Pular para o conteúdo principal

TCEMG SUSPENDE LICITAÇÃO COMPARTILHADA


A Primeira Câmara do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG) confirmou, na sessão de hoje, 26/11/2024, a suspensão do Processo Administrativo 16/2024, para licitação Compartilhada promovida pela Associação dos Municípios da Microrregião do Médio Sapucaí (Amesp), com sede em Pouso Alegre, com o objetivo contratar empresa para o serviço de locação de veículos aos municípios. A Denúncia (processo nº 1.174.228), foi feita pela Vieira Turismo & Transportes Ltda., e recebida pelo conselheiro Agostinho Patrus, que determinou a suspensão liminar do pregão eletrônico, como determinado pelo regimento interno do Tribunal.

O conselheiro Agostinho Patrus, com base no relatório da unidade técnica, considerou as evidências suficientes da presença de “graves irregularidades”, que poderiam eventualmente contribuir para a prática de sobrepreço, prejudicar a competitividade do certame e a sua lisura, “o que evidencia a presença do fumus boni iuris, como bem pontuou a Cfel, tendo seu entendimento reiterado pela Cotef”.

Para o relator, também foi configurado “o periculum in mora, já que o certame não se encontra suspenso, sendo possível a realização da assinatura de contrato a qualquer momento”. O relator ainda destacou que a continuidade da licitação, nos moldes como deflagrada, pode trazer prejuízos para a Administração, e afirmou, “pelo exposto, em exame superficial de urgência, demonstrado quadro de potencial lesividade aos princípios basilares que regem a Administração Pública da contratação suficiente para configurar a plausibilidade do direito, bem como efetivo risco de prejuízo ao interesse público ou ao erário, determino a suspensão do Processo Licitatório”.

A análise técnica do Tribunal, em seu relatório, considerou “graves irregularidades constatadas no processo licitatório em exame, quais sejam o não parcelamento do objeto, que pode ter levado ao aumento dos preços do objeto, como também pode ter prejudicado a competitividade do certame; a ausência de estimativa de preços unitários; e, por fim, a realização do Estudo Técnico Preliminar (ETP) em desacordo com as previsões da Lei nº. 14.133/2021, que pode comprometer a lisura do Processo Licitatório”.

O diretor executivo, responsável pelo edital, Moarcir Franco, foi intimado a suspender o edital na fase em que se encontra, e publicar a suspensão do procedimento licitatório em 5 dias uteis, sob pena de multa.

*Da assessoria do TCEMG 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho 

COMUNICADO AMG BRASIL

A AMG Brasil recebeu da Comissão Nacional de Energia Nuclear – CNEN, na tarde desta segunda-feira, dia 10/07, a informação da recuperação dos dois equipamentos medidores de polpa furtados no último mês de junho, da sua unidade operacional localizada em Nazareno e São Tiago (região do Campo das Vertentes/MG). Tais equipamentos foram localizados em um estabelecimento comercial que atua com revenda de sucata no estado de São Paulo. Os equipamentos localizados serão encaminhados à AMG Brasil de acordo com as orientações e diretrizes de manipulação e segurança determinadas pela CNEN. A AMG Brasil já comunicou o fato à Polícia Civil de Nazareno (MG). A AMG Brasil reforça que está sendo conduzida investigação interna independente a fim que sejam apurados os fatos que deram ensejo ao furto ocorrido, e sejam adotadas medidas de melhoria e mitigação de riscos em relação aos seus processos internos de controle. Conforme já esclarecido anteriormente, tais medidores de densidade de polpa são comume...