Pular para o conteúdo principal

VOLUNTÁRIOS DA CEMIG DOAM MAIS DE 29 MIL ABSORVENTES FEMININOS PARA INSTITUIÇÕES MINEIRAS

Inciativa contribui para combater a pobreza menstrual, uma condição que afeta muitas pessoas em situações de extrema pobreza. Instituições de Varginha, Pouso Alegre e Wenceslau Braz foram beneficiadas

Empregados da Cemig doaram mais de 29 mil unidades de absorventes femininos para instituições de apoio e acolhimento a meninas e mulheres em situação de risco social, em diversas regiões do estado.

A iniciativa é resultado da Campanha Dignidade Menstrual, realizada por meio do Programa Você – Voluntariado Cemig, que integra as práticas de promoção ESG da companhia. A ação tem o objetivo de combater a pobreza menstrual, uma condição que afeta muitas pessoas em situações de extrema pobreza, e está aderente ao Programa Federal de Dignidade Menstrual, conduzido pelo Ministério das Mulheres.

Segundo o Relatório Anual Socioeconômico da Mulher - Raseam 2025, publicado pelo Ministério, o Programa Federal atendeu, até agosto/2024, mais de 2 milhões de mulheres no Brasil. Apesar das inúmeras iniciativas de políticas públicas e não governamentais de combate à pobreza menstrual no país, ainda existem muitas pessoas que menstruam precisando de ajuda, uma vez que a oferta do governo e de outras entidades não atende toda a demanda.

De acordo com a ONU (Organização das Nações Unidas), a população mais exposta a essa realidade são pessoas em situação de rua ou privadas de liberdade e outros grupos sociais, com índices extremos de vulnerabilidade social e econômica.

Marina Oliveira, analista de Sustentabilidade da Cemig, lembra que parece inimaginável que exista uma parcela considerável da população sem acesso a essa condição básica, mas essa realidade existe e afeta diretamente a vida de muitas pessoas. Assim, a ação do Programa de Voluntariado da companhia busca proporcionar dignidade a quem mais precisa. “As doações são extremamente importantes para complementar as iniciativas governamentais. Elas ajudam a garantir que todas as pessoas que menstruam possam ter acesso a produtos de higiene menstrual, promovendo a dignidade e a saúde” - destaca a analista.

No Sul de Minas, as doações foram destinadas para a Associação Afeto de Amparo à Gestante, em Varginha, para o Saica – Centro de Acolhimento de Pouso Alegre, e para a Escola Estadual Major Lisboa da Cunha, em Wenceslau Braz. Além destas cidades, a campanha também vai beneficiar instituições em Belo Horizonte, Divinópolis, Ipatinga, Januária, Juiz de Fora, Montes Claros, Paracatu, Patos de Minas, Sete Lagoas, Uberaba e Uberlândia.

O impacto da campanha é sentido diretamente nas comunidades atendidas, como destaca Lilian Conde Silveira, presidente da Associação Afeto de Amparo à Gestante, da cidade de Varginha. “A doação dos itens arrecadados pelos voluntários da Cemig na Campanha Dignidade Menstrual é de grande importância para a composição dos kits de higiene das gestantes, contribuindo diretamente para o cuidado, a autoestima e a dignidade de mulheres em um momento tão especial de suas vidas. Gestos como esse reforçam a solidariedade e o compromisso com o bem-estar do próximo. Muito obrigado por fazerem a diferença!”, afirma.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

PREFEITO SANCIONA LEI DO SILÊNCIO EM LAVRAS

Até gritos de pessoas e barulhos de animais serão enquadrados como perturbação do sossego Lei sancionada por Cherem passa a vigorar a partir do dia 15 de março O prefeito de Lavras, no Sul de Minas, José Cherem (PSD), sancionou a Lei nº 4393, que dispõe sobre a perturbação do sossego.  A nova legislação é fruto do Projeto de Lei (PL) nº 4.393, de autoria dos vereadores Coronel Claret (PSD) e Marcos Possato (PSDC) e recebeu emendas da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara local. O PL 06/2017 foi protocolado no dia 19 de janeiro deste ano na Câmara Municipal e teve tramitação rápida devido ao forte lobby de um pequeno grupo de moradores de classe média alta de uma região da cidade, interessados diretamente na rotina de um grupo de repúblicas. Já no dia 30 de janeiro o projeto foi votado por unanimidade pelos parlamentares lavrenses. De uma pequena parcela interessada em sua aprovação, agora sancionado o projeto passa a afetar toda a sociedade lavrense. A ...

TCE DETERMINA RESSARCIMENTO E MULTA ASSOCIAÇÃO POR IRREGULARIDADES EM CONVÊNIO PARA ATENDER CRIANÇAS EM CAMPO BELO

A Segunda Câmara do Tribunal de Contas de Minas Gerais (TCEMG) determinou, nesta terça-feira (26/8), o ressarcimento de R$84 mil e também a multa de aproximados R$ 15 mil ao presidente da Associação Centro Educacional Infantil Cantinho Saber, à época, Ronaldo da Silva, em Campo Belo. O município, por meio do Convênio n. 8/2016 (com vigência entre 15/2/2016 e 28/2/2017), custeou e manteve despesas operacionais para oferta de ensino infantil a crianças entre 4 meses e 4 anos e 11 meses, que eram atendidas pela Associação Centro Educacional Infantil Cantinho Saber. Todavia, à época de prestar contas referente ao ano de 2016, a associação apresentou um plano de trabalho ineficaz, documentos que não foram capazes de justificar as despesas apresentadas, com inconsistências de valores, inclusive sem assinatura dos responsáveis. Não apresentou nenhuma nota fiscal, o informe de despesas total divergiu do extrato bancário e, sobre as despesas de pessoal, não recolheu encargos previdenciários. Ou...