Pular para o conteúdo principal

PROJETO HORTA URBANA TRANSFORMA ESPAÇOS PÚBLICOS E ESCOLARES EM VARGINHA


A Prefeitura de Formiga, por meio do Banco Municipal de Alimentos (BMA), vem ampliando os impactos positivos do Projeto Horta Urbana, uma ação voltada à promoção da sustentabilidade, educação ambiental e cidadania ativa.

A iniciativa consiste na implantação de hortas em escolas, instituições sociais e espaços públicos do município. Somente no primeiro semestre de 2025, foram implantadas 16 hortas, beneficiando escolas municipais e estaduais, centros de educação infantil, CAPS, CRAS 1, comunidades terapêuticas e a Fazenda Laboratório do Centro Universitário de Formiga (UNIFOR-MG).

O projeto conta com a coordenação dos servidores municipais Adriana Oliveira e Ronny Ferreira, apoio da Emater-MG e parcerias com o UNIFOR-MG, Carmeuse Brasil, Sicredi Sul Minas, Germinar Mudas e Secretaria Municipal de Educação. A equipe é composta também por estagiários supervisionados por professores da instituição parceira.

Mais do que produzir alimentos, o projeto estimula a participação comunitária, promovendo práticas sustentáveis, segurança alimentar e fortalecimento de vínculos entre os envolvidos. Após a implantação, a manutenção das hortas é compartilhada com a comunidade local, garantindo continuidade e engajamento.

A ação se consolida como referência regional em desenvolvimento comunitário e educação ambiental, evidenciando os bons resultados das parcerias entre poder público, instituições de ensino e sociedade civil.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAXAMBU VAI SE TRANSFORMAR NA CIDADE DE CORAIS COM O CANTA BRASIL 2025

Aberto ao público, evento vai reunir 18 grupos de diferentes cidades com apresentações no Hotel Glória Caxambu e em vários locais da cidade do Sul de Minas Entre os dias 14 e 17 de agosto, a Caxambu, localizada no Circuito das Águas, será palco do Canta Brasil 2025, um dos maiores festivais de corais do país. O evento musical vai reunir 18 grupos de diferentes cidades da Bahia, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. O Canta Brasil 2025 homenageia este ano o saudoso maestro José Henrique Martins (Zeca), idealizador do evento, e o Maestro José Valoni Féo pelos 50 anos de vida artística e dedicação ao canto coral, regente do coral da Associação Bosque Marapendi, do Rio de Janeiro. A cerimônia de abertura será no dia 14 de agosto, às 19 horas, no Hotel Glória Caxambu, e o encerramento no domingo, dia 17, às 8h30, no Parque das Águas. Durante quatro dias, corais vão mostrar um repertório variado e bastante atrativo. A programação prevê diversas apresentações nos dia...

CRESCIMENTO ORDENADO

São célebres e recorrentes exemplos de cidades que, ao experimentar ciclos duradouros de crescimento, deixaram de lado o planejamento urbano e viram parte dos avanços conquistados se converter em degradação.    Para fugir desse indesejável efeito colateral do desenvolvimento, Pouso Alegre, no Sul de Minas, se dedica à modernização das leis que regimentam o uso, a ocupação do solo e a disposição urbana em todas as suas dimensões. Não se trata de uma discussão trivial. Até o final de 2013, ao menos quatro projetos de leis foram elaborados pelo Executivo e aprovados pela Câmara de Vereadores com a missão de estabelecer as regras fundamentais sobre as quais será baseada a expansão urbana da cidade pelas próximas décadas, quando sua população pode triplicar, se aproximando de 500 mil habitantes. O conjunto de leis moderniza e complementa o Plano Diretor Municipal, estabelecendo critérios a serem observados na construção e disposição de imóveis, conforme sua localização e fi...

NOTA À IMPRENSA

A Cemig informa que os desligamentos de curta duração (piques de energia) percebidos em Ribeirão Vermelho e em alguns bairros de Lavras na noite desta terça-feira (22), foram decorrentes de manobras operativas para remanejamento temporário de cargas entre circuitos, devido a uma intervenção emergencial na rede de energia que abastece parte da cidade. Os piques de energia também aconteceram após a conclusão dos serviços, durante as manobras para retornar o sistema elétrico à sua configuração original. A companhia esclarece que, embora os piques de energia causem incômodo, foram imprescindíveis para evitar uma interrupção do fornecimento de energia de maior duração, que traria mais prejuízos à população. A Cemig destaca que estão previstos investimentos na modernização da subestação de energia instalada na cidade de Lavras. As obras, que serão iniciadas na próxima semana, trarão ganhos significativos à melhoria do sistema elétrico na região.