Pular para o conteúdo principal

GESTORES DE MUNICÍPIO DO SUL DE MINAS SÃO MULTADOS POR DESCUMPRIR DETERMINAÇÃO DO TCE


O Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais, na sessão da Segunda Câmara da última terça-feira (17/12/24), julgou parcialmente procedente a representação proposta pelo então presidente da Câmara de Cruzília, Francisco Caetano da Silveira, versando possíveis irregularidades em processos de locação de imóvel para alojamento de veículos e de vigia, espaço para mecânico e soldador bem como para funcionar como garagem para veículos da frota da Secretaria Municipal de Saúde.

A documentação já havia sido encaminhada ao Tribunal em 13/10/2022, quando o relator à época, conselheiro substituto Licurgo Mourão determinou a intimação do prefeito de Cruzília, José Carlos Maciel de Alckmin, para que prestasse esclarecimentos sobre os fatos apontadas na representação, bem como enviasse cópia integral do processo de Dispensa de Licitação 10/2021, promovido pelo município, juntamente com os contratos e aditivos, ordens de serviço, notas de empenho e notas fiscais.

Diante da omissão do gestor, foi renovada, por mais duas vezes, a intimação do prefeito, sem nenhuma manifestação, tendo o relator intimado também a secretária municipal de Saúde, Gilsiléa de Souza Arantes, sem que tenha havido manifestação de nenhum dos dois. Na sequência, o processo foi encaminhado à Unidade Técnica e ao Ministério Público junto ao Tribunal de Contas (MPC), para se manifestarem.

O colegiado da Segunda Câmara confirmou a decisão do atual relator, conselheiro Telmo Passareli, que, em conformidade com o entendimento da unidade técnica e ministerial, constatou que a publicação de documentos referentes ao processo de dispensa de licitação ocorreu fora do prazo legal. Por conta disso, recomendou ao prefeito e à chefe do departamento de licitações e contratos, que, em processos de dispensa e inexigibilidade de licitações futuros, observem os prazos previstos em lei para a publicação dos respectivos contratos em diário oficial.

E, ainda, com amparo na lei orgânica, aplicou multa, no valor de R$ 10.000,00, ao ex-prefeito José Carlos Maciel; e no valor de R$5.000,00 à secretaria de Saúde Gilsiléa de Souza, pela reincidência no descumprimento à determinação do Tribunal de Contas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SCOLFORO VIABILIZA EXPANSÃO DO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO DA UFLA

Em reunião na Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), foi consolidada a maior reformulação já feita no projeto do Hospital Universitário da Universidade Federal de Lavras (UFLA). O reitor, professor José Roberto Soares Scolforo, defendeu ao longo do ano e teve o projeto de expansão aprovado, o que garante o aumento da área construída e a incorporação de um setor completo de exames e imagens, incluindo hemodinâmica. Faz parte do projeto desta ampliação a incorporação de uma nova área, onde é hoje o Sindicato dos Produtores Rurais de Lavras. Com a ampliação da área e dos serviços, o Ministério da Saúde aumentou o teto de investimento, garantindo condições para execução da nova estrutura até 2027. Em visita à UFLA para celebração dos 10 anos do curso de Medicina no final do ano passado, o vice-presidente da Ebserh, Daniel Gomes Monteiro Beltrammi, confirmou a previsão de início das obras em março de 2026 e conclusão em 2027, quando o hospital será aberto para a população de ...

COMUNICADO AMG BRASIL

A AMG Brasil recebeu da Comissão Nacional de Energia Nuclear – CNEN, na tarde desta segunda-feira, dia 10/07, a informação da recuperação dos dois equipamentos medidores de polpa furtados no último mês de junho, da sua unidade operacional localizada em Nazareno e São Tiago (região do Campo das Vertentes/MG). Tais equipamentos foram localizados em um estabelecimento comercial que atua com revenda de sucata no estado de São Paulo. Os equipamentos localizados serão encaminhados à AMG Brasil de acordo com as orientações e diretrizes de manipulação e segurança determinadas pela CNEN. A AMG Brasil já comunicou o fato à Polícia Civil de Nazareno (MG). A AMG Brasil reforça que está sendo conduzida investigação interna independente a fim que sejam apurados os fatos que deram ensejo ao furto ocorrido, e sejam adotadas medidas de melhoria e mitigação de riscos em relação aos seus processos internos de controle. Conforme já esclarecido anteriormente, tais medidores de densidade de polpa são comume...

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/