Pular para o conteúdo principal

PROCON E IPEM-MG FISCALIZAM BALANÇAS NO MERCADO MUNICIPAL


Em uma ação conjunta, o PROCON Municipal e o Instituto de Metrologia e Qualidade do Estado de Minas Gerais (IPEM) realizaram uma operação de fiscalização no Mercado Municipal de Poços de Caldas. O objetivo foi garantir a exatidão na pesagem dos produtos, principalmente os vendidos a granel, e reforçar a confiança nas relações de consumo.

Ao todo, foram aferidas 120 balanças. Uma delas apresentou irregularidade que resultava em prejuízo ao fornecedor, o qual foi notificado para regularização. Outras duas estavam fora das especificações exigidas e foram interditadas por não possuírem modelo aprovado pelo Inmetro.

Além da conferência dos equipamentos de medição, o PROCON notificou preventivamente os estabelecimentos quanto à precificação dos produtos, à obrigatoriedade de disponibilizar o Código de Defesa do Consumidor e à correta afixação de placas informativas, como as de atendimento preferencial e combate à discriminação.

Os comerciantes também receberam orientações sobre a necessidade de descontar o peso de embalagens e recipientes durante a pesagem de produtos a granel.

A ação faz parte do projeto Comércio Consciente, que visa orientar os comerciantes sobre seus deveres legais. Como continuidade da iniciativa, será realizada uma reunião com os lojistas do Mercado Municipal no dia 21 de maio, às 14h, na sede da ACIA.

Para a coordenadora do PROCON, Fernanda Soares, a operação teve saldo positivo: “A fiscalização demonstra o compromisso dos comerciantes em manter um ambiente de confiança, garantindo que o consumidor pague exatamente pelo que está adquirindo.”

A próxima etapa da operação abrangerá supermercados, padarias, restaurantes e feiras livres.

Dicas PROCON

Produtos como carne, peixe, pães, queijos, frutas e legumes devem ser pesados em balanças visíveis ao consumidor.

Antes da pesagem, a balança deve ser limpa, livre de líquidos ou sujeiras.


A balança precisa estar em local plano, sem interferência de ventiladores ou objetos.


Só é permitida a utilização de balanças com selo de inventário do Inmetro, garantindo a legalidade do equipamento.


O selo de conformidade do IPEM também deve estar visível e dentro da validade.


Lembre-se: você paga pelo produto, não pela embalagem. O peso da embalagem deve ser descontado da pesagem ou deve constar na tara.

Denúncias podem ser feitas através do site www.eouve.com.br ou pelo telefone do IPEM-MG: 0800 335 335.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SCOLFORO VIABILIZA EXPANSÃO DO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO DA UFLA

Em reunião na Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), foi consolidada a maior reformulação já feita no projeto do Hospital Universitário da Universidade Federal de Lavras (UFLA). O reitor, professor José Roberto Soares Scolforo, defendeu ao longo do ano e teve o projeto de expansão aprovado, o que garante o aumento da área construída e a incorporação de um setor completo de exames e imagens, incluindo hemodinâmica. Faz parte do projeto desta ampliação a incorporação de uma nova área, onde é hoje o Sindicato dos Produtores Rurais de Lavras. Com a ampliação da área e dos serviços, o Ministério da Saúde aumentou o teto de investimento, garantindo condições para execução da nova estrutura até 2027. Em visita à UFLA para celebração dos 10 anos do curso de Medicina no final do ano passado, o vice-presidente da Ebserh, Daniel Gomes Monteiro Beltrammi, confirmou a previsão de início das obras em março de 2026 e conclusão em 2027, quando o hospital será aberto para a população de ...

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho 

COMUNICADO AMG BRASIL

A AMG Brasil recebeu da Comissão Nacional de Energia Nuclear – CNEN, na tarde desta segunda-feira, dia 10/07, a informação da recuperação dos dois equipamentos medidores de polpa furtados no último mês de junho, da sua unidade operacional localizada em Nazareno e São Tiago (região do Campo das Vertentes/MG). Tais equipamentos foram localizados em um estabelecimento comercial que atua com revenda de sucata no estado de São Paulo. Os equipamentos localizados serão encaminhados à AMG Brasil de acordo com as orientações e diretrizes de manipulação e segurança determinadas pela CNEN. A AMG Brasil já comunicou o fato à Polícia Civil de Nazareno (MG). A AMG Brasil reforça que está sendo conduzida investigação interna independente a fim que sejam apurados os fatos que deram ensejo ao furto ocorrido, e sejam adotadas medidas de melhoria e mitigação de riscos em relação aos seus processos internos de controle. Conforme já esclarecido anteriormente, tais medidores de densidade de polpa são comume...