Pular para o conteúdo principal

UFLA E JUSTIÇA FEDERAL FIRMAM PROTOCOLO PARA CONSTRUÇÃO DA NOVA SEDE DA SUBSEÇÃO JUDICIÁRIA DE LAVRAS


A Universidade Federal de Lavras (UFLA) e o Tribunal Regional Federal de 6ª Região (TRF6), assinaram nesta quinta-feira (26/9), na Reitoria da Universidade, um protocolo de intenções que marca um passo importante para a instalação da nova sede da Subseção Judiciária de Lavras, vinculada ao TRF6.

O docucento abre caminho para a formalização de um acordo de cooperação técnica detalhado, que garantirá as condições jurídicas e administrativas necessárias para a elaboração de projetos técnicos indispensáveis à construção da sede, incluindo projetos arquitetônicos, estruturais, elétricos, hidrossanitários e de climatização, todos em conformidade com as normas do Conselho da Justiça Federal e alinhados às melhores práticas de sustentabilidade e eficiência energética.


O protocolo teve a assinatura do reitor da UFLA, professor José Roberto Soares Scolforo, do presidente do Tribunal Regional Federal da 6ª Região, Vallisney Oliveira, e do juiz federal diretor do Foro da Seção Judiciária de Minas Gerais, José Carlos Machado Júnior.

Gestão pública e sustentabilidade
Ao assumir a responsabilidade pela elaboração dos projetos, a UFLA reafirma sua excelência na área de gestão pública, colocando sua expertise técnica e acadêmica a serviço da sociedade. A iniciativa também fortalece o papel da instituição como referência em soluções sustentáveis, já que os projetos contemplarão alternativas como o uso de energia fotovoltaica, a captação e reutilização de água e outras medidas de eficiência energética.

A futura sede deverá ser construída em terreno urbano de quatro mil metros quadrados, a ser disponibilizado pelo Município de Lavras, em área urbanizada e de fácil acesso, garantindo melhores condições de trabalho aos servidores e maior comodidade à população atendida pela Justiça Federal

Parceria institucional
O presidente do Tribunal Regional Federal da 6ª Região, desembargador Vallisney Oliveira, ressaltou a relevância da iniciativa. “É um momento histórico muito importante para a Justiça Federal. Esta parceria com a Universidade Federal de Lavras nos oferece apoio técnico fundamental para viabilizar a construção da sede da Subseção Judiciária em Lavras, em terreno doado pela Prefeitura. Após 20 anos de funcionamento da vara federal na cidade, teremos a oportunidade de consolidar, nos próximos anos, um espaço próprio, com o suporte técnico, científico e prático da UFLA”, afirmou.

O reitor, professor Scolforo, destacou que é função da Universidade apoiar iniciativas que impactam diretamente à sociedade. A parceria entre a equipe do TRF6 e a da Pró-Reitoria de Infraestrutura e Logística da UFLA permitirá a elaboração do projeto arquitetônico e técnico da futura sede, que oferecerá uma estrutura mais adequada para o atendimento à sociedade de Lavras e de municípios vizinhos. É uma satisfação para a Universidade colocar sua expertise a serviço desse propósito coletivo”, afirmou.

Representatividade
A solenidade de assinatura contou com a presença do vice-reitor da UFLA, professor Jackson Barbosa; da pró-reitora de Infraestrutura e Logística, Eliziane Denize de Castro Penha; e do coordenador de Convênios Acadêmicos, João Antônio da Cruz Pedrozo. Também estiveram presentes o juiz federal José Carlos Machado Júnior, diretor do Foro da Seção Judiciária de Minas Gerais; o juiz federal Ronaldo Santos de Oliveira, coordenador das Turmas Recursais; o juiz federal Pedro Maradei Neto, diretor da Subseção Judiciária de Lavras; e Thiago da Costa Ferreira, diretor da Secretaria da Subseção Judiciária em Lavras.

*Da assessoria da UFLA

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BOLSONARO CONDENADO

Nesta quinta-feira (11), a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal decidiu, por maioria, condenar os oito réus do Núcleo 1 da ação penal 2668, a trama golpista. A AP 2668 tem como réus os oito integrantes do Núcleo 1 da tentativa de golpe, ou “Núcleo Crucial”, segundo a Procuradoria-Geral da República (PGR): o deputado federal Alexandre Ramagem, ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin); o almirante Almir Garnier, ex-comandante da Marinha; Anderson Torres, ex-ministro da Justiça e ex-secretário de Segurança Pública do DF; o general Augusto Heleno, ex-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI); o tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro (réu-colaborador); o ex-presidente da República Jair Bolsonaro; o general Paulo Sérgio Nogueira, ex-ministro da Defesa; e o general da reserva Walter Braga Netto, ex-ministro da Casa Civil e da Defesa. A acusação envolveu os crimes de tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de E...

O CASO FUNDECC

Comparando as falas do Reitor com o Relatório elaborado pelo Adriano Higino O reitor da Universidade Federal de Lavras (UFLA) disse em uma reunião do Conselho Universitário (CUNI) que a Fundação para o Desenvolvimento Científico e Cultural (Fundecc) estava com graves problemas financeiros e que havia indícios de desvio de recursos públicos nos projetos geridos pela fundação. Quem assistiu a fala do Reitor no Conselho Universitário entendeu que a FUNDECC estava com os dias contados e que, em breve, vários professores da universidade teriam que explicar esses indícios de irregularidades para as autoridades. Pois bem, ao que parece, o Reitor, por algum motivo, desistiu de apurar as “supostas irregularidades” na FUNDECC, ou, pelo menos, de compartilhar essa apuração com o CUNI, que é o órgão deliberativo máximo da instituição. Também, ao que parece, o Reitor transmitiu informações incorretas ao explicar a situação financeira da FUNDECC. Pelo menos é isso que consta no relatório escrito pel...

ANTT EM PERDÕES

O prefeito Teco, o vice Totonho, o presidente da Câmara Jhonny e os vereadores Luizinho e Wagão, receberam ontem os técnicos da Agência Nacional de Transportes Terrestre (ANTT), Allan Milagres e Carlos Alvisi para discutir "in loco" às modificações nos acessos em áreas prioritárias de Perdões.