A Copasa está em movimento em Lavras e dá mais um importante passo nas ações de enfrentamento ao longo período de estiagem que afeta não só a cidade, como todo o Estado de Minas Gerais.
Na cidade do Sul de Minas, a falta de chuvas tem afetado a vazão dos mananciais, especialmente nos córregos Água Limpa e Santa Cruz, utilizados como fontes de captação de água, provocando oscilações no sistema de abastecimento.
No entanto, com uma soma de esforços, mesmo em meio a esse período de escassez hídrica, a empresa conseguiu ampliar em mais de 2,2 milhões de litros a sua capacidade de produção de água, reforçando assim o abastecimento aos moradores do município.
Isso foi possível graças à conclusão da interligação da adutora de água bruta que conecta a captação Rio Grande à Estação de Tratamento de Água (ETA), como também à perfuração de poços profundos, onde um deles já se encontra em plena operação. Outros poços continuam sendo perfurados na cidade, o que significa uma probabilidade de que o volume de água produzido possa aumentar ainda mais.
Sobre a interligação, é importante dizer que ela faz parte da primeira etapa das obras de ampliação do Sistema de Abastecimento de Água de Lavras, onde somente nesta etapa a empresa investiu cerca de R$ 23 milhões.
Plano de Manobras e Caminhões-pipa
Até que o sistema de abastecimento de água esteja restabelecido, a Copasa também manterá em vigor o seu Plano de Manobras, como forma de minimizar as oscilações no abastecimento que ainda podem ocorrer. O plano divide a cidade em setores, garantindo que todos os bairros possam ser abastecidos, ainda que em momentos alternados.
Além disso, a frota de caminhões-pipa continuará disponível na cidade reforçando o abastecimento, principalmente para clientes prioritários, como escolas, hospitais, creches, asilos, entre outros. Esses veículos também estão sendo utilizados para reforçar os reservatórios da Companhia em diversos pontos de Lavras, permitindo a distribuição de água pelas tubulações aos bairros da cidade.
E, para garantir a eficiência destas operações, a Copasa realiza um monitoramento contínuo e, caso seja identificada alguma área com dificuldades de abastecimento, equipes técnicas são acionadas para solucionar o problema de forma ágil.
A Copasa orienta ainda que os clientes que estiverem com algum problema relacionado ao abastecimento de água em Lavras ou necessitarem de mais informações sobre o serviço, que entrem em contato diretamente com a empresa, informando o endereço completo, para que as equipes técnicas possam avaliar a situação pontualmente e adotar todas as medidas necessárias o mais breve possível.
Além da Agência de Atendimento Local, eles também podem contar com a Agência Móvel da Copasa, bem como com o atendimento facilitado por meio dos canais de relacionamento. São eles:
• Agência Virtual no site www.copasa.com.br;
• Aplicativo Copasa Digital;
• Webchat no site;
• WhatsApp (31) 99770 7000 (funcionamento: segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, e aos sábados, domingos e feriados – excetos nacionais, das 8h às 12h);
• Central de Atendimento 0800 0300 115 ou 115, disponível 24 horas.
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