Pular para o conteúdo principal

DME FINALIZA PROJETO DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA EM POÇOS BENEFICIANDO MAIS DE 100 INSTITUIÇÕES PÚBLICAS E SOCIAIS


A DME Distribuição concluiu um amplo projeto de eficiência energética em Poços de Caldas, promovendo sustentabilidade, economia e modernização em diversos equipamentos públicos e entidades sociais do município. A iniciativa contemplou mais de 100 unidades, abrangendo áreas essenciais como assistência social, educação, saúde, segurança pública e esportes.

Entre os beneficiados, destacam-se dois asilos — Vinha do Senhor e Vila Vicentina — e duas casas de apoio, Casa do Caminho e AMAS/CIADI, instituições que prestam serviços fundamentais à população em situação de vulnerabilidade. O setor educacional foi amplamente contemplado, com 36 unidades de Centros de Educação Infantil (CEIs) e 17 escolas da rede pública municipal, recebendo melhorias voltadas à eficiência energética, como a troca de iluminação por LED e modernização de sistemas elétricos.

Já na área da saúde, foram 25 unidades beneficiadas, entre PSFs, UBSs, UPA, Policlínica, além da tradicional Santa Casa de Poços de Caldas, promovendo melhor infraestrutura e economia de recursos públicos. A segurança pública foi igualmente contemplada com a inclusão de dois batalhões da Polícia Militar — 18ª Companhia da Polícia Militar e 18ª Companhia MAMB-RV — no projeto.

O incentivo à prática esportiva e ao uso de espaços públicos foi outro destaque do programa, sendo revitalizados 21 locais de práticas esportivas, entre quadras, ginásios e campos de futebol, com ênfase para o Estádio Bandolão e as quadras do Parque Municipal Antônio Molinari, proporcionando mais conforto e segurança à população usuária.

Ao todo, foram substituídas mais de 4.500 lâmpadas ineficientes por lâmpadas/ refletores LED com Selo Procel de Economia de Energia, além da substituição de 31 refrigeradores e 12 aparelhos de ar-condicionado. Todos os equipamentos ineficientes receberam destinação final adequada, conforme prevê a legislação vigente do Programa de Eficiência Energética (PROPEE) da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), respeitando critérios ambientais e normas técnicas.

“Com essas ações, o município e as instituições beneficiadas passaram a contar com ambientes mais eficientes, sustentáveis e econômicos, reduzindo significativamente o consumo de energia elétrica e os custos operacionais. Um avanço importante na direção de uma cidade mais inteligente e comprometida com o uso consciente dos recursos”, explica Anderson Muniz, Coordenador de P&D e PEE na DMED.

O desenvolvimento e a execução do projeto ocorreram ao longo dos anos 2023 e 2024, com um investimento total de mais de R$ 2.300.000,00 (dois milhões e trezentos mil reais), custeado pela DME Distribuição, por meio do Programa de Eficiência Energética regulado pela ANEEL.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CRESCIMENTO ORDENADO

São célebres e recorrentes exemplos de cidades que, ao experimentar ciclos duradouros de crescimento, deixaram de lado o planejamento urbano e viram parte dos avanços conquistados se converter em degradação.    Para fugir desse indesejável efeito colateral do desenvolvimento, Pouso Alegre, no Sul de Minas, se dedica à modernização das leis que regimentam o uso, a ocupação do solo e a disposição urbana em todas as suas dimensões. Não se trata de uma discussão trivial. Até o final de 2013, ao menos quatro projetos de leis foram elaborados pelo Executivo e aprovados pela Câmara de Vereadores com a missão de estabelecer as regras fundamentais sobre as quais será baseada a expansão urbana da cidade pelas próximas décadas, quando sua população pode triplicar, se aproximando de 500 mil habitantes. O conjunto de leis moderniza e complementa o Plano Diretor Municipal, estabelecendo critérios a serem observados na construção e disposição de imóveis, conforme sua localização e fi...

BOLSONARO PERDEU!

Na disputa mais acirrada desde a redemocratizão do país, os brasileiros foram às urnas para o 2° turno das eleições de 2022 escolher o novo presidente da República, vice-presidente, além de alguns estados o governador e vice-governador e, também alguns municípios, o novo prefeito e vice-prefeito. Apurados os votos, o Capitão perdeu! Jair Messias Bolsonaro é o primeiro presidente do Brasil a não ser reeleito, desde ela que foi instituída no país. Luiz Inácio Lula da Silva, vai para o terceiro mandando como presidente da República, tendo como vice-presidente o ex-governador de São Paulo por quatro mandatos e ex-prefeito de Pindamonhangaba, Geraldo Alckmin. Romeu Zema, que foi reeleito governador de Minas no 1º turno com ampla votação, muitos destes votos de eleitores de Lula, assumiu a coordenação da campanha de Jair Bolsonaro em Minas neste 2° turno. Segundo maior colégio eleitoral do país, Minas é o Estado-chave em toda eleição presidencial. E foi Minas, sob Governo Zema, que impôs a d...

ELEIÇÕES NA UFLA

A Comunidade Universitária trouxe a tona essa semana dois nomes fortes para a “Reconstrução” da Universidade Federal de Lavras (Ufla). Eles têm no currículo páginas dedicadas ao trabalho realizado na universidade, trabalho este que marcou duas gestões como sendo históricas. Encabeça a chapa o Professor José Roberto Soares Scolforo, tendo como vice o Professor Jackson Antônio Barbosa. Ambos com o nome já grafado na história desta instituição centenária, pelo trabalho prestado não só na área didática como também no campo administrativo, onde Scolforo atuou por dois mandatos como Reitor e Jackson como Prefeito do Campus (cargo este transformado em Pró-reitor de Infraestrutura e Logística). Quem acompanha a Ufla nos últimos 12 anos, é testemunha que o período entre 2012 e abril de 2020 foi de uma transformação fantástica na universidade.  Scolforo usou sua capacidade administrativa para colocar a universidade entre as primeiras do ranking nacional. Projetou também o nome da Ufla intern...