Pular para o conteúdo principal

EPAMIG CONQUISTA NOVO CONCURSO PÚBLICO

Serão disponibilizadas 257 vagas para reforçar as áreas técnicas e administrativas da empresa

O Governo de Minas anunciou, nesta segunda-feira (13/10), a autorização para realização de um novo concurso público da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (EPAMIG). A decisão foi aprovada pelo Comitê de Orçamento e Finanças (Cofin).

Ao todo, serão ofertadas 257 vagas, distribuídas entre cargos de níveis médio e superior, com o objetivo de fortalecer os quadros técnicos e administrativos da Empresa.

A diretoria executiva da EPAMIG, composta por Nilda Soares, diretora-presidente; Leonardo Kalil, diretor de Administração e Finanças; e Trazilbo de Paula, diretor de Pesquisa e Inovação, celebra a conquista, considerada uma das principais metas da atual gestão, iniciada em 2019.

“Estamos há 20 anos sem a realização de um concurso na EPAMIG, por isso sempre foi um grande objetivo lutar pela renovação do quadro de profissionais. O concurso irá atender diversas funções fundamentais para o fortalecimento da pesquisa, garantindo que os resultados cheguem elevados ao produtor rural”, destaca Nilda Soares.

“Agradecemos o reconhecimento do Governo de Minas, junto da Secretaria de Agricultura, que segue valorizando a pesquisa como um fator essencial para o desenvolvimento do estado”, acrescenta.

Para Trazilbo de Paula, a notícia chega em um momento estratégico, no qual a EPAMIG tem definido seus objetivos para os próximos anos, a partir da elaboração do novo Plano Diretor.

“Estamos animados com a possibilidade de expandir a atuação da EPAMIG, tanto em alcance regional quanto em novas frentes e temas de pesquisa. Os próximos passos envolvem a definição das áreas prioritárias para o concurso, conforme as demandas identificadas no planejamento estratégico”, pontua.

“A partir de agora, vamos concentrar nossos esforços nas etapas que antecedem a realização do concurso, para que, no próximo ano, possamos ter o edital estruturado e a divulgação das vagas previstas”, comenta Leonardo Kalil.

O secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais, Thales Fernandes, destacou o mérito da conquista diante da relevância do trabalho desempenhado pela EPAMIG.

“A conquista é merecida e fundamental para garantir o fortalecimento do quadro de servidores, especialmente em um momento em que há recursos significativos destinados às atividades de pesquisa da instituição”.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

LAVRENSE INTEGRA LISTA FORBES "MULHERES DA GERAÇÃO Z QUE ESTÃO MUDANDO O AGRO"

Reconhecimento: Em 2025, foi destaque na lista Forbes Agro "Mulheres da Geração Z Que Estão Mudando o Agro", que reconhece talentos jovens e promissores no agronegócio brasileiro Todo 15 de outubro, uma lista de mulheres é destacada pela Forbes nesse dia, como forma de homenagear o espaço conquistado de representação do universo feminino em movimento. Sim, porque elas arrastam outras mulheres. Em 2022, foi a vez da Lista Forbes “50 Grupos de Mulheres do Agro Brasil”; em 2023 veio a Lista Forbes “As 100 Mulheres Doutoras do Agro”, e no ano passado a Lista Forbes “As 50 Mulheres que Levam o Agro do Brasil para o Mundo”. Neste ano de 2025, a Lista Forbes “Mulheres da Geração Z Que Estão Mudando o Agro”, também conhecidas como “ Gen Z ” ou “ Zoomers ”, mostra os talentos femininos nascidos no início dos anos 1990 – com uma linha de corte até os anos 2010/2012 – ou seja mulheres na faixa dos 30 anos. E uma lavrense figura, com merecimento, nesta seleta lista: Nathalia Campos Vilel...

DECOLONIZAR A FILOSOFIA

Sinopse: "Política de Descontinuidade: Ética e Subversão" é uma obra provocativa que mergulha nas complexidades éticas e políticas da sociedade contemporânea. Escrito com clareza e profundidade, o livro lança luz sobre as dinâmicas de poder que moldam nossas interações diárias, especialmente no que diz respeito ao reconhecimento e à marginalização dos corpos designados como dissidentes. Com o Prefácio de Adilson Moreira, a obra Políticas de descontinuidade: ética e subversão tem como propósito compreender a dinâmica das estruturas discriminatórias e seu apreço péla retroalimentação do poder. Deste modo, propor, por meio de uma ética da diferença, da solidariedade e antidiscriminatória, a corrosão desses sistemas de precarização e aniquilamento. O autor, Thiago Teixeira, explora como conceitos como racismo e ciseterobrutalidade reforçam uma hierarquia injusta entre os indivíduos, perpetuando fronteiras entre vida e morte e reforçando normas sociais que marginalizam e oprimem. ...

GRANA NO CAIXA

Entre julho e setembro deste ano de 2023, os municípios receberam um valor menor de Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Essa redução foi por conta da redução do ICMS dos combustíveis feita na gestão do ex-presidente Bolsonaro. Para compensar essas perdas que atingiram negativamente as receitas dos municípios brasileiros, o Governo Lula está repassando R$ 4 bilhões para os municípios brasileiros. Com isso, o município de Lavras acaba de receber mais de 1,9 milhões de reais para cobrir essas perdas e manter os recursos da prefeitura sem prejuízo.