A Copasa informa que vem registrando intermitências no abastecimento em algumas regiões do município de Lavras, principalmente nas partes mais altas da cidade. Apesar dos intensos esforços empenhados nos últimos meses, a redução na vazão dos mananciais afetou a produção de água.
Ao longo do ano a Copasa implantou um pacote de ações visando o enfrentamento do período de seca, como perfuração de 5 poços, 2 novas captações superficiais emergenciais e 2 interligações emergenciais na nova adutora. Esse conjunto de melhorias permitiu um incremento de 72 litros por segundo (l/s) de água ao sistema de abastecimento de Lavras, o que representa 26% da vazão normal de produção. Inclui-se nessa produção a obra da nova adutora de água bruta do Rio Grande.
Mesmo com esse importante acréscimo de produção de água, a estiagem mais severa deste ano está causando oscilações no abastecimento. No entanto, as melhorias permitiram que chegássemos ao mês de outubro sem o Plano de Racionamento implantado em Lavras em setembro de 2024.
Cabe esclarecer que a Copasa, até este momento, não está operando em regime de racionamento. Caso essa medida seja necessária, a Companhia se compromete a comunicar previamente as autoridades municipais e população com o máximo de transparência.
Atualmente, para manter o sistema em funcionamento até a chegada das chuvas, a Copasa vem realizando manobras para manter o equilíbrio do sistema. Também estão sendo disponibilizados caminhões-pipa para atendimentos prioritários, como hospitais, escolas, etc.
Por fim, a Copasa aproveita para reforçar que o uso consciente da água é importante em qualquer estação do ano e, mais ainda, quando ocorrem ondas de calor intenso e longos períodos de estiagem.
Comentários