Pular para o conteúdo principal

VOLUNTÁRIOS DA CEMIG DOAM MAIS DE 29 MIL ABSORVENTES FEMININOS PARA INSTITUIÇÕES MINEIRAS

Inciativa contribui para combater a pobreza menstrual, uma condição que afeta muitas pessoas em situações de extrema pobreza. Instituições de Varginha, Pouso Alegre e Wenceslau Braz foram beneficiadas

Empregados da Cemig doaram mais de 29 mil unidades de absorventes femininos para instituições de apoio e acolhimento a meninas e mulheres em situação de risco social, em diversas regiões do estado.

A iniciativa é resultado da Campanha Dignidade Menstrual, realizada por meio do Programa Você – Voluntariado Cemig, que integra as práticas de promoção ESG da companhia. A ação tem o objetivo de combater a pobreza menstrual, uma condição que afeta muitas pessoas em situações de extrema pobreza, e está aderente ao Programa Federal de Dignidade Menstrual, conduzido pelo Ministério das Mulheres.

Segundo o Relatório Anual Socioeconômico da Mulher - Raseam 2025, publicado pelo Ministério, o Programa Federal atendeu, até agosto/2024, mais de 2 milhões de mulheres no Brasil. Apesar das inúmeras iniciativas de políticas públicas e não governamentais de combate à pobreza menstrual no país, ainda existem muitas pessoas que menstruam precisando de ajuda, uma vez que a oferta do governo e de outras entidades não atende toda a demanda.

De acordo com a ONU (Organização das Nações Unidas), a população mais exposta a essa realidade são pessoas em situação de rua ou privadas de liberdade e outros grupos sociais, com índices extremos de vulnerabilidade social e econômica.

Marina Oliveira, analista de Sustentabilidade da Cemig, lembra que parece inimaginável que exista uma parcela considerável da população sem acesso a essa condição básica, mas essa realidade existe e afeta diretamente a vida de muitas pessoas. Assim, a ação do Programa de Voluntariado da companhia busca proporcionar dignidade a quem mais precisa. “As doações são extremamente importantes para complementar as iniciativas governamentais. Elas ajudam a garantir que todas as pessoas que menstruam possam ter acesso a produtos de higiene menstrual, promovendo a dignidade e a saúde” - destaca a analista.

No Sul de Minas, as doações foram destinadas para a Associação Afeto de Amparo à Gestante, em Varginha, para o Saica – Centro de Acolhimento de Pouso Alegre, e para a Escola Estadual Major Lisboa da Cunha, em Wenceslau Braz. Além destas cidades, a campanha também vai beneficiar instituições em Belo Horizonte, Divinópolis, Ipatinga, Januária, Juiz de Fora, Montes Claros, Paracatu, Patos de Minas, Sete Lagoas, Uberaba e Uberlândia.

O impacto da campanha é sentido diretamente nas comunidades atendidas, como destaca Lilian Conde Silveira, presidente da Associação Afeto de Amparo à Gestante, da cidade de Varginha. “A doação dos itens arrecadados pelos voluntários da Cemig na Campanha Dignidade Menstrual é de grande importância para a composição dos kits de higiene das gestantes, contribuindo diretamente para o cuidado, a autoestima e a dignidade de mulheres em um momento tão especial de suas vidas. Gestos como esse reforçam a solidariedade e o compromisso com o bem-estar do próximo. Muito obrigado por fazerem a diferença!”, afirma.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

OPERAÇÃO MAR DE MINAS IV PRENDE MAIS DE 400 PESSOAS E APREENDE R$ 4,7 MILHÕES NA REGIÃO DO LAGO DE FURNAS

Forças de segurança do Estado atuaram de forma integrada com, durante mais de um mês, combatendo irregularidades e crimes A Operação Mar de Minas IV, promovida pelo Governo de Minas com órgaõs federais e instituições parceiras, teve um saldo de 2.376 apreensões feitas pela fiscalização tributária, que somaram R$ 4,7 milhões, e prendeu 401 pessoas, sendo 385 em flagrante. O balanço foi realizado pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), nesta terça-feira (24/6). Os trabalhos começaram no dia 19/5 e se estenderam até o último domingo (22/6). Realizada de força integrada, a operação reuniu as forças de segurança estaduais, federais e instituições parceiras, empregando um efetivo de 617 integrantes, 238 viaturas, 11 embarcações, duas motos aquáticas e um drone. As ações preventivas, repressivas e de fiscalização ocorreram em diferentes pontos da região do Lago de Furnas, visando garantir a segurança dos turistas, do comércio e da população local. Houve abordagens e...

CAPOEIRISTAS DE VARGINHA LEVAM A ARTE DA CAPOEIRA PARA A EUROPA

Os capoeiristas da Casa da Capoeira – unidade Varginha seguem ampliando as fronteiras da arte e da cultura brasileira. No início de junho, Osvaldo Henrique (Mestrando Pé de Vento), João Neto (Instrutor Red Bull) e Luís Gustavo (Instrutor Panga) embarcaram em um tour internacional pela Europa, levando a capoeira de Varginha para quatro países: Portugal, França, Alemanha e Polônia. Durante a viagem, os atletas ministraram oficinas, participaram de workshops e realizaram atividades com grupos locais, fortalecendo laços culturais e promovendo intercâmbio com capoeiristas de diversos países. A turnê abriu novas possibilidades de parcerias e projetos futuros no exterior. O trio retornou a Varginha no dia 23 de junho, mas a agenda apertada não permitiu descanso. Já na última quinta (26/06), eles embarcaram rumo a Brasília, onde os instrutores Red Bull e Panga participam do Volta ao Mundo Bambas (VMB), considerado o maior campeonato de capoeira do mundo. Luís Gustavo disputará a seletiva da ca...