Pular para o conteúdo principal

PESQUISA DA UFSJ E UFMG RECEBE MOÇÃO PELO DESENVOLVIMENTO DE TESTE RÁPIDO PARA A DOENÇA DE CHAGAS


O projeto de pesquisa da Universidade Federal de São João Del-Rei (UFSJ), "Desenvolvimento de um teste rápido para o Diagnóstico da Doença de Chagas", coordenado pelo professor do Programa de Pós-graduação em Biotecnologia (PPGBIOTEC), Alexsandro Sobreira Galdino em colaboração com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) recebeu uma moção congratulatória do Estado de Minas Gerais.

A audiência realizada no dia 26 de junho teve como finalidade debater a relevância do desenvolvimento do teste rápido nacional para a detecção da Doença de Chagas, realizado em colaboração pelas universidades Federal de São João del-Rei (UFSJ) e a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). A entrega dos diplomas referentes aos votos de congratulações aos pesquisadores responsáveis pelo desenvolvimento do referido teste, foi feita pela deputada estadual de Minas Gerais e egressa da UFSJ, Lohanna França.

A cerimônia contou com a presença do Pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação da UFSJ, André de Oliveira Baldoni, do Secretário de Turismo da cidade de Oliveira (MG), Sandro Lara, do Subsecretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de Minas Gerais, Lucas de Faria Rosa Soares e da diretora de Inovação da FAPEMIG, Marina Brandão.

Para o pró-reitor, Baldoni: "este projeto é um caso de sucesso que articula: ciência de excelência, política pública, inovação e impacto social. E mais: abre caminho para o desenvolvimento de novos produtos e soluções, em outras áreas da saúde e da ciência, com base em um modelo colaborativo e orientado às necessidades reais da população."

De acordo com o professor Galdino, “a Doença de Chagas continua sendo uma doença negligenciada e muitas pessoas ainda padecem por falta de testagem. A maioria dos kits disponíveis são importantes e faltam iniciativas nacionais. O grupo de pesquisa desenvolveu um teste com elevada sensibilidade diagnóstica e agora pretende que esse teste chegue à população, principalmente, aquelas mais vulneráveis.”

Na UFSJ fazem parte dessa pesquisa as professoras do Programa de Pós Graduação Multicêntrico em Bioquímica e Biologia Molecular (PMBQBM) Mariana Campos da Paz, Ana Alice Maia Gonçalves e Juliana Martins Machado (PPGBIOTEC); e os alunos Carlos Ananias Aparecido Resende, Isadora Braga Gandra, Ana Clara Maia Gontijo e Mariana Ferraz Chaves Francisco.

Os colaboradores da UFMG são os professores Manoel Otávio da Costa Rocha, Eduardo Antônio Ferraz Coelho, Ana Thereza Chaves Lages, Rodolfo Cordeiro Giunchetti, Isabela Amorim Gonçalves Pereira e Grasiele de Sousa Vieira Tavares. O projeto teve o apoio da Fapemig, CNPq, CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior e FINEP.

Confira como foi a sessão solene. Clique aqui para assistir à íntegra.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PRODUTORA ARTÍSTICA VARGINHENSE É CONVIDADA PELO MEC PARA ATUAR NA CRIAÇÃO DE ESCOLA NACIONAL DE HIP HOP

A Bolando Produções marcou presença na primeira reunião com representantes da cultura de todo o Brasil, desenhando a política que busca promover o sucesso escolar de estudantes negros e periféricos pelo diálogo com o Hip-Hop Na última segunda-feira (26/01), aconteceu uma reunião em Brasília organizada pelo Ministério da Educação (MEC), com representantes da cultura Hip-Hop de todos os estados e do Distrito Federal, para apresentar a proposta e debater a criação da Escola Nacional de Hip-Hop . O projeto consiste em uma política educacional que buscará promover o sucesso escolar de estudantes da educação básica, sobretudo negros e periféricos, a partir do diálogo com a cultura Hip-Hop. E para ajudar o MEC a desenhar esse projeto, a Bolando Produções foi convidada para fazer parte da mesa de debates e estruturação da Escola Nacional de Hip-Hop. Estivemos ao lado de verdadeiros líderes e precursores da cultura Hip-Hop como GOG , Renan Inquérito , Thiago Elnino e tantos outros nomes e m...

COMUNICADO AMG BRASIL

A AMG Brasil recebeu da Comissão Nacional de Energia Nuclear – CNEN, na tarde desta segunda-feira, dia 10/07, a informação da recuperação dos dois equipamentos medidores de polpa furtados no último mês de junho, da sua unidade operacional localizada em Nazareno e São Tiago (região do Campo das Vertentes/MG). Tais equipamentos foram localizados em um estabelecimento comercial que atua com revenda de sucata no estado de São Paulo. Os equipamentos localizados serão encaminhados à AMG Brasil de acordo com as orientações e diretrizes de manipulação e segurança determinadas pela CNEN. A AMG Brasil já comunicou o fato à Polícia Civil de Nazareno (MG). A AMG Brasil reforça que está sendo conduzida investigação interna independente a fim que sejam apurados os fatos que deram ensejo ao furto ocorrido, e sejam adotadas medidas de melhoria e mitigação de riscos em relação aos seus processos internos de controle. Conforme já esclarecido anteriormente, tais medidores de densidade de polpa são comume...

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho