Pular para o conteúdo principal

DME FINALIZA PROJETO DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA EM POÇOS BENEFICIANDO MAIS DE 100 INSTITUIÇÕES PÚBLICAS E SOCIAIS


A DME Distribuição concluiu um amplo projeto de eficiência energética em Poços de Caldas, promovendo sustentabilidade, economia e modernização em diversos equipamentos públicos e entidades sociais do município. A iniciativa contemplou mais de 100 unidades, abrangendo áreas essenciais como assistência social, educação, saúde, segurança pública e esportes.

Entre os beneficiados, destacam-se dois asilos — Vinha do Senhor e Vila Vicentina — e duas casas de apoio, Casa do Caminho e AMAS/CIADI, instituições que prestam serviços fundamentais à população em situação de vulnerabilidade. O setor educacional foi amplamente contemplado, com 36 unidades de Centros de Educação Infantil (CEIs) e 17 escolas da rede pública municipal, recebendo melhorias voltadas à eficiência energética, como a troca de iluminação por LED e modernização de sistemas elétricos.

Já na área da saúde, foram 25 unidades beneficiadas, entre PSFs, UBSs, UPA, Policlínica, além da tradicional Santa Casa de Poços de Caldas, promovendo melhor infraestrutura e economia de recursos públicos. A segurança pública foi igualmente contemplada com a inclusão de dois batalhões da Polícia Militar — 18ª Companhia da Polícia Militar e 18ª Companhia MAMB-RV — no projeto.

O incentivo à prática esportiva e ao uso de espaços públicos foi outro destaque do programa, sendo revitalizados 21 locais de práticas esportivas, entre quadras, ginásios e campos de futebol, com ênfase para o Estádio Bandolão e as quadras do Parque Municipal Antônio Molinari, proporcionando mais conforto e segurança à população usuária.

Ao todo, foram substituídas mais de 4.500 lâmpadas ineficientes por lâmpadas/ refletores LED com Selo Procel de Economia de Energia, além da substituição de 31 refrigeradores e 12 aparelhos de ar-condicionado. Todos os equipamentos ineficientes receberam destinação final adequada, conforme prevê a legislação vigente do Programa de Eficiência Energética (PROPEE) da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), respeitando critérios ambientais e normas técnicas.

“Com essas ações, o município e as instituições beneficiadas passaram a contar com ambientes mais eficientes, sustentáveis e econômicos, reduzindo significativamente o consumo de energia elétrica e os custos operacionais. Um avanço importante na direção de uma cidade mais inteligente e comprometida com o uso consciente dos recursos”, explica Anderson Muniz, Coordenador de P&D e PEE na DMED.

O desenvolvimento e a execução do projeto ocorreram ao longo dos anos 2023 e 2024, com um investimento total de mais de R$ 2.300.000,00 (dois milhões e trezentos mil reais), custeado pela DME Distribuição, por meio do Programa de Eficiência Energética regulado pela ANEEL.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SAIBA COMO ESCOLHER OS TIPOS DE FOGOS DE ARTIFÍCIO

Produtos podem ser utilizados em diferentes ocasiões e por qualquer pessoa, e há também opções para o público infantil Eles têm várias cores, formatos e não podem faltar em comemorações e grandes eventos. Os fogos de artifício encantam por sua beleza e, quando utilizados conforme as orientações na embalagem, não oferecem perigo para quem os manuseia ou para o público que prestigia o show pirotécnico.  Diante disso, é preciso saber escolher adequadamente o tipo de fogo de artifício que será utilizado e o local indicado. O vice-presidente do Sindicato das Indústrias de Explosivos no Estado de Minas Gerais (Sindiemg), Magnaldo Filho, explica que os fogos de artifício são divididos em quatro classes, que se diferem, basicamente, pelo tipo de artefato e a quantidade de massa pirotécnica contida em cada um.  “Os produtos da classe A tem venda livre e são os fogos mais simples, com pouco ou sem estampido, e que produzem efeitos visuais. Esse tipo é indicado para q...

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho