No dia 7 de julho, foi formalizado um protocolo de intenções entre a Divisão de Clima Espacial (DICEP) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e o Programa de Pós-graduação em Engenharia Elétrica da Universidade Federal de Itajubá (PPG-EEL/UNIFEI), por meio dos Laboratórios de Telecomunicações e Internet das Coisas (LabTel & LabIoT).
O acordo tem origem no projeto de pesquisa da pós-doutoranda Karen V. Espinosa Sarmiento, vinculada ao Programa Institucional de Pós-Doutorado (PIPD) do INPE desde março de 2025, no curso de Geofísica Espacial, como integrante do grupo de pesquisa sobre Eletrodinâmica Ionosférica (APOENA). A iniciativa também apoia o desenvolvimento da dissertação de mestrado de Christian Lamin, aluno do PPG-EEL/UNIFEI, orientado pelo professor Danilo Spadotti e coorientado pela Karen Sarmiento. O trabalho tem como objetivo o desenvolvimento de uma tecnologia para monitoramento em tempo real de Correntes Geomagneticamente Induzidas (GICs) em subestações de alta tensão.
O protocolo estabelece a cooperação entre pesquisadores, docentes, bolsistas e estudantes do programa Estudo e Monitoramento Brasileiro de Clima Espacial (EMBRACE/INPE) e do PPG-EEL/UNIFEI. As atividades conjuntas visam fortalecer pesquisas nas áreas de Clima Espacial, GICs, Sistemas de Potência e Eletromagnetismo, com foco na criação de soluções tecnológicas aplicáveis ao setor elétrico brasileiro.
Comentários