O projeto de pesquisa da Universidade Federal de São João Del-Rei (UFSJ), "Desenvolvimento de um teste rápido para o Diagnóstico da Doença de Chagas", coordenado pelo professor do Programa de Pós-graduação em Biotecnologia (PPGBIOTEC), Alexsandro Sobreira Galdino em colaboração com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) recebeu uma moção congratulatória do Estado de Minas Gerais.
A audiência realizada no dia 26 de junho teve como finalidade debater a relevância do desenvolvimento do teste rápido nacional para a detecção da Doença de Chagas, realizado em colaboração pelas universidades Federal de São João del-Rei (UFSJ) e a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). A entrega dos diplomas referentes aos votos de congratulações aos pesquisadores responsáveis pelo desenvolvimento do referido teste, foi feita pela deputada estadual de Minas Gerais e egressa da UFSJ, Lohanna França.
A cerimônia contou com a presença do Pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação da UFSJ, André de Oliveira Baldoni, do Secretário de Turismo da cidade de Oliveira (MG), Sandro Lara, do Subsecretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de Minas Gerais, Lucas de Faria Rosa Soares e da diretora de Inovação da FAPEMIG, Marina Brandão.
Para o pró-reitor, Baldoni: "este projeto é um caso de sucesso que articula: ciência de excelência, política pública, inovação e impacto social. E mais: abre caminho para o desenvolvimento de novos produtos e soluções, em outras áreas da saúde e da ciência, com base em um modelo colaborativo e orientado às necessidades reais da população."
De acordo com o professor Galdino, “a Doença de Chagas continua sendo uma doença negligenciada e muitas pessoas ainda padecem por falta de testagem. A maioria dos kits disponíveis são importantes e faltam iniciativas nacionais. O grupo de pesquisa desenvolveu um teste com elevada sensibilidade diagnóstica e agora pretende que esse teste chegue à população, principalmente, aquelas mais vulneráveis.”
Na UFSJ fazem parte dessa pesquisa as professoras do Programa de Pós Graduação Multicêntrico em Bioquímica e Biologia Molecular (PMBQBM) Mariana Campos da Paz, Ana Alice Maia Gonçalves e Juliana Martins Machado (PPGBIOTEC); e os alunos Carlos Ananias Aparecido Resende, Isadora Braga Gandra, Ana Clara Maia Gontijo e Mariana Ferraz Chaves Francisco.
Os colaboradores da UFMG são os professores Manoel Otávio da Costa Rocha, Eduardo Antônio Ferraz Coelho, Ana Thereza Chaves Lages, Rodolfo Cordeiro Giunchetti, Isabela Amorim Gonçalves Pereira e Grasiele de Sousa Vieira Tavares. O projeto teve o apoio da Fapemig, CNPq, CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior e FINEP.
Confira como foi a sessão solene. Clique aqui para assistir à íntegra.
Comentários