Pular para o conteúdo principal

MUSEU DA INCONFIDÊNCIA INAUGURA SALA DEDICADA À VALORIZAÇÃO DA POPULAÇÃO AFRODESCENDENTE


O Museu da Inconfidência, em Ouro Preto, inaugurou a Sala Afro-brasileira, no último dia  de julho. O novo espaço permanente é dedicado à valorização das contribuições culturais, artísticas e históricas da população afrodescendente em Minas Gerais. Essa é mais uma ação que prevê a revisão da narrativa museológica, que abre espaço para memórias antes marginalizadas.

A primeira exposição, denominada "Afro-brasilidades: arte e memória na encruzilhada", é composta por parte do acervo de Tadeu Bandeira e conta com mais de 100 obras de artistas populares. "A arte popular, a mão do povo, a arte de origem afro-brasileira está agora representada no Museu da Inconfidência, mostrando a continuidade do gesto barroco criativo na expressão da arte nacional", frisou o prefeito Angelo Oswaldo.

Para o diretor do Museu, Alex Castanheira, a Sala representa um avanço na narrativa apresentada ao público. "Problematizamos o modo como o negro é representado, muitas vezes mostrando a escravidão e os instrumentos de tortura. Nunca a contribuição cultural e técnica trazidas por eles", explicou.

A presidente do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), Fernanda Castro, também participou do evento. A exposição fica disponível ao público até outubro, quando uma nova coleção deve ser montada para apreciação na Sala Afro-brasileira.

Reposicionamento
Desde 2023, o Museu da Inconfidência iniciou o processo de reposicionamento e reparação histórica. No "Panteão dos Inconfidentes", local que abriga os restos mortais de participantes da Inconfidência Mineira, foram acrescidas as lápides de Hipólita Jacinta Teixeira e Bárbara Heliodora, reforçando o protagonismo feminino no movimento.

Além disso, o prédio foi inscrito e reconhecido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) como lugar sensível da rota dos povos escravizados. "Esse sempre foi um lugar da presença negra, mas subalternizada, marginalizada. Estamos retomando essa presença, mas ressignificada e do ponto de vista da contribuição deles", explicou.

Conforme o gestor, o esforço para rever a narrativa contada no Museu busca fortalecer o diálogo com a sociedade, promovendo a escuta ativa e a valorização das comunidades locais, reforçando o compromisso da instituição com a inclusão, a representatividade e a construção de um acervo plural.


*Informações de Marília Mesquita, com revisão de Victor Stutz, da assessoria da prefeitura

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SAIBA COMO ESCOLHER OS TIPOS DE FOGOS DE ARTIFÍCIO

Produtos podem ser utilizados em diferentes ocasiões e por qualquer pessoa, e há também opções para o público infantil Eles têm várias cores, formatos e não podem faltar em comemorações e grandes eventos. Os fogos de artifício encantam por sua beleza e, quando utilizados conforme as orientações na embalagem, não oferecem perigo para quem os manuseia ou para o público que prestigia o show pirotécnico.  Diante disso, é preciso saber escolher adequadamente o tipo de fogo de artifício que será utilizado e o local indicado. O vice-presidente do Sindicato das Indústrias de Explosivos no Estado de Minas Gerais (Sindiemg), Magnaldo Filho, explica que os fogos de artifício são divididos em quatro classes, que se diferem, basicamente, pelo tipo de artefato e a quantidade de massa pirotécnica contida em cada um.  “Os produtos da classe A tem venda livre e são os fogos mais simples, com pouco ou sem estampido, e que produzem efeitos visuais. Esse tipo é indicado para q...

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho