Pular para o conteúdo principal

INFLAÇÃO GERAL ACELEROU EM VARGINHA NO MÊS DE DEZEMBRO


A inflação na cidade de Varginha, medida pelo IMPC-Unis, apresentou forte alta de 1,43% em dezembro comparado com o mês anterior. No acumulado do ano de 2024 a inflação geral varginhense atingiu o patamar de 8,19%.

O IMPC-Unis é um indicador inflacionário calculado pelo Departamento de Pesquisa do Grupo Unis e GEESUL. Para esse cálculo são coletados os preços de 5 grandes grupos de gastos: Alimentação, Habitação, Transporte, Educação e Comunicação.

Em dezembro, mais uma vez o grupo com a maior elevação média de preços foi alimentação (4,48%). As maiores altas ocorreram com os produtos tomate (56,57%), alho (22,69%) e cebola (22,12%) influenciados pelo período de entressafra e em alguns casos devido ao atraso nas colheitas em razão das chuvas nas principais regiões produtoras. Os itens com maior recuo nos preços médios foram feijão carioquinha (-4,04%), leite integral (-3,20%) e óleo de soja (-2,09%) em virtude do aumento na oferta e boas expectativas de safra.

O grupo transporte teve leve alta de 0,09% devido à correção nos valores médios do diesel em 0,31%.

Já no grupo habitação houve recuo de -0,21%, tendo como destaque as quedas ocorridas em energia elétrica (-4,89%), itens de higiene pessoal (-1,32%) e produtos de limpeza geral da residência (-0,46%).

E o grupo comunicação teve diminuição de -3,31% em virtude da redução nos planos básicos de internet (-3,78%) e nos planos básicos de telefonia móvel (-2,38%).

O grupo educação se manteve estável.

O índice oficial de inflação do Brasil (IPCA), divulgado pelo IBGE, também teve aceleração com resultado de 0,52% em dezembro. A nível nacional os grupos alimentação e transporte também tiveram alta, enquanto que a habitação apresentou recuo, demonstrando assim uma convergência com o resultado local.

Nossa previsão no relatório anterior, de que haveria um recuo na inflação de Varginha e do Brasil, não se confirmou. Em ambos os casos a forte alta dos produtos alimentícios foi determinante para a aceleração inflacionária ocorrida. Atrasos nas colheitas, a demora na intensificação de algumas safras de verão e o aquecimento da demanda interna e externa ajudam a entender esses resultados.

A difusão inflacionária no mês de dezembro, que representa a quantidade de produtos pesquisados que tiveram alta nos preços médios, foi de 48% em Varginha, menor que os 52,27% que ocorreu em novembro. No entanto, a amplitude de variação entre os produtos que tiveram alta e aqueles que apresentaram queda foi muito grande.

Para o curto prazo, o comportamento inflacionário local e nacional dependerá da dinâmica da oferta de alimentos e dos processos de reajustes de alguns serviços como no caso das mensalidades escolares que ocorrerão em janeiro. Caso a safras de verão se intensifiquem, o grupo alimentação pode apresentar uma desaceleração nos preços médios que compense as altas que poderão ocorrer em educação e comunicação. Por outro lado, um novo aumento dos alimentos pode trazer mais uma
aceleração inflacionária local e nacional.

Confira a pesquisa completa clicando aqui.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

PROJETO CRIA RECEBE PRÊMIO DO ESPORTE MINEIRO 2017

O assessor do reitor para Assuntos de Parcerias, professor Antônio Nazareno Guimarães Mendes, esteve na solenidade para receber o Prêmio O Projeto Cria (Centro Regional de Iniciação ao Atletismo), da Universidade Federal de Lavras (UFLA), idealizado e coordenado pelo professor de Educação Física Fernando de Oliveira, recebeu nesta semana o “Prêmio do Esporte Mineiro 2017”, concedido pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Esportes (Seesp).  A solenidade de premiação ocorreu no auditório da Escola Estadual Governador Milton Campos, em Belo Horizonte, e contou com a participação de distintos atletas e autoridades.   Além de esportistas, o evento também premiou membros da sociedade civil, gestores municipais e entidades que se destacaram nos programas esportivos do Governo de Minas Gerais no decorrer de 2017 e/ou que contribuíram com o fomento do esporte no estado. Para o professor Fernando é uma satisfação obter essa homenage...

COM APOIO DO GOVERNO DE MINAS, GRUPO CANADENSE ANUNCIA INVESTIMENTO DE R$ 1,8 BILHÃO EM ARAXÁ

McCain, líder global na produção de batatas pré-fritas congeladas, vai se expandir com maior aporte da história da empresa na região A cidade de Araxá, no Alto Paranaíba, vai receber um novo impulso econômico com o anúncio de expansão da unidade da McCain, indústria canadense especializada na produção de batatas pré-fritas congeladas, cujo investimento será de R$ 1,8 bilhão. Este aporte, inteiramente privado, será voltado para a ampliação da capacidade produtiva da empresa entre 2025 e 2027. O projeto foi anunciado em cerimônia realizada nesta segunda-feira (8/12). Ele inclui novas linhas de produção, aumento das áreas de armazenagem e estima-se que mais de 350 empregos sejam criados, além da participação de mais de mil profissionais no setor agrícola. “Fico muito feliz com mais esse investimento atraído para Minas Gerais, que hoje é o estado que mais produz batatas pré-fritas no país. É uma ação que vai gerar empregos e movimentar a cadeia produtiva no estado”, disse o governador Rome...