Pular para o conteúdo principal

PESQUISA DA UFSJ E UFMG RECEBE MOÇÃO PELO DESENVOLVIMENTO DE TESTE RÁPIDO PARA A DOENÇA DE CHAGAS


O projeto de pesquisa da Universidade Federal de São João Del-Rei (UFSJ), "Desenvolvimento de um teste rápido para o Diagnóstico da Doença de Chagas", coordenado pelo professor do Programa de Pós-graduação em Biotecnologia (PPGBIOTEC), Alexsandro Sobreira Galdino em colaboração com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) recebeu uma moção congratulatória do Estado de Minas Gerais.

A audiência realizada no dia 26 de junho teve como finalidade debater a relevância do desenvolvimento do teste rápido nacional para a detecção da Doença de Chagas, realizado em colaboração pelas universidades Federal de São João del-Rei (UFSJ) e a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). A entrega dos diplomas referentes aos votos de congratulações aos pesquisadores responsáveis pelo desenvolvimento do referido teste, foi feita pela deputada estadual de Minas Gerais e egressa da UFSJ, Lohanna França.

A cerimônia contou com a presença do Pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação da UFSJ, André de Oliveira Baldoni, do Secretário de Turismo da cidade de Oliveira (MG), Sandro Lara, do Subsecretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de Minas Gerais, Lucas de Faria Rosa Soares e da diretora de Inovação da FAPEMIG, Marina Brandão.

Para o pró-reitor, Baldoni: "este projeto é um caso de sucesso que articula: ciência de excelência, política pública, inovação e impacto social. E mais: abre caminho para o desenvolvimento de novos produtos e soluções, em outras áreas da saúde e da ciência, com base em um modelo colaborativo e orientado às necessidades reais da população."

De acordo com o professor Galdino, “a Doença de Chagas continua sendo uma doença negligenciada e muitas pessoas ainda padecem por falta de testagem. A maioria dos kits disponíveis são importantes e faltam iniciativas nacionais. O grupo de pesquisa desenvolveu um teste com elevada sensibilidade diagnóstica e agora pretende que esse teste chegue à população, principalmente, aquelas mais vulneráveis.”

Na UFSJ fazem parte dessa pesquisa as professoras do Programa de Pós Graduação Multicêntrico em Bioquímica e Biologia Molecular (PMBQBM) Mariana Campos da Paz, Ana Alice Maia Gonçalves e Juliana Martins Machado (PPGBIOTEC); e os alunos Carlos Ananias Aparecido Resende, Isadora Braga Gandra, Ana Clara Maia Gontijo e Mariana Ferraz Chaves Francisco.

Os colaboradores da UFMG são os professores Manoel Otávio da Costa Rocha, Eduardo Antônio Ferraz Coelho, Ana Thereza Chaves Lages, Rodolfo Cordeiro Giunchetti, Isabela Amorim Gonçalves Pereira e Grasiele de Sousa Vieira Tavares. O projeto teve o apoio da Fapemig, CNPq, CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior e FINEP.

Confira como foi a sessão solene. Clique aqui para assistir à íntegra.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OPERAÇÃO CUMPRE MANDADOS JUDICIAIS EM VIRTUDE DA RETIRADA FORÇADA DE PESSOAS EM SITUAÇÃO DE RUA EM POUSO ALEGRE

A ação cumpriu ordem judicial de busca e apreensão em 10 endereços na cidade. Conforme apurado, os investigados retiravam essas pessoas da rua, muitas vezes, mediante uso de arma de fogo, ameaças de morte e violência física O Ministério Público de Minas Gerais e a Polícia Civil realizaram na manhã desta quarta-feira, 2 de julho, a operação "Invisíveis", que investiga a prática reiterada de crimes relacionados a um processo de "limpeza social" da população em situação de rua, por parte de agentes públicos, em Pouso Alegre, no Sul do estado. A ação cumpriu ordem judicial de busca e apreensão em 10 endereços na cidade. Os crimes teriam ocorrido, ao longo de 2024, pelo menos, entre os meses de junho e setembro. São investigados agentes públicos municipais, um agente público estadual, além de particulares que, conforme apurado, promoviam a retirada forçada de pessoas das ruas do centro de Pouso Alegre, muitas vezes, mediante uso de arma de fogo, ameaças de morte e violên...

PREFEITA, SECRETÁRIO DE ESTADO E DEPUTADO ANUNCIAM IMPORTANTES CONQUISTAS

A prefeita Jussara Menicucci, o deputado estadual Cássio Soares e o secretário estadual de Saúde, Fábio Baccheretti, participaram das tratativas que viabilizaram importantes investimentos para o município de Lavras, que reforçam o compromisso com a saúde pública. Entre as conquistas está a liberação de recursos para a implantação de cinco novos leitos de UTI Pediátrica na Santa Casa de Misericórdia, ampliando a capacidade do Sistema Único de Saúde (SUS) no atendimento intensivo às crianças do município. Outro passo fundamental é a busca pelo  credenciamento da Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (UNACON) em Lavras, que possibilitará a realização de tratamento oncológico completo no município, garantindo mais comodidade e qualidade de vida aos pacientes e suas famílias. Além disso, foram conquistados recursos para equipar a UPA Zona Norte, ampliando a estrutura e qualificando o atendimento de urgência e emergência prestado à população lavrense.

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.