Pular para o conteúdo principal

MUSEU DA INCONFIDÊNCIA INAUGURA SALA DEDICADA À VALORIZAÇÃO DA POPULAÇÃO AFRODESCENDENTE


O Museu da Inconfidência, em Ouro Preto, inaugurou a Sala Afro-brasileira, no último dia  de julho. O novo espaço permanente é dedicado à valorização das contribuições culturais, artísticas e históricas da população afrodescendente em Minas Gerais. Essa é mais uma ação que prevê a revisão da narrativa museológica, que abre espaço para memórias antes marginalizadas.

A primeira exposição, denominada "Afro-brasilidades: arte e memória na encruzilhada", é composta por parte do acervo de Tadeu Bandeira e conta com mais de 100 obras de artistas populares. "A arte popular, a mão do povo, a arte de origem afro-brasileira está agora representada no Museu da Inconfidência, mostrando a continuidade do gesto barroco criativo na expressão da arte nacional", frisou o prefeito Angelo Oswaldo.

Para o diretor do Museu, Alex Castanheira, a Sala representa um avanço na narrativa apresentada ao público. "Problematizamos o modo como o negro é representado, muitas vezes mostrando a escravidão e os instrumentos de tortura. Nunca a contribuição cultural e técnica trazidas por eles", explicou.

A presidente do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), Fernanda Castro, também participou do evento. A exposição fica disponível ao público até outubro, quando uma nova coleção deve ser montada para apreciação na Sala Afro-brasileira.

Reposicionamento
Desde 2023, o Museu da Inconfidência iniciou o processo de reposicionamento e reparação histórica. No "Panteão dos Inconfidentes", local que abriga os restos mortais de participantes da Inconfidência Mineira, foram acrescidas as lápides de Hipólita Jacinta Teixeira e Bárbara Heliodora, reforçando o protagonismo feminino no movimento.

Além disso, o prédio foi inscrito e reconhecido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) como lugar sensível da rota dos povos escravizados. "Esse sempre foi um lugar da presença negra, mas subalternizada, marginalizada. Estamos retomando essa presença, mas ressignificada e do ponto de vista da contribuição deles", explicou.

Conforme o gestor, o esforço para rever a narrativa contada no Museu busca fortalecer o diálogo com a sociedade, promovendo a escuta ativa e a valorização das comunidades locais, reforçando o compromisso da instituição com a inclusão, a representatividade e a construção de um acervo plural.


*Informações de Marília Mesquita, com revisão de Victor Stutz, da assessoria da prefeitura

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

UMA CIDADE EM PLENO CRESCIMENTO

IBGE estima em mais de 110 mil o número de habitantes de Lavras O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou nesta quinta-feira (28) a estimativa populacional de 2025. Segundo os dados, a população brasileira alcançou 213,4 milhões de habitantes em 1º de julho deste ano, o que representa um crescimento de 0,39% em relação ao ano anterior. Em Lavras, a estimativa aponta para 110.682 habitantes em 2025. No ano passado, a cidade tinha 109.884 habitantes, de acordo com a estimativa de julho de 2024. Esses números não correspondem ao Censo Demográfico de 2022, que registrou oficialmente 104.761 moradores. As estimativas anuais do IBGE são calculadas a partir do último censo realizado, considerando indicadores como taxas de natalidade, mortalidade e migração. Esses dados são fundamentais para projeções demográficas e econômicas entre os censos. A publicação das estimativas no Diário Oficial da União é exigência do Tribunal de Contas da União (TCU) e serve de base para o ...