MONITORAMENTO EM POUSO ALEGRE CONTRIBUI NA PRISÃO DE SUSPEITOS DE TENTATIVO DE HOMICÍDIO EM SÃO PAULO
A Prefeitura de Pouso Alegre, por meio da Superintendência de Defesa Civil e Social, destaca a relevância do sistema de monitoramento municipal como instrumento estratégico de apoio às forças de segurança. Instalado pelo Centro Integrado de Defesa Social (CIDS), o sistema conta com câmeras de alta tecnologia, leitura de placas e acompanhamento em tempo real, permitindo que informações sejam disponibilizadas de forma imediata para subsidiar ações policiais. Mais uma vez, o monitoramento foi decisivo para a resolução de crimes no município.
A ocorrência
Neste sábado (13), a Polícia Militar atendeu uma ocorrência de tentativa de homicídio no bairro São Geraldo. Um homem de 20 anos deu entrada no Hospital Regional com ferimento causado por disparo de arma de fogo. Segundo relato da vítima, o crime ocorreu na Rua Alício Pereira, quando ocupantes de um GM Celta prata efetuaram diversos disparos contra um grupo de jovens. O alvo seria um homem de 18 anos, em razão de um desentendimento anterior.
Paralelamente, a PM recebeu denúncia anônima de que este mesmo jovem de 18 anos estaria armado e planejando represália. Ao perceber a aproximação da viatura, ele tentou fugir e dispensou um revólver calibre .38, que foi apreendido com quatro munições intactas. O suspeito confessou que usaria a arma para se defender e foi preso em flagrante por porte ilegal.
Ação conjunta e prisões
Enquanto isso, o sistema de monitoramento da Prefeitura foi utilizado diretamente pela Polícia Militar, que tem acesso garantido pelo termo de cooperação técnica firmado pelo município. Com o suporte do monitoramento de placas, foi possível acompanhar em tempo real o trajeto de um VW Golf preto, veículo utilizado na fuga dos atiradores.
As informações fornecidas pelo sistema permitiram que a Polícia Militar de Minas Gerais, em atuação conjunta com a Polícia Militar de São Paulo, interceptasse o automóvel em Taubaté/SP, resultando na prisão de dois homens, de 21 e 24 anos, apontados como autores da tentativa de homicídio.
Ao todo, a operação terminou com três prisões: dois homens detidos pela tentativa de homicídio e um preso por porte ilegal de arma de fogo.
Integração pela cooperação técnica
O fornecimento das imagens e informações ocorre no âmbito do sistema de cooperação técnica entre a Prefeitura e os órgãos de segurança pública, fortalecendo a integração institucional e ampliando a capacidade de resposta diante de situações de risco.
Comentários