Pular para o conteúdo principal

ELEITORADO LAVRENSE SEGUE DESCRENTE DA POLÍTICA A CADA NOVA ELEIÇÃO


Desde as eleições municipais de 2016, o Blog O Corvo-Veloz têm abordado que o eleitorado lavrense anda descrente da classe política. E o fato se revelou novamente nas urnas da cidade no pleito eleitoral de 2024. Embora o fenômeno foi uma característica em todo o país neste ano, a tendência se consolidou ainda mais em Lavras.

Nas eleições municipais de 2012, três candidatos concorreram ao cargo de prefeito do município.

Naquele ano, o município, quinto maior colégio eleitoral do Sul de Minas, somava 67.931 eleitores. Desse número, 56.634 ( 83,37 %) compareceram às urnas. 11.297 eleitores deixaram de votar. Já de voto nulos, foram contabilizados 3.515 9 (6,207%) e votos em branco somaram 1.980 (3,496%).

Somando as abstenções, votos nulos e brancos, totalizam 16.792. Esse número corresponde a mais da metade dos votos obtidos pelo candidato a prefeito eleito em 2012 (23.973 votos). O segundo colocado naquele pleito obteve 19.376 votos e o terceiro colocado somou 7.790 votos.

Outro dado curioso das eleições municipais de 2012, é que somados, os votos do segundo e terceiro colocado (27.166 votos no total) ultrapassou o número de votos obtidos pelo candidato que foi eleito nas urnas da cidade.

Já nas eleições municipais de 2016, a descrença dos lavrenses com o atual sistema político foi ainda maior. Contando naquele ano com 71.345 eleitores, somente 58.351 (81,79%) compareceram nas 194 sessões eleitorais do município.

O prefeito eleito de Lavras nas eleições de 2016, obteve 38.057 (78,12%), sendo a maior vitória da história do município. O segundo colocado, obteve 7.489 (15,37%), o terceiro colocado 1.651 (3,39%) e o quarto colocado 1.521 (3,12%).

12.994 (18,21%) eleitores se abstiveram de votar. Na eleição para prefeito, votos brancos somaram 3.133 (5,37%) e nulos foram 6.500 (11,14%).

Com quatro candidatos a prefeito, de acordo com esses números, votos brancos e nulos mais que dobraram nas eleições de 2016, em relação ao cenário de 2012. Juntos, abstenções, votos brancos e nulos somaram 22.627.

Já as votações do segundo, terceiro e quarto colocado, juntas totalizam 10.661 votos. Esse número menos corresponde a mais da metade da soma total de abstenções, votos brancos e votos nulos.

Contabilizados a soma total de votos dos outros três candidatos a prefeito e mais a soma total de abstenções e votos nulos e brancos, o resultado (33.288 votos) pouco menor que a soma de votos obtida pelo candidato a prefeito eleito de Lavras.

Já nas eleições de 2020, 18.237 eleitores não compareceram às urnas, representando 25,16% do eleitorado da cidade, que atualmente é de 72.492. Votos brancos somaram 2.344, representando 4,32% do eleitorado. Já os votos nulos representaram 8,68% do eleitorado (4.711 votos).

Já no pleito eleitoral de 2024, 75.722 mil eleitores estavam aptos a votar em Lavras. Destes, 19.950 mil não compareceram às urnas, o que representa 26,35% do eleitorado lavrense.

*Por Sebastião Filho 

Comentários

Anônimo disse…
Eu fiz minha parte
Anônimo disse…
Eu também!

Postagens mais visitadas deste blog

CRESCIMENTO ORDENADO

São célebres e recorrentes exemplos de cidades que, ao experimentar ciclos duradouros de crescimento, deixaram de lado o planejamento urbano e viram parte dos avanços conquistados se converter em degradação.    Para fugir desse indesejável efeito colateral do desenvolvimento, Pouso Alegre, no Sul de Minas, se dedica à modernização das leis que regimentam o uso, a ocupação do solo e a disposição urbana em todas as suas dimensões. Não se trata de uma discussão trivial. Até o final de 2013, ao menos quatro projetos de leis foram elaborados pelo Executivo e aprovados pela Câmara de Vereadores com a missão de estabelecer as regras fundamentais sobre as quais será baseada a expansão urbana da cidade pelas próximas décadas, quando sua população pode triplicar, se aproximando de 500 mil habitantes. O conjunto de leis moderniza e complementa o Plano Diretor Municipal, estabelecendo critérios a serem observados na construção e disposição de imóveis, conforme sua localização e fi...

PREFEITURA DE VARGINHA PUBLICA EDITAL DO CONCURSO PÚBLICO 2025

O município de Varginha publicou na última quinta-feira, 24, o edital para o concurso público da Prefeitura de Varginha, cuja responsabilidade é da empresa AvançaSP. As inscrições poderão ser feitas até o dia 25 de agosto. Há vagas para administrador, assistente social, auxiliar de creche, biólogo, contador, dentista, desenhista, técnico em enfermagem, técnico em informática, arquiteto, assistente social escolar, engenheiro agrônomo, engenheiro eletricista, motorista, agente fiscal, auxiliar de dentista, médico, operador de veículos pesados, técnico em raio X, educador infantil, professor PII, psicólogo, nutricionista e fonoaudiólogo, entre outros cargos. São 849 vagas com salários que vão até R$ 8.600. Os aprovados terão benefícios como Ticket Alimentação, Vale Transporte, Plano de Previdência Própria - Aposentadoria e Pensão, Seguro de Vida (por adesão), Assistência à Saúde (por Adesão), Plano Odontológico (por adesão), Auxílio Funeral, Auxílio Reclusão, Auxílio Natalidade, Promoção ...

LABORATÓRIO EM LAVRAS VAI MODERNIZAR AÇÕES DE DEFESA SANITÁRIA NO ESTADO

Unidade foi entregue ontem, em parceria com a UFLA pelo secretário de Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento,Thales Fernandes e pela diretora-geral do IMA, Luiza de Castro Minas agora conta com um Laboratório de Geoprocessamento, Ciência de Dados e Inteligência Artificial (Gedai). O local foi, oficialmente, entregue, ontem (28/7) pelo secretário de Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Thales Fernandes, pela diretora-geral do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), Luiza Castro e pelo vice-reitor da Universidade Federal de Lavras (UFLA), Jackson Antônio Barbosa, em Lavras, Sul de Minas. Também participaram da inauguração, dirigentes da Fundação de Desenvolvimento Cientìfico e Cultural (Fundecc), parceira do projeto. O Laboratório é fruto de uma parceria com a Universidade Federal de Lavras (UFLA) com o objetivo de modernizar as ações de defesa sanitária animal, vegetal e agroindustrial no Estado, por meio do uso de tecnologias avançadas, como georreferenciamento, c...