experiências e a amizade entre os músicos, além de proporcionar alegria à comunidade que os recebe.


A competição entre as bandas não é algo positivo para o maestro de Lavras (Foto: Paulo Veloso)


A primeira interação entre os músicos aconteceu no Clube Social Serra Negra onde a organização do evento ofereceu um café para os integrantes das Bandas e convidados. O ambiente rapidamente se transformou num belo espetáculo de cores proporcionado pela interação dos músicos.


Foi nesta toada que a professora Iracilda Maria (Lira Perdoense/Perdões-MG) resumiu as expectativas para o evento que se iniciava: “A expectativa é a melhor possível. Encontrar com os amigos que tem o mesmo gosto (cultural), fazer o melhor e também escutar músicas boas”.


Iracilda Maria (Perdões): Reencontrar amigos que tem o mesmo gosto pela Cultura (Foto: Paulo Veloso)


A comunidade de Ibituruna também estava aberta à proposta musical do Encontro. Muitas pessoas já se concentravam na Praça dos Bandeirantes por volta das 09h da bela manhã à espera do desfile individual das Bandas. A primeira banda a desfilar foi a Banda Sinfônica do Santuário de Matosinhos (São João del Rei-MG) com o dobrado cujo nome poderia dar a tônica do Encontro: “Avante, Camaradas”.


O público não cansou de aplaudir o desfile que foi encerrado com a Banda Salesiana Meninos e Meninas de Dom Bosco (São João del Rei-MG), na Praça Fernão Dias.


Banda do Matosinhos (São João del Rei) é aplaudida pelos apreciadores da Cultura (Foto: Paulo Veloso)


Banda de Itutinga rumo à Praça Fernão Dias (Foto: Paulo Veloso)


Sob o olhar atento da estátua do bandeirante Fernão Dias, fundador de Ibituruna,e com a presença de populares e de autoridades, foi executado por todas as Bandas o Hino Nacional Brasileiro, sob a regência do Maestro Lázaro (Euterpe Operária de Lavras). O prefeito de Ibituruna e diversas autoridades discursaram falando da importância de manter uma Banda de Música nos municípios, uma vez que fortalece o setor cultural e educacional das localidades.

A presidente da Corporação Musical Santa Cecília de Ibituruna, Elizabeth Andrade, deu as boas vindas aos músicos e realçou a importância do evento: “É um dia significativo para a nossa cidade (…) pois vivenciamos a riqueza da nossa Cultura, haja vista que a Banda de Música constitui espaço de diversos afazeres artísticos e educacionais”.


Também discursou o maestro de Ibituruna, Johann Kenedy Cid, que agradeceu o empenho dos maestros e presidentes de Bandas em participar do Encontro, com dificuldades de transporte enfrentadas por muitas corporações devido aos entraves do ano eleitoral.


 Elizabeth Andrade (Ibituruna) agradece aos envolvidos no evento (Foto: Paulo Veloso)


A manhã festiva se encerrou com o desfile do “Bandão”. As bandas participantes se fundiram em uma só, um verdadeiro espetáculo de integração e amizade. O desfile da grande banda contagiou os apreciadores. Engana-se quem acredita que  o gostar de Bandas de Música é somente coisa nostálgica, de uma geração acostumada a velhas canções. O que se viu foram os aplausos de gente muito nova, que sonha em um dia participar tocando, e de gente que já viu muitas coisas boas e ruins na vida e sabe que apreciar Banda de Música vale a pena ainda hoje.


A diversidade geracional também se vê nas bandas. Umas são formadas basicamente por crianças e adolescentes, como a Banda Salesiana Meninos e Meninas de Dom Bosco, e outras possuem uma mescla de gerações de músicos.


A formação do Bandão é um dos momentos mais esperados da festa (Foto: Paulo Veloso)


Por volta das 14h começaram as apresentações individuais das Bandas na Praça dos Bandeirantes. A Banda Sinfônica do Santuário de Matosinhos iniciou as apresentações com o Dobrado Sinfônico Janjão, mostrando a boa técnica dos músicos de São João del Rei.


O público presente pode ouvir o que de melhor há na música de todos os tempos, do erudito ao popular. Estiveram presentes nas apresentações das Bandas: Pink Floyd, Tim Maia,Tom Jobim, Frank Sinatra, o pagode do Raça Negra e o sertanejo de Chitãozinho e Xororó. 


Destacamos a mistura músico-teatral mostrada pela Banda Aquiles Rios que demonstrou sua técnica ao ter sua regência “substituída” por alguém que conduzia a banda através de um controle remoto. Bandas como a de Carrancas e Piedade do Rio Grande mostraram como a mesma música (Era Um Garoto Que Como Eu Amava Os Beatles e Os Rolling Stones) pode apresentar arranjos belos e diversos. 


A Banda de Ibituruna foi abraçada pela sua comunidade que vibrou com a apresentação de seu repertório bastante dançante. Podemos também destacar o swing dos músicos da Banda de Lavras ao remeterem à memória o legado de Tim Maia.


Cada banda apresentou três peças, todas, sem exceção, dignas do público presente. Os maestros receberam um troféu e um certificado de participação entregue por cidadãos ilustres de Ibituruna.


Apresentação da Sinfônica do Matosinhos, de São João del Rei (Foto: Paulo Veloso)


Apresentação da Lira Perdoense (Perdões) (Foto: Paulo Veloso)


A festa acabou já de noitinha e já deixa saudade na comunidade de Ibituruna. Fica o convite para que o leitor participe de um Encontro de Bandas. Apesar de sabermos da importância das corporações, muitas delas passam por dificuldades para a manutenção dos instrumentos, pagamento dos professores e maestros, manutenção de sede e outros.  Apoie a banda de sua localidade. Conheça também o Movimento “Salvem as Bandas” que se encontra em diversas redes sociais. No Facebook você acessa através do link Salvem as Bandas

Cidades que participaram do VII Encontro de Bandas de Ibituruna:


  • Carrancas
  • Ibituruna
  • Itutinga
  • Lavras
  • Macuco de Minas (Distrito de Itumirim) 
  • Perdões
  • Piedade do Rio Grande
  • São João del Rei (2)
  • São Sebastião da Vitória (Distrito de São João del Rei)

Nenhum comentário: