Pular para o conteúdo principal

AUDITORES FISCALIZAM ÔNIBUS ADQUIRIDOS APÓS ACORDO ENTRE TCE, GOVERNO DE MINAS E SINTRAM

Auditores fiscalizam novos ônibus

O Tribunal de Contas realizou, nesta quarta-feira (04/12), uma inspeção nos veículos que compõem o primeiro lote de ônibus adquiridos como resultado do acordo firmado entre Governo de Minas, Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros Metropolitano e TCEMG, em setembro, que buscou o reequilíbrio econômico financeiro dos contratos firmados entre Estado e as concessionárias do transporte. Pelo acordo, o governo mineiro repassou R$ 382 milhões às empresas, que utilizarão esses recursos para a renovação de 600 ônibus do transporte público da Grande BH. O primeiro lote dos novos ônibus será entregue à população nesta quinta-feira (05/12).

A vistoria teve como objetivo a instrução do Processo de Monitoramento nº 1.174.336, que acompanha o cumprimento do acordo. A coordenadora de Fiscalização de Concessões e Privatizações, Mayara de Oliveira, explicou a inspeção. “Essa fiscalização é um desdobramento de uma Mesa de Conciliação, conduzida pelo conselheiro Agostinho Patrus, e que deu origem a um Termo de Autocomposição firmado entre o Estado e as concessionárias do Transporte Coletivo Metropolitano, homologado por unanimidade no dia 21 de agosto, durante Sessão do Tribunal Pleno. A Mesa de Conciliação foi instituída para intermediar as discussões travadas dentro de um pleito de reequilíbrio econômico-financeiro desses contratos em decorrência do período da pandemia”, disse.

Ela reforçou que “esse processo de conciliação inaugura um papel muito relevante do Tribunal na busca por uma solução consensual e equilibrada e conduziu a um acordo que buscou privilegiar o interesse público”. Mayara concluiu que “a atuação do TCE, contudo, não se esgota na formalização do Acordo e a ação fiscalizatória agora passou para uma segunda fase, voltada para a verificação do efetivo cumprimento do que foi acordado”.

A inspeção contou também com os auditores Luciano Moratório e Luciana Assis. Eles entraram nos veículos, verificaram as condições e os contratos firmados. “Esse monitoramento tem como foco verificar se o procedimento de aquisição está observando os termos do acordo, o que envolve a análise de documentos, a validação das notas fiscais emitidas pelos fornecedores e sua correspondência às propostas comerciais, bem como a verificação in loco da entrega dos veículos e os cadastros deles nos sistemas da Seinfra, de acordo com os normativos aplicáveis”, explicou Moratório.

Com o acordo, o valor repassado pelo Estado será aplicado na aquisição de novos veículos. Os cerca de 600 novos ônibus vão beneficiar mais de 600 mil pessoas, de 34 municípios, que utilizaram o transporte público diariamente na Grande BH. Pelo contrato, o restante dos novos veículos deve estar rodando pelas ruas da RMBH até o fim do ano que vem. Veja, abaixo, fotos da inspeção.

*Da redação da assessoria do TCEMG, Lucas Borges

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CRESCIMENTO ORDENADO

São célebres e recorrentes exemplos de cidades que, ao experimentar ciclos duradouros de crescimento, deixaram de lado o planejamento urbano e viram parte dos avanços conquistados se converter em degradação.    Para fugir desse indesejável efeito colateral do desenvolvimento, Pouso Alegre, no Sul de Minas, se dedica à modernização das leis que regimentam o uso, a ocupação do solo e a disposição urbana em todas as suas dimensões. Não se trata de uma discussão trivial. Até o final de 2013, ao menos quatro projetos de leis foram elaborados pelo Executivo e aprovados pela Câmara de Vereadores com a missão de estabelecer as regras fundamentais sobre as quais será baseada a expansão urbana da cidade pelas próximas décadas, quando sua população pode triplicar, se aproximando de 500 mil habitantes. O conjunto de leis moderniza e complementa o Plano Diretor Municipal, estabelecendo critérios a serem observados na construção e disposição de imóveis, conforme sua localização e fi...

CAXAMBU VAI SE TRANSFORMAR NA CIDADE DE CORAIS COM O CANTA BRASIL 2025

Aberto ao público, evento vai reunir 18 grupos de diferentes cidades com apresentações no Hotel Glória Caxambu e em vários locais da cidade do Sul de Minas Entre os dias 14 e 17 de agosto, a Caxambu, localizada no Circuito das Águas, será palco do Canta Brasil 2025, um dos maiores festivais de corais do país. O evento musical vai reunir 18 grupos de diferentes cidades da Bahia, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. O Canta Brasil 2025 homenageia este ano o saudoso maestro José Henrique Martins (Zeca), idealizador do evento, e o Maestro José Valoni Féo pelos 50 anos de vida artística e dedicação ao canto coral, regente do coral da Associação Bosque Marapendi, do Rio de Janeiro. A cerimônia de abertura será no dia 14 de agosto, às 19 horas, no Hotel Glória Caxambu, e o encerramento no domingo, dia 17, às 8h30, no Parque das Águas. Durante quatro dias, corais vão mostrar um repertório variado e bastante atrativo. A programação prevê diversas apresentações nos dia...

GRANA NO CAIXA

Entre julho e setembro deste ano de 2023, os municípios receberam um valor menor de Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Essa redução foi por conta da redução do ICMS dos combustíveis feita na gestão do ex-presidente Bolsonaro. Para compensar essas perdas que atingiram negativamente as receitas dos municípios brasileiros, o Governo Lula está repassando R$ 4 bilhões para os municípios brasileiros. Com isso, o município de Lavras acaba de receber mais de 1,9 milhões de reais para cobrir essas perdas e manter os recursos da prefeitura sem prejuízo.