Pular para o conteúdo principal

VOLUNTÁRIOS DA CEMIG DOAM MAIS DE 29 MIL ABSORVENTES FEMININOS PARA INSTITUIÇÕES MINEIRAS

Inciativa contribui para combater a pobreza menstrual, uma condição que afeta muitas pessoas em situações de extrema pobreza. Instituições de Varginha, Pouso Alegre e Wenceslau Braz foram beneficiadas

Empregados da Cemig doaram mais de 29 mil unidades de absorventes femininos para instituições de apoio e acolhimento a meninas e mulheres em situação de risco social, em diversas regiões do estado.

A iniciativa é resultado da Campanha Dignidade Menstrual, realizada por meio do Programa Você – Voluntariado Cemig, que integra as práticas de promoção ESG da companhia. A ação tem o objetivo de combater a pobreza menstrual, uma condição que afeta muitas pessoas em situações de extrema pobreza, e está aderente ao Programa Federal de Dignidade Menstrual, conduzido pelo Ministério das Mulheres.

Segundo o Relatório Anual Socioeconômico da Mulher - Raseam 2025, publicado pelo Ministério, o Programa Federal atendeu, até agosto/2024, mais de 2 milhões de mulheres no Brasil. Apesar das inúmeras iniciativas de políticas públicas e não governamentais de combate à pobreza menstrual no país, ainda existem muitas pessoas que menstruam precisando de ajuda, uma vez que a oferta do governo e de outras entidades não atende toda a demanda.

De acordo com a ONU (Organização das Nações Unidas), a população mais exposta a essa realidade são pessoas em situação de rua ou privadas de liberdade e outros grupos sociais, com índices extremos de vulnerabilidade social e econômica.

Marina Oliveira, analista de Sustentabilidade da Cemig, lembra que parece inimaginável que exista uma parcela considerável da população sem acesso a essa condição básica, mas essa realidade existe e afeta diretamente a vida de muitas pessoas. Assim, a ação do Programa de Voluntariado da companhia busca proporcionar dignidade a quem mais precisa. “As doações são extremamente importantes para complementar as iniciativas governamentais. Elas ajudam a garantir que todas as pessoas que menstruam possam ter acesso a produtos de higiene menstrual, promovendo a dignidade e a saúde” - destaca a analista.

No Sul de Minas, as doações foram destinadas para a Associação Afeto de Amparo à Gestante, em Varginha, para o Saica – Centro de Acolhimento de Pouso Alegre, e para a Escola Estadual Major Lisboa da Cunha, em Wenceslau Braz. Além destas cidades, a campanha também vai beneficiar instituições em Belo Horizonte, Divinópolis, Ipatinga, Januária, Juiz de Fora, Montes Claros, Paracatu, Patos de Minas, Sete Lagoas, Uberaba e Uberlândia.

O impacto da campanha é sentido diretamente nas comunidades atendidas, como destaca Lilian Conde Silveira, presidente da Associação Afeto de Amparo à Gestante, da cidade de Varginha. “A doação dos itens arrecadados pelos voluntários da Cemig na Campanha Dignidade Menstrual é de grande importância para a composição dos kits de higiene das gestantes, contribuindo diretamente para o cuidado, a autoestima e a dignidade de mulheres em um momento tão especial de suas vidas. Gestos como esse reforçam a solidariedade e o compromisso com o bem-estar do próximo. Muito obrigado por fazerem a diferença!”, afirma.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

UFLA CELEBRA CHEGADA DAS OITO PRIMEIRAS EMPRESAS RESIDENTES NO PARQUE TECNOLÓGICO IPÊTECH LAVRAS

Oito empresas receberam as chaves de suas instalações no parque tecnológico IpêTech Lavras na última quinta-feira (11/12). A entrega ocorreu durante o evento Virada de Chave, promovido pela Diretoria de Parques Tecnológicos (DPT), que celebrou o início do programa de residência no empreendimento. Os editais aos quais as empresas de base tecnológica se candidataram foram publicados em julho deste ano, em chamamento público de fluxo contínuo. As primeiras oito empresas residentes são a AgScam, que desenvolve tecnologias para o agro; a Biominas, com produção de soluções tecnológicas sustentáveis e estratégicas em Sustentabilidade Ambiental, Social e de Governança (ESG); a Coffee Experts, com tecnologias para o café; a Compilart Tecnologia, com soluções para o mercado de food service; a Levty, focada em serviços de transformação digital e softwares customizados; a Ceifa, voltada à inovação em mecanização agrícola; a Biomip Agentes Biológicos Ltda., com inovações em controle biológico de pr...

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho