Delegação da UFSJ e lideranças regionais se reúnem com ministros e autoridades federais para viabilizar a doação do Hospital Regional de Divinópolis à universidade
Uma comitiva formada por representantes da Universidade Federal de São João del-Rei, prefeitos da região Centro-Oeste de Minas e autoridades políticas participou, nesta quarta-feira, 29, de uma série de reuniões em Brasília para tratar da implantação do Hospital Universitário da UFSJ, em Divinópolis.A agenda incluiu encontros com os ministros Camilo Santana (Educação), Alexandre Silveira (Minas e Energia) e Fernando Haddad (Fazenda), além do presidente da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), Arthur Chioro.
A delegação contou com a presença do reitor da UFSJ, Marcelo Pereira de Andrade; da diretora do Campus Centro-Oeste Dona Lindu (CCO), professora Herica de Lima Santos; da secretária nacional de Finanças e Planejamento do PT, Gleide Andrade; e dos prefeitos Gleidson Azevedo (Divinópolis), Alexandro Donato (Igaratinga), Edilson de Souza (Iguatama), Diego Teixeira (Lagoa da Prata) e Ailton César (Piracema), entre outros representantes regionais.
As reuniões tiveram como foco garantir a doação do Hospital Regional de Divinópolis à UFSJ pelo Governo de Minas Gerais, conforme previsto no Acordo de Cooperação Técnica já firmado entre as partes.
Durante o encontro com o ministro Camilo Santana, o governador Romeu Zema afirmou que enviará à Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) o Projeto de Lei solicitando a aprovação da doação do hospital à Universidade. Já o ministro Alexandre Silveira se comprometeu a apoiar a melhoria da infraestrutura externa do local onde o hospital será instalado.
O Governo de Minas Gerais repassou R$ 85 milhões para compra de mobiliário e equipamentos, que já estão sendo adquiridos pela Ebserh. O futuro Hospital Universitário da UFSJ funcionará em Divinópolis, com atendimento 100% pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A unidade contará com 1.984 leitos e capacidade para atender a cerca de 1,3 milhão de pessoas em mais de 60 municípios do Centro-Oeste mineiro, tornando-se referência regional em assistência, ensino e pesquisa na área da saúde.
Segundo a diretora do CCO, professora Herica de Lima Santos, “as reuniões realizadas hoje em Brasília foram fundamentais para consolidar o compromisso institucional e político com a implantação do Hospital Universitário. A implementação do hospital representa um marco para a Universidade e para toda a região Centro-Oeste de Minas, pois integra ensino, pesquisa, extensão e assistência, fortalecendo a formação de profissionais da saúde e ampliando o acesso da população a um atendimento de qualidade.”
Para o reitor Marcelo Andrade, a ida a Brasília consolida o compromisso institucional com a implantação do hospital. “Estamos cumprindo o que foi estabelecido no Acordo de Cooperação Técnica e fortalecendo a rede de parcerias que tornará o hospital uma realidade. Aguardamos ansiosamente o envio do Projeto de Lei pelo governador Romeu Zema à Assembleia Legislativa. Só precisamos desse passo para avançar e beneficiar o povo de toda a região”, destacou o reitor.
*Da assessoria da UFSJ
Comentários