quarta-feira, 2 de abril de 2025

DAMAE DE SÃO JOÃO FIRMA TERMO DE COOPERAÇÃO TÉCNICA COM DMAE DE POÇOS DE CALDAS


Na última sexta-feira (28), o Departamento Autônomo Municipal de Água e Esgoto de São João del-Rei (DAMAE), por meio do diretor-geral Rômulo Viegas, firmou um Termo de Cooperação Técnica com o DMAE, autarquia responsável pelo saneamento básico no município de Poços de Caldas, representada pelo seu diretor-presidente, Paulo César Silva.

O prefeito de São João del-Rei, Aurélio Suenes, e o vice, Rogério Cury, participaram do ato de assinatura do Termo e da visita técnica às estações de tratamento de água e esgoto do DMAE. Ambos foram recepcionados pelo prefeito de Poços de Caldas, Paulo Ney.

A iniciativa visa a transferência de conhecimentos e tecnologias no âmbito do saneamento básico e a busca de maior eficiência na prestação dos serviços.

O prefeito Aurélio Suenes destacou os trabalhos desenvolvidos pelo DMAE de Poços de Caldas. “Nosso objetivo é estreitar relações com quem entende do assunto, e o DMAE dá um show na área de saneamento, sendo reconhecido não só em Minas Gerais, mas em todo o país pelo trabalho que desenvolve. É este tipo de experiência que queremos levar ao cidadão são-joanense, para o desenvolvimento da cidade”, frisou.

Já o prefeito de Poços de Caldas, Paulo Ney, se disse honrado com a parceria entre os municípios e colocou todos os setores da Prefeitura e também do DMAE à disposição no que for necessário para esta troca de experiências.

De acordo com o diretor-geral do DAMAE, Rômulo Viegas, os desafios no setor são muito grandes. “Este Termo de Cooperação vai nos auxiliar na troca de experiência técnica e parcerias. Hoje, São João del-Rei conta com 90% da cidade abastecida por meio de bombas elétricas antigas, o que gerou uma dívida ao longo dos anos com a CEMIG de cerca de R$ 100 milhões. Temos ainda uma inadimplência muito grande também nas contas de água dos consumidores, cerca de R$ 80 milhões”, afirmou.

A comitiva da Prefeitura de São João del-Rei foi composta ainda por Alan Daher, secretário Municipal de Infraestrutura Urbana e Obras; Cláudio Lara, procurador-geral do DAMAE; e Lucas Viegas, diretor-operacional do DAMAE.

Nenhum comentário: