Nos dias 28 e 29 de agosto de 2025, a cidade de Alfenas recebeu uma visita técnica que marca um passo histórico para o reconhecimento e fortalecimento das Comunidades de Matrizes Africanas no município. A ação que iniciou-se ainda no mês passado, por meio do mapeamento de territórios de Cultura de Matrizes Africanas, contou na última semana com a presença de Clever Alves Machado, presidente da Comissão Estadual para o Desenvolvimento Sustentável dos Povos e Comunidades Tradicionais de Minas Gerais (CEPCT-MG), em parceria com Camila Lelis, coordenadora de Políticas Públicas de Promoção da Igualdade Racial, Rogério Barbosa Miquelino, chefe de Culturas Populares da Secretaria Municipal de Cultura de Alfenas, e Isabelle Medeiros de Freitas, da Coordenação de Políticas Públicas Culturais do Município.
Durante os dois dias de trabalho, nove templos de Matrizes Africanas abriram suas portas para receber a equipe técnica, dando início ao processo de certificação dessas comunidades como Povos e Comunidades Tradicionais, conforme diretrizes estaduais e nacionais. Trata-se de um marco essencial para garantir direitos específicos, ampliar o acesso a políticas públicas e reforçar a preservação das práticas culturais de matriz africana.
A escuta das lideranças, o mapeamento das realidades locais e as orientações para a certificação reforçam o compromisso institucional de Alfenas com a valorização da diversidade, o enfrentamento ao racismo religioso e a promoção da democracia cultural.
Essa iniciativa representa não apenas um avanço administrativo, mas sobretudo um gesto de reconhecimento aos povos tradicionais, que têm papel fundamental na preservação da ancestralidade e na construção de uma identidade cultural plural e inclusiva para o município.
Comentários