quarta-feira, 14 de maio de 2025

EBSERH E UFLA REALIZAM VISITA AS OBRAS DO NOVO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO DA REGIÃO


Equipes da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) e da Universidade Federal de Lavras (Ufla) realizaram, ontem (13), visita técnica ao novo hospital universitário da Ufla. Com obras paradas desde 2021, o projeto foi inserido no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). O presidente da Rede Ebserh, Arthur Chioro, foi recebido pelo reitor da UFLA, José Roberto Scolforo.

Após entregue, a unidade deve ser administrada pela Ebserh. Assim, o hospital também servirá como campo de prática para os estudantes dos cursos da área da saúde da região, reafirmando o compromisso da Ebserh com a expansão e a excelência da rede de hospitais universitários federais.

Durante a visita, Arthur Chioro ressaltou que, neste momento, uma equipe de arquitetura hospitalar está revistando o projeto e realizando as adaptações necessárias, tanto para atender o novo perfil assistencial, como também os ajustes recomendados a partir dos padrões sanitários.

“Tudo isso para que possamos ter uma oferta segura de saúde, além de condições de produzir ensino e pesquisa de qualidade, reforçando o nosso compromisso de formar, ensinar e pesquisar”, defendeu.

Novo hospital
A proposta é que o Hospital Universitário da UFLA se torne uma unidade pública de referência na região, com programas de residência e serviços ainda não disponíveis na rede pública local.

Serão 105 leitos, com capacidade para procedimentos de média e alta complexidade, abarcando como linhas de cuidado: clínica médica adulto, clínica cirúrgica adulto, tratamento agudo do Acidente Vascular Cerebral e atendimento a queimados, que poderá ter abrangência macrorregional, atendendo à demanda de outras macrorregiões.

No atendimento cirúrgico estão previstas as cirurgias eletivas ortopédicas, vasculares, de cirurgia geral e urológicas de média complexidade, ou ainda na modalidade hospital-dia.

Serão também inseridas as linhas de cuidado a pacientes neurológicos acometidos por acidente vascular cerebral hemorrágico, isquêmico ou acidentes vasculares transitório, além da referência assistencial ao paciente médio queimado que necessite de internações em leitos críticos (UTI) e ou enfermarias para tratamento especializado.

Rede Ebserh
Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.

*Coordenadoria de Comunicação Social da Ebserh

Nenhum comentário: