Pular para o conteúdo principal

DME FINALIZA PROJETO DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA EM POÇOS BENEFICIANDO MAIS DE 100 INSTITUIÇÕES PÚBLICAS E SOCIAIS


A DME Distribuição concluiu um amplo projeto de eficiência energética em Poços de Caldas, promovendo sustentabilidade, economia e modernização em diversos equipamentos públicos e entidades sociais do município. A iniciativa contemplou mais de 100 unidades, abrangendo áreas essenciais como assistência social, educação, saúde, segurança pública e esportes.

Entre os beneficiados, destacam-se dois asilos — Vinha do Senhor e Vila Vicentina — e duas casas de apoio, Casa do Caminho e AMAS/CIADI, instituições que prestam serviços fundamentais à população em situação de vulnerabilidade. O setor educacional foi amplamente contemplado, com 36 unidades de Centros de Educação Infantil (CEIs) e 17 escolas da rede pública municipal, recebendo melhorias voltadas à eficiência energética, como a troca de iluminação por LED e modernização de sistemas elétricos.

Já na área da saúde, foram 25 unidades beneficiadas, entre PSFs, UBSs, UPA, Policlínica, além da tradicional Santa Casa de Poços de Caldas, promovendo melhor infraestrutura e economia de recursos públicos. A segurança pública foi igualmente contemplada com a inclusão de dois batalhões da Polícia Militar — 18ª Companhia da Polícia Militar e 18ª Companhia MAMB-RV — no projeto.

O incentivo à prática esportiva e ao uso de espaços públicos foi outro destaque do programa, sendo revitalizados 21 locais de práticas esportivas, entre quadras, ginásios e campos de futebol, com ênfase para o Estádio Bandolão e as quadras do Parque Municipal Antônio Molinari, proporcionando mais conforto e segurança à população usuária.

Ao todo, foram substituídas mais de 4.500 lâmpadas ineficientes por lâmpadas/ refletores LED com Selo Procel de Economia de Energia, além da substituição de 31 refrigeradores e 12 aparelhos de ar-condicionado. Todos os equipamentos ineficientes receberam destinação final adequada, conforme prevê a legislação vigente do Programa de Eficiência Energética (PROPEE) da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), respeitando critérios ambientais e normas técnicas.

“Com essas ações, o município e as instituições beneficiadas passaram a contar com ambientes mais eficientes, sustentáveis e econômicos, reduzindo significativamente o consumo de energia elétrica e os custos operacionais. Um avanço importante na direção de uma cidade mais inteligente e comprometida com o uso consciente dos recursos”, explica Anderson Muniz, Coordenador de P&D e PEE na DMED.

O desenvolvimento e a execução do projeto ocorreram ao longo dos anos 2023 e 2024, com um investimento total de mais de R$ 2.300.000,00 (dois milhões e trezentos mil reais), custeado pela DME Distribuição, por meio do Programa de Eficiência Energética regulado pela ANEEL.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTA À IMPRENSA

A Cemig informa que os desligamentos de curta duração (piques de energia) percebidos em Ribeirão Vermelho e em alguns bairros de Lavras na noite desta terça-feira (22), foram decorrentes de manobras operativas para remanejamento temporário de cargas entre circuitos, devido a uma intervenção emergencial na rede de energia que abastece parte da cidade. Os piques de energia também aconteceram após a conclusão dos serviços, durante as manobras para retornar o sistema elétrico à sua configuração original. A companhia esclarece que, embora os piques de energia causem incômodo, foram imprescindíveis para evitar uma interrupção do fornecimento de energia de maior duração, que traria mais prejuízos à população. A Cemig destaca que estão previstos investimentos na modernização da subestação de energia instalada na cidade de Lavras. As obras, que serão iniciadas na próxima semana, trarão ganhos significativos à melhoria do sistema elétrico na região.

CCJ REJEITA PEC QUE EXIGE AUTORIZAÇÃO PARA AÇÃO PENAL CONTRA PARLAMENTARES

O relator, Alessandro Vieira, apresentou relatório contrário à proposta e foi seguido pelos senadores Senador Alessandro Vieira   A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) rejeitou nesta quarta-feira (24) a proposta de emenda à Constituição que exige autorização prévia da Câmara dos Deputados ou do Senado para abertura de ação penal contra parlamentares (PEC 3/2021). Os senadores aprovaram por unanimidade o parecer do senador Alessandro Vieira (MDB-SE) contrário à matéria. A decisão final caberá ao Plenário do Senado. A proposição altera a Constituição para, essencialmente, determinar que os membros do Congresso Nacional não poderão ser processados criminalmente sem prévia licença de sua Casa (Câmara ou Senado). Além disso, o texto estabelece que a deliberação sobre essa licença se daria por voto secreto da maioria absoluta dos membros da Casa respectiva, devendo ocorrer em até 90 dias do recebimento da ordem do Supremo Tribunal Federal (STF). A PEC foi aprovada em 17 de setembro ...

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho