Pular para o conteúdo principal

MPT, MTE E PF DEFLAGRAM OPERAÇÃO CONJUNTA CONTRA TRABALHO ANÁLOGO À ESCRAVIDÃO EM MINAS

Ponte Gumercindo Penteado, que passa sobre o Rio Grande e liga Colômbia (SP) a Planura (MG), na divisa dos estados

Planura/MG –
Em ação coordenada, o Ministério do Trabalho e Emprego, por meio da Gerência Regional do Trabalho em Uberaba, a Polícia Federal e o Ministério Público do Trabalho deflagraram, no dia 8 de abril de 2025, a Operação Novo Amanhã, para apurar denúncia de trabalho análogo ao de escravo no município de Planura, no interior de Minas Gerais. A ação teve início a partir de informação recebida pelo Disque 100.

A denúncia
Segundo o relato recebido, uma vítima estaria sendo mantida em situação de cárcere privado, obrigada a realizar trabalhos domésticos e serviços em um estabelecimento comercial, de propriedade dos supostos autores, sem qualquer remuneração. A denúncia também apontava agressões físicas e verbais, isolamento social, retirada de documentos e restrição de liberdade, além de possíveis abusos psicológicos e sexuais. Os fatos denunciados indicavam um quadro de violência persistente por anos.

Constatações da operação
Durante a operação, três indivíduos foram presos em flagrante por submeterem a vítima a condições degradantes de trabalho e restrição de liberdade. As autoridades constataram que a vítima era mantida há mais de oito anos, trabalhando sem pagamento em troca apenas de moradia e alimentação. Marcas de agressões físicas foram identificadas e confirmadas por testemunhas, e há indícios de outras formas de violência, como exploração sexual e extorsão.

Foram apreendidos celulares, notebooks e pen drives, que serão analisados com autorização judicial. Os presos foram encaminhados ao sistema prisional e permanecem à disposição da Justiça. As investigações prosseguem, com o objetivo de identificar outras possíveis vítimas e responsabilizar todos os envolvidos.

O nome Operação Novo Amanhã simboliza a possibilidade de recomeço e reconstrução da vida da vítima após anos de sofrimento, violência e privação de liberdade. A expressão representa a esperança de dias melhores e a atuação do Estado na proteção da dignidade humana, rompendo com ciclos de abuso e restabelecendo direitos fundamentais.

*Assessoria de Comunicação Social do Ministério Público do Trabalho em Minas Gerais

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OPERAÇÃO CUMPRE MANDADOS JUDICIAIS EM VIRTUDE DA RETIRADA FORÇADA DE PESSOAS EM SITUAÇÃO DE RUA EM POUSO ALEGRE

A ação cumpriu ordem judicial de busca e apreensão em 10 endereços na cidade. Conforme apurado, os investigados retiravam essas pessoas da rua, muitas vezes, mediante uso de arma de fogo, ameaças de morte e violência física O Ministério Público de Minas Gerais e a Polícia Civil realizaram na manhã desta quarta-feira, 2 de julho, a operação "Invisíveis", que investiga a prática reiterada de crimes relacionados a um processo de "limpeza social" da população em situação de rua, por parte de agentes públicos, em Pouso Alegre, no Sul do estado. A ação cumpriu ordem judicial de busca e apreensão em 10 endereços na cidade. Os crimes teriam ocorrido, ao longo de 2024, pelo menos, entre os meses de junho e setembro. São investigados agentes públicos municipais, um agente público estadual, além de particulares que, conforme apurado, promoviam a retirada forçada de pessoas das ruas do centro de Pouso Alegre, muitas vezes, mediante uso de arma de fogo, ameaças de morte e violên...

PREFEITA, SECRETÁRIO DE ESTADO E DEPUTADO ANUNCIAM IMPORTANTES CONQUISTAS

A prefeita Jussara Menicucci, o deputado estadual Cássio Soares e o secretário estadual de Saúde, Fábio Baccheretti, participaram das tratativas que viabilizaram importantes investimentos para o município de Lavras, que reforçam o compromisso com a saúde pública. Entre as conquistas está a liberação de recursos para a implantação de cinco novos leitos de UTI Pediátrica na Santa Casa de Misericórdia, ampliando a capacidade do Sistema Único de Saúde (SUS) no atendimento intensivo às crianças do município. Outro passo fundamental é a busca pelo  credenciamento da Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (UNACON) em Lavras, que possibilitará a realização de tratamento oncológico completo no município, garantindo mais comodidade e qualidade de vida aos pacientes e suas famílias. Além disso, foram conquistados recursos para equipar a UPA Zona Norte, ampliando a estrutura e qualificando o atendimento de urgência e emergência prestado à população lavrense.

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.