Pular para o conteúdo principal

PROCON E IPEM-MG FISCALIZAM BALANÇAS NO MERCADO MUNICIPAL


Em uma ação conjunta, o PROCON Municipal e o Instituto de Metrologia e Qualidade do Estado de Minas Gerais (IPEM) realizaram uma operação de fiscalização no Mercado Municipal de Poços de Caldas. O objetivo foi garantir a exatidão na pesagem dos produtos, principalmente os vendidos a granel, e reforçar a confiança nas relações de consumo.

Ao todo, foram aferidas 120 balanças. Uma delas apresentou irregularidade que resultava em prejuízo ao fornecedor, o qual foi notificado para regularização. Outras duas estavam fora das especificações exigidas e foram interditadas por não possuírem modelo aprovado pelo Inmetro.

Além da conferência dos equipamentos de medição, o PROCON notificou preventivamente os estabelecimentos quanto à precificação dos produtos, à obrigatoriedade de disponibilizar o Código de Defesa do Consumidor e à correta afixação de placas informativas, como as de atendimento preferencial e combate à discriminação.

Os comerciantes também receberam orientações sobre a necessidade de descontar o peso de embalagens e recipientes durante a pesagem de produtos a granel.

A ação faz parte do projeto Comércio Consciente, que visa orientar os comerciantes sobre seus deveres legais. Como continuidade da iniciativa, será realizada uma reunião com os lojistas do Mercado Municipal no dia 21 de maio, às 14h, na sede da ACIA.

Para a coordenadora do PROCON, Fernanda Soares, a operação teve saldo positivo: “A fiscalização demonstra o compromisso dos comerciantes em manter um ambiente de confiança, garantindo que o consumidor pague exatamente pelo que está adquirindo.”

A próxima etapa da operação abrangerá supermercados, padarias, restaurantes e feiras livres.

Dicas PROCON

Produtos como carne, peixe, pães, queijos, frutas e legumes devem ser pesados em balanças visíveis ao consumidor.

Antes da pesagem, a balança deve ser limpa, livre de líquidos ou sujeiras.


A balança precisa estar em local plano, sem interferência de ventiladores ou objetos.


Só é permitida a utilização de balanças com selo de inventário do Inmetro, garantindo a legalidade do equipamento.


O selo de conformidade do IPEM também deve estar visível e dentro da validade.


Lembre-se: você paga pelo produto, não pela embalagem. O peso da embalagem deve ser descontado da pesagem ou deve constar na tara.

Denúncias podem ser feitas através do site www.eouve.com.br ou pelo telefone do IPEM-MG: 0800 335 335.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho 

SAIBA COMO ESCOLHER OS TIPOS DE FOGOS DE ARTIFÍCIO

Produtos podem ser utilizados em diferentes ocasiões e por qualquer pessoa, e há também opções para o público infantil Eles têm várias cores, formatos e não podem faltar em comemorações e grandes eventos. Os fogos de artifício encantam por sua beleza e, quando utilizados conforme as orientações na embalagem, não oferecem perigo para quem os manuseia ou para o público que prestigia o show pirotécnico.  Diante disso, é preciso saber escolher adequadamente o tipo de fogo de artifício que será utilizado e o local indicado. O vice-presidente do Sindicato das Indústrias de Explosivos no Estado de Minas Gerais (Sindiemg), Magnaldo Filho, explica que os fogos de artifício são divididos em quatro classes, que se diferem, basicamente, pelo tipo de artefato e a quantidade de massa pirotécnica contida em cada um.  “Os produtos da classe A tem venda livre e são os fogos mais simples, com pouco ou sem estampido, e que produzem efeitos visuais. Esse tipo é indicado para q...